Entenda todos os detalhes do final da 4ª temporada de “Stranger Things”

Desde que o Volume I da 4ª temporada de Stranger Things” estreou no catálogo da Netflixa série original tem estado entre os assuntos mais comentados do mundo do entretenimento. O sucesso do título foi tamanho que, com poucos dias de exibição, a produção se tornou a série de língua inglesa mais assistida da plataforma, superando os índices do fenômeno internacional Bridgerton“.

O Volume II da 4ª temporada de Stranger Things” estreou na madrugada de hoje, e com poucas horas de exibição, a série já está novamente entre os assuntos mais comentados das redes sociais. Com os vários ganchos abertos para a conclusão da série, milhares de fãs assistiram os episódios assim que foram liberados, e por se tratar de uma série complexa, alguns detalhes podem ter passado despercebidos. Confira, a seguir, todos os principais pontos do final da 4ª temporada:

Era o Vecna e mais ninguém

Stranger Things
Vecna estava por trás dos ataques das temporadas anteriores (Imagem: Reprodução/Netflix).

Apesar do Volume I de Stranger Things” ter apresentado bastantes detalhes sobre a origem do antagonista Vecna, foi o capítulo final da 4ª temporada que apresentou a influência do personagem sobre o Mundo Invertido. Detalhes sobre esse arco ganham destaque quando Eleven, mesmo distante de Hawkins, utiliza seus poderes psíquicos na tentativa de ajudar Max e seus amigos.

Em um diálogo com o vilão da 4ª temporada, Eleven revela que o Dr. Martin Brenner,  conhecido pelos dois como Papai, morreu recentemente. O contexto da cena faz a personagem esclarecer que o cientista era o culpado pelo que aconteceu com Vecna, mas logo o vilão mostra que foi Eleven quem o transformou em um monstro quando dizimou seu corpo em partículas há anos atrás.

Stranger Things
Vecna culpa Eleven por suas ações no Mundo Invertido (Imagem: Reprodução/Netflix).

O enredo, então, mostra o personagem ressurgindo no Mundo Inferir com sua aparência deteriorada. Lá, ele tem contato pela primeira vez com as criaturas daquela realidade e com o devorador de mentes. É nesse contexto que Stranger Thingsrevela aos seus espectadores que Vecna esteve por trás das ações de todos os antagonistas das temporadas anteriores, e que é ele quem move as peças da batalha contra o Mundo Invertido.

O que aconteceu com Max?

Stranger Things
Max é novamente possuída por Vecna em cena do Volume II (Imagem: Reprodução/Stranger Things).

Apesar de ter conseguido escapar das garras de Vecna no inesquecível episódio 4 da temporada, a personagem Max Mayfield é forçada a encarar o vilão mais uma vez. Nessa ocasião, contudo, os acontecimentos ficam mais complexos quando Lucas Sinclair é impedido de ajudá-la, já que Jason Carver o atacou e o acusou de estar praticando rituais semelhantes ao que matou Chrissy.

Os espectadores da série, então, são obrigados a assistir Max se contorcendo no ar enquanto perde sua visão e tem seus ossos quebrados. Após se desvencilhar das forças do Mundo Invertido, Eleven consegue atacar Vecna de forma mais efetiva, mas o enredo dá a entender que é tarde demais para Max, cujo coração para de bater e desperta a quarta badalada do relógio de Vecna, que abre portais gigantescos que cruzam a cidade de Hawkins.

Stranger Things
Morte de Max desencadeia portais que cruzam a cidade de Hawkins (Imagem: Reprodução/Netflix)

Após se despedir de Lucas em uma das cenas mais comoventes da temporada, os produtores de Stranger Things” mostra Eleven utilizando seus poderes para que o coração da amiga voltasse a bater. Posteriormente, é revelado que Max está em coma no hospital da cidade, onde os médicos veem sua sobrevivência como um milagre e ainda não têm certeza se ela irá acordar.

Quando visita a miga no Hospital de Hawkins, Eleven chega a tentar se comunicar com Max através de seus poderes psíquicos. Ao fazer isso, contudo, tudo que a protagonista consegue enxergar é um sombrio e escuro vazio – o que dá a entender que Max realmente faleceu e já não ocupa aquele corpo. Uma resposta definitiva para isso, contudo, deve ser revelada na 5ª temporada do drama.

Eleven não encontra sinal de Max ao tentar acessar sua mente (Imagem: Reprodução/Netflix).

Vecna realmente morreu?

Logo depois de recuperar o controle dos seus poderes, Eleven consegue duelar com Vecna e sobrepujar suas forças. Mesmo com as ameaças constantes do antagonista, a ação de Eleven é capaz de fazer com que Steve, Nancy e Robin sejam libertos no Mundo Invertido. Lá, eles conseguem finalmente incendiar o corpo do vilão, que estava imóvel enquanto travava uma batalha mental com Eleven.

Will conta para Mike que Vecna ainda está vivo no Mundo Invertido (Imagem: Divulgação/Netflix).

De início, a trama dá a entender que apesar de ter atingido o objetivo de abrir portais espalhados por toda Hawkins, o vilão foi realmente aniquilado. Em uma cena posterior, contudo, Will revela para Mike que Vecna não está morto, está apenas enfraquecido pelo duelo com Eleven. Isso significa que, em seu 5° ano, o antagonista deve retornar comandando as forças do Mundo Invertido.

Um final agridoce para uma temporada épica

Hawkins arde em chamas em cena que encerra 4ª temporada da série (Imagem: Reprodução/Netflix).

Após uma temporada cheia de reviravoltas e núcleos distintos, o 4° ano de Stranger Things” se encerra com um final agridoce. Em uma sequência cheia de nostalgia, os fãs da série conseguem ver todos os núcleos se reunindo na antiga cabana de Hopper. Após os reencontros emocionantes, contudo, os produtores da série investem em uma invertida no clima da série.

Após sentir um novo arrepio em sua nuca, Will vê o céu de Hawkins escurecer sobre o prelúdio de uma tempestade. A medida que o clima se fecha, a série conduz os personagens principais e os espectadores para uma visão panorâmica da cidade de Hawkins, onde as cinzas do mundo invertido tomam conta da cena e funcionam como uma introdução ao final épico da série, que se encerrará em sua 5ª temporada.

CONFIRA Também:
Stranger Things: Conheça o caso real que inspirou a 4ª temporada da série antes de assistir o volume 2

O que você achou do final da 4ª temporada de Stranger Things”? Quais são suas expectativas para o último ano da série? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre o título e as demais produções originais da Netflix, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar