Entenda o que é e como editar um documento PDF de graça

PDFs são um dos tipos mais comuns de documentos atualmente, saiba mais sobre eles!

Saber mexer com documentos digitais se torna uma parte importante da rotina de trabalho e até da vida pessoal de quem vive nesse mundo digital e interconectado. E como os PDFs são padronizados e muito utilizados, é importante saber como editar um PDF gratuitamente.

PDFs ou Portable Document Format (Formato de Documento Portátil) são documentos digitais que possuem uma característica muito importante para a troca de informações do mundo moderno: São padronizados para que seja possível utilizar esse formato em qualquer dispositivo, com qualquer sistema operacional, e ainda ter resultados confiáveis.

Além disso, os PDFs transformam grandes aglomerados de informação e passam para um modelo mais leve, com a informação organizada e até ferramentas para que se possa editar e configurar a informação. Isso serve tanto para quem cria o PDF como para quem precisa ler ou editar.

Se você quer saber como editar um PDF de graça, confira os passos a seguir.

História, Vantagens e Uso dos PDFs

Entenda o que é e como editar um PDF de graça

O formato de PDF foi uma padronização necessária para manter documentos e informações em uma plataforma confiável e com ferramentas realmente importantes. Ele foi criado pela Adobe e seu inventor, Dr. John Warnock.

Assim que começou a se popularizar, a ISO ou International Organization of Standardization (Organização Internacional de Padronização), oficializou o formato e tornou esse modelo de documento digital o padrão a ser usado mundialmente.

Um PDF não é só um documento de texto, mas pode conter imagens, tabelas, links, vídeos, áudios, formulários, campos de preenchimento e até lógica de negócios e programação. Além disso, o software permite que documentos de PDF sejam assinados diretamente do computador ou dispositivo, evitando a impressão e sendo parte de uma transformação no universo do escritório.

Além de ser um formato universal, que qualquer dispositivo no mundo consegue ler, o PDF ainda pode ser compartilhado por diferentes sistemas operacionais como Android, iOS, Windows e macOS.

Como editar um PDF

Existem diversos métodos para realizar edições em documentos fechados de PDF que variam desde software a ser utilizado ao preço que você está disposto a desembolsar em uma ferramenta que faz isso.

Mas existem também várias maneiras de realizar essa tarefa de forma gratuita. A forma utilizada nesse passo-a-passo utiliza a plataforma do Google, o Drive. Lá será possível editar de forma rápida e, como é uma plataforma que as pessoas já utilizam popularmente, provavelmente será a mais fácil de acessar.

Então vamos lá, siga os passos a seguir para entender como editar um PDF de graça:

Passo 1

Como já mencionado, será preciso ter uma conta na Google para utilizar o editor de PDF que será mostrado neste tutorial. Então, se você ainda não tem uma conta da Google, vá até o site e cadastre-se.

Passo 2

Com a sua conta certinha, vá até o site do Drive, que é o serviço de nuvem da Google, com cerca de 15 Gigas de armazenamento gratuito para contas recém abertas. No Drive, não é possível apenas armazenar documentos, mas também usar as várias ferramentas de criação e edição disponíveis gratuitamente para quem tem uma conta ativa.

Sendo assim, vá até o Drive e procure pelo botão de “Novo”, geralmente no canto superior esquerdo e com um símbolo de mais com as cores da Google. Clique nesse botão e escolha a opção de “Upload de arquivo”.

Essa opção deixará que você escolha um arquivo armazenado no próprio dispositivo para jogá-lo no armazenamento em nuvem do Drive na sua conta. Escolha o arquivo que quer editar e espere até o upload ser completado.

Passo 3

Depois do upload você verá o arquivo na lista de itens do Drive. Agora, selecione esse arquivo da lista, o arquivo que você precisa editar, e pressione com o botão direito do mouse para abrir as opções.

Na lista de opções, escolha “Abrir com” e depois selecione o “Google Docs” que é a versão da Google do Word, um editor de texto e informação. Isso fará com que o arquivo abra no editor de textos em uma nova aba do navegador e assim você poderá editar o PDF, em formato de texto, e depois exportar novamente como PDF.

Para isso edite tudo o que precisar e quando estiver satisfeito, vá até a aba de “Arquivo” na parte superior do editor, e depois, no menu de opções, procure por “Fazer Download”, essa opção deve ter um flecha preta ao lado. Não clique, apenas coloque o mouse acima dessa opção e espere o menu lateral aparecer.

Ali, procure pela opção de realizar o download como PDF e pronto, seu arquivo está editado e no jeito!

Fonte: CCSI Pro

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário