PlayStation 4 | Erro no firmware pode inutilizar o console futuramente
Recentemente, um grupo de usuários no Twitter descobriu um erro no sistema de troféus do PlayStation 4 que poderia inutilizar permanentemente o console no futuro.
Tudo começou quando um grupo de usuários do Twitter, chamado Does It Play?, descobriu a origem de um erro muito comum do PlayStation 4. O código do erro em questão é o CE 34878-0, que, de acordo com o suporte da Sony, significa que algum problema de software ou do HD do console obrigou o jogo a fechar.
Entretanto, o grupo Does It Play?, com a ajuda do hacker Lance McDonald, descobriu a verdadeira origem do problema.
Aparentemente, o erro não é causado pelo HD, mas sim pela bateria CMOS, que, ao sofrer algum problema, inutiliza todos os arquivos digitais do console se o mesmo não estiver conectado ao servidor.
Além disso, de acordo com Lance, a bateria funciona para sustentar o relógio interno do console, que registra as datas e o horários exatos em que os usuários conquistam troféus em um jogo para depois enviar para os servidores da PlayStation Network.
Sem esse registro da bateria, o próprio software do sistema impede que o console rode qualquer jogo a fim de evitar fraudes no sistema de troféus.
Ou seja, se a bateria do seu console morrer, ou se a Sony decidir desligar os servidores da PSN na plataforma, o PlayStation 4 pode se tornar incapaz de rodar qualquer jogo.
Erro do PlayStation 4 pode inutilizar o console no futuro
As preocupações da comunidade com o erro surgiram depois que o hacker Lance McDonald respondeu ao tweet do grupo Does It Play? com muito mais detalhes sobre o problema. Confira abaixo o tweet completo em inglês.
This error is because Trophies on PS4 require the internal system clock (the one you can’t see / alter) to be correct, so people cant change their PS4 date/time to make it look like they got trophies earlier than they really did. If your PS4 clock battery dies, all your games die https://t.co/8y9aZzL9vC
— Lance McDonald (@manfightdragon) March 23, 2021
De acordo com o Tweet acima, Lance explica detalhadamente que uma das funções da bateria CMOS é alimentar um relógio interno que trabalha em conjunto com os servidores da PSN para evitar fraudes no sistema de troféus.
Aparentemente, a solução para o problema é simples: basta trocar a bateria do PS4 e pronto, o console está novo.
Entretanto, recentemente surgiram rumores de que a Sony estaria prestes a por um fim na PlayStation Store dos consoles PS3, PSP E PS Vita. Apesar de não ter nada confirmado ainda, os usuários se perguntaram o que iria acontecer quando chegasse a vez do PlayStation 4?
É claro que a Sony não vai manter os serviços online do PS4 para sempre e vai eventualmente migrar toda a sua atenção para o PS5.
Dessa forma, graças ao erro CE 34878-0, os fãs do console estão preocupados que o PS4 se torne incapaz de rodar os jogos, mesmo em mídia física, após o fim dos servidores.
Ainda não é hora de se preocupar
Apesar da teoria da morte inevitável do PS4 ter uma base lógica muito boa, ainda não é a hora de se preocupar.
Isso porque, devido à grande popularidade do PlayStation 4, os servidores vão demorar no mínimo mais uma década para fechar. Por exemplo, o PS3 está ativo a mais de 15 anos, e só agora começaram a surgir rumores sobre o fim de seus servidores.
Além disso, o hacker afirmou que a Sony pode facilmente arrumar esse problema atualizando o firmware do console. Assim, os jogadores poderiam jogar offline sem o sistema de troféus e sem o erro.
Apesar de ser uma desvantagem, é bem melhor que ficar com um console inútil parado na prateleira. Além disso, após o fim dos servidores, é provável que mesmo assim ninguém consiga jogar online.
É bem improvável que a Sony vai simplesmente deixar que centenas de milhões de consoles fiquem inúteis devido a um erro de firmware. Entretanto, é bem interessante ver como erros tão simples conseguem causar tantos estragos.
Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Então nos siga no Twitter e não perca mais nenhuma postagem da equipe do Tech News Brasil!
Fonte: Gamerant
Deixe seu comentário