Entendendo o final de ‘O Fio Invisível’, novo filme da Netflix

O filme O Fio Invisível’  é o novo título de suspense da Netflix que estreou no dia 13 de outubro. Hoje (15), a produção de origem peruana está integrando o top 10 da plataforma de streaming, sendo um dos títulos mais assistidos do serviço. Porém, muitos dos espectadores estão reclamando sobre o final de O Fio Invisível, que pode ter deixado algumas pontas soltas.

Nesta matéria do Tech News Brasil, você conhece um pouco mais do filme peruano e entende o final de O Fio Invisível — com spoilers. Confira!

Sobre o filme O Fio Invisível

A nova aposta da Netflix, o longa americano-chileno O Fio Invisível, é dirigido por Claudia Llosa. Em linhas gerais, o roteiro do longa-matragem é baseado no livro de Samanta Schweblin, lançado em 2014. No meio disso, é interessante mencionar que Schweblin co-escreveu o roteiro ao lado de Llosa, garantindo que a produção televisiva se mantivesse fiel à obra original.

A trama de O Fio Invisível gira em torno de Amanda, uma mulher traumatizada e que se encontra longe de casa, mas ela não tem todo tempo do mundo para voltar para casa. Quem tenta ajudá-la é um garoto chamado David, que começa a fazer várias perguntas a Amanda. Porém, David não é filho de Amanda e Amanda não é mãe de David.

Conforme o tempo passa, David tem que ajudá-la a desvendar uma história impressionante. Enquanto isso, laços maternais se fortalecem na trama.

O que acontece em O Fio Invisível?

No início O Fio Invisível, vemos Amanda e David conversarem. A protagonista está nitidamente atordoada e David parece querer que ela se lembre de acontecimentos recentes, o que dará à conversa um destino importante. A partir disso, vemos muitos flashbacks cruzados. Então, lembranças de Amanda das últimas semanas aparecem em cena, intercaladas com as memórias da história da vizinha de Amanda, Carla.

Descobrimos que Amanda e sua filha, Nina, se mudam para uma cidade pequena na zona rural, para passar férias no interior do Chile. Não demora para que a vizinha Carla se apresente, se mostrando a princípio bastante amigável. Entretanto, ela não demora para começar a soltar os próprios problemas sobre as recém-chegadas. Ela conta sobre seu filho que é “estranho”.

Ao longo da narrativa, entre sonhos febris e a sinistra realidade, descobrimos que o garoto chamado David — com quem a Amanda conversa no início da história — é filho de Carla. A vida de David foi transformada para sempre quando ele foi brincar no riacho da fazenda, onde a família criava cavalados premiados. O menino ficou muito doente e, como o marido de Carla, Omar, estava desaparecido, ela mesma teve que ir buscar a curandeira em uma estufa com o único carro disponível na cidade.

A curandeira já conhecia aquilo e logo entendeu que o filho de Carla espiritualmente não era mais o mesmo. É como se a alma dele estivesse querendo sair de seu corpo, mas sem poder deixá-lo realmente. Ao consultar um especialista Carla tem certeza de que o problema com seu filho é que sua alma já não pertence mais àquele corpo e simplesmente não pode se libertar.

O motivo para da doença de David é que a poluição industrial, afinal de contas o Chile tem uma das indústrias de pesticidas mais descontroladas do mundo e o riacho onde ele brincou foi a prova disso.

No fim das contas, quem também adoece é Nina, filha de Amanda. Isso porque os fazendeiros esterilizam e jogam baldes de pesticidas em volta dos campos de trigo em volta da casa alugada por Amanda. Além do mais, a água que se usa para beber estão cheias de toxinas.

Confira também:
Round 6 | 5 pistas de que “aquele” personagem era o dono do jogo

Afinal, o que acontece no final de O Fio Invisível?

O final do filme é bastante confuso, sendo motivo de comentários negativos sobre a produção. Ao que tudo indica, Nina morre na UTI. Porém, meses depois vemos Nina com seu pai, Marco, depois que a própria Amanda morre.

Aparentemente Carla foi embora, por isso Omar e David são os únicos em casa e David, além de sorrir com alegria para Marco e querer ir de qualquer modo com ele para onde ele tem que ir, insiste em ficar junto ao bichinho de pelúcia favorita de Nina.

Tendo em vista o apego a Marco e ao bichinho, é possível entender que apenas o corpo de Nina morreu, mas que sua alma migrou para o corpo de David, estando segura e saudável em seu corpo.

Gostou da nossa explicação sobre o final de O Fio Invisível? Pois confira também:
Lista | 10 melhores séries coreanas da Netflix – Confira nossa seleção!

Elouise LopesGraduanda em Comunicação Organizacional na UTFPR, com experiência na área de Gestão de Pessoas e em Marketing Digital. Amante de filmes de ação com protagonista feminina e fã de café à meia-noite.
Fechar