Como escanear documentos apenas com seu celular

Veja como usar seu celular como scanner de graça!

Com as infinitas possibilidades e utilidades que os smartphones nos trazem hoje em dia, não é de se espantar que escanear documentos seja uma delas. Seja um contrato, uma conta ou um trabalho de escola, nossas câmeras de bolso podem transformar estes arquivos físicos, do papel para PDF. Isso tudo com qualidade e de graça.

Essa ferramenta existe tanto em celulares Android quanto iPhones, e no artigo a seguir você aprenderá como escanear documentos sem precisar de uma máquina específica para isso. Os processos são simples e rápidos, e podem ser feitos com apps dedicados ou por meio dos próprio sistema iOS ou Android. 

Como escanear documentos com o iOS

Como escanear documentos apenas com seu celular

Se você possui umiPhone ou iPad, pode não só escanear seu documento quanto adicionar assinaturas, diretamente pelo app de Notas do iOS. Para isso, o primeiro passo é abrir este app, e escolher uma nota ou adicionar uma nova. Em seguida, toque no ícone da câmera e então selecione a opção “Escanear Documentos”. 

Agora você deverá colocar seu documento num local bem iluminado e posicionar a câmera do telefone de modo que capture todo o texto. Além disso, tome cuidado para não fazer sombra ou reflexos na imagem. Dessa forma, se estiver no modo Automático, o próprio app Notas já ajustará o foco da câmera e fará o scan do documento. 

Além disso, você mesmo pode fazer a captura, manualmente, clicando no botão do obturador ou pelos botões de volume. Nesse caso, você deverá arrastar os cantos do escaneamento para ajustar com o tamanho da página. Quando estiver satisfeito, clique em “Manter Escaneamento”. Por fim, selecione “Salvar” e seu documento será transformado num arquivo digital. 

Caso queira assinar seu novo arquivo, abra novamente o app Notas e encontre a que possui seu documento. Em seguida, selecione o botão de compartilhar e então a opção “Marcação”. Agora, você poderá ver várias ferramentas para edição. Clique no ícone de Adicionar e selecione “Assinatura”. 

Agora, você poderá escolher uma existente ou então criar uma nova. O jeito mais fácil de fazer isso é em um iPad, onde você pode utilizar um Apple Pencil e assinar como se fosse um documento em papel. Por fim, ajuste o tamanho da caixa de assinatura e arraste-a para o local correto. Toque em “OK” quando tiver finalizado a edição. 

Como escanear com o Android

No caso de celular Android, você pode realizar esse scan por meio do Google Drive. Para isso, abra esse aplicativo e clique em “Adicionar”. Entre as opções, encontre “Digitalizar” ( ícone é semelhante ao da câmera). Se necessário, dê as permissões para que o Drive utilize sua câmera. 

Em seguida, assim como no iOS, posicione o documento inteiro no campo de visão da câmera, de forma clara e bem iluminada. Em seguida, arraste os limites da área para selecionar apenas a página a ser escaneada. Se for preciso remover as bordas, clique em “Cortar”. 

Nesta fase, é possível também fazer um novo scan ou adicionar outra página ao mesmo documento. Quando tiver finalizado o escaneamento, clique em “Salvar”. 

Outros aplicativos

Apesar do app Notas e o Google Drive serem competentes no escaneamento, pode ser que você prefira utilizar um aplicativo dedicado para este fim. Entre eles, temos disponíveis o Adobe Scan, o CamScanner, o Microsoft Office Lens e o Tiny Scanner. 

Em alguns deles há versões pagas com mais ferramentas de edição, ou até mesmo nas versões gratuitas, que podem servir melhor às suas necessidades. Por exemplo, o Adobe Scan apresenta a ferramenta de OCR, que “lê” o PDF e permite que seu texto seja reconhecível pelo programa. Dessa forma, você pode pesquisar palavras ou termos diretamente neste documento. 

Fonte: LifeWire

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário