Emily em Paris | Governo da Ucrânia critica série por reforçar estereótipos do país

Uma das séries de maior sucesso da Netflix ganhou uma nova temporada! A comédia Emily em Paris“, estrelada por Lily Collins, retornou para o seu segundo ano no serviço de streaming, e com isso, os espectadores foram apresentados a diversos novos personagens que agitam o enredo dos novos capítulos. Uma dessas é a ucraniana Petra, personagem polêmica apresentada no 2° ano.

O lado mais despojado e inconsequente da personagem, entretanto, parece não ter agradado muito aos ucranianos que acompanham a produção. A repercussão no país foi tanta que o governista Oleksandr Tkachenko, atual Ministro da Cultura da Ucrânia, emitiu uma nota em seus canais onde critica a série e a personagem. Confira:

“Em ‘Emily em Paris’ nós temos uma caricatura de uma mulher ucraniana, o que é inaceitável. Por outro lado, também é ofensivo. Os ucranianos serão vistos dessa forma lá fora? Como quem rouba, quer ter tudo de graça, tem medo de deportação? Este não deveria ser o caso. Nós teremos que continuar lutando contra estereótipos. Porque nos anos 90 e 2000 os caras da Ucrânia foram retratados, em sua maioria, como gangsters, e isso mudou com o tempo.

O portal estadunidense The Wrap chegou a entrar em contato com a Netflix sobre os comentários feitos pelo governante, mas a gigante de mídia não respondeu as alegações a tempo. Assim que isso ocorrer, essa notícia será atualizada com a versão dos fatos como apresentados pelo streaming.

Essa não é, entretanto, a primeira vez que Emily em Paris” é acusada de reforçar estereótipos locais. A primeira temporada do título foi amplamente criticada após mostrar um lado caricato dos parisiensesretratando a cultura e os povos locais através de uma ótica notavelmente norte-americana.

E você, o que achou de Petra na 2ª temporada de Emily em Paris“? Compartilhe suas opiniões com a gente, e para mais informações sobre a série e todas as outras produções originais do streaming, fiquem ligados aqui no Sobre Sagas!

Fonte: The Wrap

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar