Entendendo o final de “Não Olhe Para Cima”, filme bastante repercutido da Netflix

Um dos novos filmes que acabaram de chegar à Netflix e se tornaram um sucesso entre os assinantes da plataforma é ‘Não Olhe Para Cima’. O filme de comédia e ficção científica tem sido bastante repercutido nas redes sociais. Entre os assuntos comentados, está o final de Não Olhe Para Cima.

Nesta matéria do Tech News Brasil, você conhece um pouco mais do título original da Netflix e entende o que acontece no final de Não Olhe Para Cima, caso tenha achado confuso. Confira!

Sobre o filme Não Olhe Para Cima

O filme Não Olhe Para Cima estreou na Netflix no dia 24 de dezembro de 2021, véspera de Natal. Esse lançamento da plataforma de streaming foi um grande presente aos assinantes do serviço, que estão a elogiar essa sátira política de várias formas. No entanto, ao mesmo tempo em que recebe bons elogios do público, o final de Não Olhe Para Cima tem sido alvo de algumas críticas negativas.

A trama de Não Olhe Para Cima gira em torno dos cientistas Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) e Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) que, de maneira inusitada, descobrem cometa orbitando o sistema solar. Após estudarem um pouco mais, os astrônomos verificam que o cometa recém-descoberto deverá atingir o planeta Terra em aproximadamente de 6 meses, levando a vida terrestre à extinção.

Juntos, eles devem alertar a humanidade sobre a catástrofe que irá acontecer, a não ser que, com a ajuda do governo, seja possível evitá-la.

O filme da Netflix é estrelado por Jennifer Lawrence e Leonardo DiCaprio. Também fazem parte do elenco Maryl Streep, Jonah HillCate BlanchettMark RylanceTimothée ChalametTyler Perry. Ainda, a cantora Ariana Grande participa da trama, dando vida a uma artista fictícia para lá de superficial, conhecida mundialmente como Riley Bina.

Confira também:
Novo filme da Netflix mostra a dura realidade das favelas através dos olhos de uma policial recém-formada

Entendendo o final de Não Olhe Para Cima

A história de Não Olhe Para Cima se inicia quando a cientista Kate Dibiasky faz a descoberta de um cometa que está orbitando no sistema solar. Acontece que, depois de estudar um pouco mais o cometa, Randall Mindy verifica que logo mais ele virá de encontro com o planeta Terra e que ela colisão tem tudo para destruir o mundo como o conhecemos.

A partir disso, ambos dão início a uma jornada para notificar as autoridades sobre a tragédia apocalíptica que irá acontecer. No entanto, ao tomar conhecimento dos fatos, confirmados por outros cientistas de relevância, a presidente dos Estados Unidos solicita que Kate e Randall “aguardem a análise da situação”.

Ao se deparar com o descaso da governante do país norte-americano, os cientistas se veem obrigados a dar a notícia à população em um jornal sensacionalista e a notícia viraliza, mas não do jeito que eles esperavam: nas redes sociais, Kate e Randall acabam se transformando motivo de piada. Mesmo assim, eles mantêm uma postura preocupada e seguem na tentativa em alertar as pessoas sobre o evento que ameaça o planeta e a vida de todos que o habitam, recorrendo às redes sociais.

A presidente decide dar início, junto a outras figuras, à missão de destruir o cometa, explodindo-o no espaço. No entanto, no dia em que essa missão deveria ser executada, ela é interrompida, pois uma das empresas bilionárias que patrocinam a missão espacial descobre que existem pedras preciosas no cometa que podem torná-la ainda mais rica.

Depois de convencer a população de que seria algo positivo deixar que o cometa colidir com o planeta, apenas reduzindo o impacto com uso de tecnologias específicas, o mundo se polariza entre aqueles que defendem o ato de “olhar para cima” e os chamados negacionistas que, mesmo vendo, se negam a acreditar na existência dos cometa que, mais cedo ou mais tarde, destruirá o planeta a que chamam de casa.

De um lado, temos a presidente dos Estados Unidos, defendendo que, quanto mais cedo o cometa chegar, melhor para o mundo. De outro, os cientistas anunciando que este será o fim (para todos, sem exceção).

No fim das contas, a pouco tempo da colisão, a tentativa de reduzir o impacto se mostra totalmente falha e a presidente dos EUA parece surpresa e decepcionada com isso. Enquanto o fim do mundo começa, Kate e Randall sentam-se à mesa com a “sua família” para uma ceia. Tsunamis, terremotos e outros fenômenos decorrentes da colisão não demoram para destruir a Terra por inteira.

Nas cenas pós-créditos, vemos que tanto a presidente dos EUA, quanto o presidente da empresa bilionária e outros empresários poderosos chegam em uma espaçonave a outro planeta, depois de deixar milhões de pessoas para morrer na Terra. Inclusive, a presidente ainda menciona que “apenas 47 pessoas do nosso departamento morreram”, evidenciando que o mais importante era salvar a própria pele — embora, de qualquer jeito, ela acaba sendo atacada pelos habitantes daquele planeta.

Ou seja, só a vida dos mais ricos, em um contexto que boa parte da população é obcecada e facilmente alienada pelas redes sociais, é que realmente tinha valor e salvar o mundo ou não é mera transação monetária.

Gostou desta matéria sobre o final de Não Olhe Para Cima, novo filme de sucesso da Netflix? Pois confira também:
Séries da Netflix que ganharam novas temporadas em 2021 — maratone no reveillon!

Elouise LopesGraduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e em Marketing Digital. Amante de filmes de ação com protagonista feminina e fã de café à meia-noite.
Fechar