Entendendo o final de “Ataque dos Cães”, mais novo filme da Netflix

O drama de faroeste Ataque dos Cães estreou na última terça-feira (01) na Netflix e vem intrigando parte do público por conta de seu final chocante, porém, não tão compreensível assim.

Cotado como uma das grandes apostas para o Oscar 2022, o filme estrelado por Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst Jesse Plemons beira o suspense, com atuação primorosas e tensas que podem perturbar o espectador em vários momentos.

Inspirado no livro de mesmo nome de 1967, escrito pelo autor Thomas Savage, a história impressiona pelos temas abordados, que vão desde masculinidade tóxica até questões de homofobia.

Apesar de ser um fato que esse não é o tipo de filme que conquista todo e qualquer público, é impossível negar a qualidade geral da obra. No entanto, também é inegável que o final dessa história pode ser um pouco confuso caso o espectador não tenha se mantido atento a todos os detalhes do longa.

Se esse foi o seu caso e, mesmo curtindo Ataque dos Cães, você não entendeu o que aconteceu no final, a gente esclarece tudo nos tópicos a seguir.

O que aconteceu no final?

Ataque dos cães final

Durante a maior parte de Ataque dos Cães acompanhamos a relação conturbada que Phill (Cumberbatch) escolhe ter com sua nova cunhada e o jovem filho dela.

Os desaforos direcionados à simples e desequilibrada Rose (Dunst) são tantos que a mulher acaba entrando em um ciclo alcoólico, visivelmente em um estado de ansiedade e depressão.

As coisas só ficam emocionalmente piores para a mulher quando o cunhado deixa os insultos a seu filho de lado, e passa a tratá-lo como uma espécie de pupilo. Desconfiada das intenções dele, Rose detesta com todas as forças a nova relação que está se estabelecendo entre Peter (Codi Smit McPhee) e Phill, afinal, ela acredita que o cowboy está fazendo isso talvez com a intenção de feri-la ou, talvez, como um plano para magoar Peter.

Pois bem, ainda que só tenhamos noção disso no final, a verdade é que Peter  não é nem um pouco bobo e percebe o quanto a presença do irmão de seu padrasto está fazendo mal à sua mãe.

Para piorar, ainda que mostre um certo interesse no vaqueiro, é palpável a aversão que o jovem nutre pelas ofensas iniciais dirigidas a ele por Phill durante boa parte do filme. O rancor foi estabelecido aí.

Sendo assim, mesmo que de forma velada, no desfecho da história percebemos que Peter  parece ter montado um plano contra Phill, manipulando-o a confiar nele ao mesmo tempo que é o vaqueiro quem acredita estar fazendo isso com o garoto.

Isso começa no instante em que Peter toma consciência de que, ao que parece, o antigo mentor de Phill, Bronco Henry, nutria interesses homossexuais, e que o próprio Phill tinha um interesse muito além do fraternal pelo velho falecido.

Dessa forma, quando Phill está transtornado após Rose ter dado o couro para os indígenas, Peter vê aí a chance que aguardava para livrar sua mãe da presença desse homem odioso e preconceituoso, que se esconde atrás de uma fachada cruel.

Sendo estudante de medicina, em vários momentos vemos Peter realizando experiências de dissecação em animais.

Após ter a informação, por parte de Phill, de que muitos bezerros acabam morrendo de infecção por antrax, vemos o jovem encontrando um espécime desses morto no deserto. Ali mesmo ele começa a extrair a pele do animal tendo o cuidado de colocar luvas.

Sabendo da toxidade da doença, é justamente este couro infeccioso que Peter oferece a Phill para que esse termine a corda que está fazendo há vários dias. Para piorar, o vaqueiro lava o couro com as mãos nuas, infectando um grande ferimento que acelera o processo de envenenamento.

Dessa forma, no dia seguinte, Phill acaba morrendo e vemos que tudo foi um plano muito bem elaborado quando Peter, de luvas, guarda a corda envenenada debaixo da cama. Ao final, o jovem parece completamente satisfeito ao ver sua mãe e o padrasto juntos e felizes através da janela de seu quarto.

CONFIRA Também:

Perdidos no Espaço | 3ª temporada chegou à Netflix — relembre tudo o que aconteceu até agora!

E então, o que você achou de Ataque dos Cães e de seu final? Conta para a gente aqui nos comentários.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar