Entendendo o final do filme “O Bombardeio” da Netflix. Qual a mensagem?

O Bombardeio se tornou um dos filmes mais vistos da Netflix na última semana graças a sua narrativa baseada em uma trágica história real. Porém, se por acaso você não entendeu direito o final do longa, a gente tenta explicar a mensagem nesse texto.

Ambientado na Copenhague da Segunda Guerra Mundial, o filme narra uma passagem triste e pouco conhecida desse evento, que acabou vitimando dezenas de inocentes em um ataque acidental.

Dirigido por Ole Bornedal, o enredo é construído a partir de fatos, mas também conta com uma história fictícia que serve para ilustrar a visão e mensagem que o diretor pretendia passar com sua obra.

Confira a seguir mais detalhes e uma breve interpretação do final de O Bombardeio.

Entendo o final de O Bombardeio

entendendo-o-final-do-filme-o-bombardeio-da-netflix-qual-a-mensagem

Após o primeiro ataque à escola, Teresa e outras freiras decidem levar Rigmor e as outras crianças para o bunker localizado nos porões do prédio, acreditando que o local suportaria outros possíveis ataques e os manteria seguros.

Infelizmente o local acaba desabando sobre suas cabeças, matando muitos no processo e mantendo presos nos escombros os sobreviventes.

Teresa, também presa, começa a chamar por seus alunos e percebe que Rigmor ainda está viva. No entanto, os canos quebrados começam a inundar o lugar e o risco de morrerem afogados é real.

Enquanto isso, na superfície, Henry acaba recuperando a fala após perceber que pode ser útil nos processos de resgate. Ele assume a tarefa de anotar as características das crianças resgatadas e levar as mensagens ao teatro onde as pessoas aguardam notícias sobre seus filhos.

Ao mesmo tempo, Frederik entra nos escombros do porão da escola para tentar resgatar Teresa com vida. Ele ouve sua voz e tira o máximo de escombros do caminho para tentar chegar à ela o mais rápido possível; no entanto, a água continua subindo.

Teresa chama novamente por Rigmor, mas a menina parou de responder e a noviça se desespera ao perceber que ele provavelmente também está morto. Nesse momento, finalmente Frederik chega até ela e os dois trocam um olhar; porém, a necessidade de saber se sua querida aluna realmente não sobreviveu faz com que a moça mergulhe a cabeça na água para procurar por ela. O prédio então volta a desabar, acabando com sua vida e com a de Frederik também.

Por fim, após a cena de desespero dos pais de Eva, sua mãe aborda Henry para perguntar se ele soube alguma coisa sobre sua filha, sem saber que as duas crianças se conhecem e são amigas. É só então que Henry conta que Eva foi para casa.

Em êxtase e choque, a mãe da menina corre para casa com esperanças, mas medo de afinal não encontrar a filha em casa. Felizmente, quando chega, ela encontra Eva enfim tomando o café-da-manhã que a fez brigar mais cedo com o pai e o qual a madre havia dito que era necessário que ela tomasse para sobreviver.

A mensagem do final do filme

Em uma sequência dramaticamente e terrivelmente triste, o final de O Bombardeio representa um grande soco no estomago do espectador, não apenas por apresentar seu desfecho trágico, mas também por todos os significados que carrega com o final de cada personagem.

Durante todo o longa, acompanhamos o relacionamento peculiar que surge entre a noviça Teresa e o oficial dinamarquês, porém nazista, Frederik. Os desvios de fé da noviça, cheia de questionamentos filosóficos sobre a existência de Deus, não impedem que ela seja a principal responsável pela conversão de seu pretendente, que acaba decidindo largar o serviço do inimigo e defender seu próprio povo.

Infelizmente, o desfecho dos dois prova que a decisão individual pelo bem e o amor entre as pessoas quase nunca é o bastante quando o poder de destruição está nas mãos de quem considera perdas humanas irrelevantes em caso de um “objetivo mais importante”.

É exatamente isso que aconteceu com o exército britânico ao aceitar a missão de bombardeio mesmo considerando os riscos. Ainda que o ataque à escola não tenha sido premeditado, é fato que os riscos eram conhecidos e foram postos de lado.

A perda de Rigmor e de tantas outras crianças no final do filme tem o objetivo de exemplificar que em ataques de guerra são sempre os inocentes que acabam vitimados e raramente os verdadeiros culpados são atingidos.

Por fim, a sobrevivência de Henry e de Eva, mesmo após o bombardeio, encerram o sofrido filme com uma mensagem de esperança e de que, de uma maneira ou outra, ao menos para seus familiares, milagres são possíveis.

CONFIRA Também:
O Projeto Adam: 5 motivos para assistir e 2 para passar longe desse filme da Netflix

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar