Engajamento no Instagram – Nossas melhores dicas

O engajamento dos seus seguidores só cai? Veja dicas para melhorar isso!

Todos nós sabemos que a rede social Instagram está presente em praticamente todos os smartphones atualmente. E quem trabalha com perfil profissional, seja no ramo de negócios, artista ou empresa, sabe que aumentar o seu público e melhorar o engajamento no Instagram é muito importante para o seu negócio.

Uma maneira de fazer isso é usar estratégias para melhorar o relacionamento das pessoas com o seu perfil. A seguir, explicamos por que isso é importante e damos dicas sobre como melhorar seu engajamento. Siga-nos.

Engajamento do Instagram – o que é isso?

melhorando o engajamento no Instagram
melhorando o engajamento no Instagram

Para ser direto, quanto mais pessoas se envolverem com suas postagens, maior será a probabilidade de seu conteúdo ser visto por seus seguidores. Sabemos que, por padrão, o Instagram não mostra todas as suas postagens para quem segue você.

Perfis de alto engajamento resultam em 30-40% de respostas, mas na média 15% é normal. Ou seja, se você tiver 1000 pessoas seguindo você, apenas 150 receberão suas publicações, com sorte ainda. O que realmente funciona ou não, o instagram nao abre pra ninguém, mas quanto mais pessoas assistirem seus vídeos e visualizarem suas fotos, mais provável que vejam seus produtos e, por exemplo, façam compras ou contratem seus serviços (quando falamos de perfis de empresas).

E como sabemos, quem não é visto não é lembrado. Aqui estão algumas dicas de como interagir com seu perfil e ser visto.

Dicas para melhorar engajamento do Instagram

Claro, sabemos que algumas dicas podem parecer simples e até antiquadas, mas o fato é que funcionam. Portanto, você deve ter cuidado e implementar tudo o que propomos:

Usar as hashtags é super importante

As hashtags são aquelas palavras chave com # na frente. Pouca gente sabe, mas elas são super importantes para que seu perfil alcance mais pessoas, uma vez que elas são usadas em pesquisas pelas pessoas.

É importante usar de 7 a 14 em seus artigos, mas não mais do que 20, para que não sejam considerados spam e seu perfil tenha problemas. Adicione hashtags que tenham o máximo possível a ver com seu perfil, sem querer abusar delas, ou colocar em tags que não têm nada a ver com isso.

Cuide bem do conteúdo a ser postado

Não faz sentido, nem da resultado, postar a mesma coisa para todo mundo só porque está na moda. Por exemplo, se postar sobre Outubro Rosa não está relacionado ao seu perfil, não fale apenas para obter uma carona. Faça conteúdo que converse com seu público.

Se escrevermos conteúdo de alta qualidade, podemos mostrar que nosso objetivo nas redes sociais não é apenas vender, e é claro que curtidas e comentários surgem.
Alguns exemplos interessantes de conteúdo a explorar:

  • Imagens com dicas de sua área profissional;
  • Frases de pessoas influentes em sua área;
  • Fotos divertidas que engajem com o publico da sua área;
  • Assunto que esteja em destaque na mídia dentro do seu campo de atuação;
  • Fotos com bastidores da empresa(ou artista se for o perfil);
  • Fotos dos seus seguidores que participam mais.

Não esqueça da localização

Se o conteúdo que você divulga é de uma empresa regional, por exemplo é imprescindível dar atenção para isso. Marcar o local ao postar foto e vídeo, assim como utilizar um sticker de local nos Stories, melhora bastante a visibilidade do seu conteúdo e gera identificação em sua cidade.

Já no caso dos posts no feed, toda vez que alguém clicar em alguma localização, o conteúdo pode vir a aparecer entre os listados daquele local e isso fará com que seu perfil apareça mais.

Tire sempre ótimas fotos!

Pode ser até meio óbvio falar isso, mas a maioria das pessoas esquece que o Instagram é uma rede social focada em compartilhar boas fotos. Dessa forma, quanto melhores e mais bonitas suas fotos e com mais visual de profissionais, maior será a possibilidade de que seus usuários compartilhem, espalhem e cliquem no botão de que gostaram, o que com certeza vai ajudar seu alcance a ir mais longe.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

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