Epic Games implementa crossplay com importante plataforma de games

A Epic Games Store lançou o crossplay com a Steam, permitindo que os jogadores joguem os mesmos jogos de plataformas diferentes.

A Epic Store lançou uma nova função em sua plataforma de jogos que permite crossplay com a Steam, a maior e mais importante plataforma de jogos da atualidade. Além disso, será possível, com a atualização, jogar com usuários conectados no mesmo servidor de jogo pela Steam.

 

A atualização é uma das tendências que as grandes empresas, publicadoras e desenvolvedoras de jogos estão seguindo, em ruptura total à estratégia de negócios em teor de competição com a Steam, que por muito tempo foi cultivada. Não à toa teve uma época em que todos os grandes conglomerados tinham sua própria loja.

 

Ao que parece, os acionistas e estrategistas de negócios perceberam que a Steam já é muito estabelecida para que seja possível competir. Isso se dá principalmente pelo fato de que a Steam é muito mais do que uma loja, um catálogo de produtos, configurando-se principalmente como um ecossistema para comprar e jogar os títulos ali presentes, o que facilita demais a vida do usuário, convenhamos.

Crossplay Epic Games e Steam

Epic Games implementa crossplay com importante plataforma de games

O anúncio da nova funcionalidade da Epic aconteceu nesta terça-feira dia 21 e trouxe uma nova perspectiva para o universo dos gamers. Ainda não sabemos quando a funcionalidade estará completamente desenvolvida e disponível para os usuários, mas a atualização deve acontecer nos próximos dias.

 

Ela inclui a possibilidade de jogar todos os títulos multiplayer em crossplay, que não sejam exclusivos de uma ou outra plataforma, independentemente da origem da sua conta ou em qual das duas lojas a sua cópia do game foi comprada. Isso inclui todo o catálogo de ambas lojas.

 

Além disso, a Epic também está atualizando a lista de contatos e amigos dos usuários, para que a lista da conta da Steam seja integralmente incorporada. Isso quer dizer que todos os usuários adicionados estarão presentes em uma lista única, com a possibilidade de realizar convites, e todas as funções de chat e da lista de amigos.

 

E não só vai ser uma mão na roda para todos os usuários que entram na Epic para resgatar aquele joguinho de graça, como também será super fácil de atualizar. Os sistemas do Epic Online Services e dos serviços Steam atualizarão automaticamente sem nenhum tipo de solicitação ou confirmação e os jogos também não precisarão de nenhuma atualização especial para funcionarem para ambas as plataformas.

 

Esperemos que essa tendência de união com a Steam seja algo bastante disseminado e presente nos próximos anos, como de fato parece que está sendo. Se tem uma coisa que é desagradável é ter que acessar diversas plataformas diferentes, cada uma com um login, para simplesmente jogar alguma coisa. E pelo jeito as empresas perceberam isso também.

Epic Games lança novo sistema de classificação de jogos

Junto com o crossplay da Epic Store com a Steam, a loja e criadora de Fortnite também está se preparando para implementar um novo sistema de classificação para os jogos do catálogo. A ideia é permitir que os jogadores possam dar uma nota de 1 a 5, assim como deixar comentários específicos e até responder a um questionários.

 

Com as respostas dos usuários, o sistema pontua e categoriza os jogos para facilitar a busca e a recomendação de títulos, quase como um algoritmo de YouTube. Essa customização da loja provavelmente vai facilitar bastante a vida dos jogadores também, já que tem jogos que levam 300 horas para serem terminados, enquanto todo dia tem um novo lançamento. Fica quase impossível jogar tudo.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário