Este aplicativo pode estar com os dias contados na Play Store

Um dos aplicativos de namoro mais baixados da Play Store, o Tinder, pode estar com os seus dias contados na loja de apps.

Após anos na Play Store, o Tinder, um dos aplicativos de namoro mais baixados do mundo, pode ser finalmente removido da loja de apps devido a vários conflitos entre a empresa Match Group, que é dona do app, com o Google.

Entenda a seguir o motivo do conflito entre as duas empresas e quando e por que o Tinder será removido da loja de aplicativos do Google.

Entendendo a briga entre o Match Group e o Google

O motivo do Google querer remover o Tinder da Play Store é devido a um processo feito pelo Match Group contra a gigante de tecnologia, que está usando esse processo como um pretexto para um outro processo que visa remover o app de namoro da loja de aplicativos.

Segundo o Match Group, o Google força o seu próprio sistema de pagamento nos aplicativos disponíveis para download na Play Store, e depois recebe parte das assinaturas contratadas.

Segundo o Match Group, isso é praticamente um monopólio dos apps na loja, de forma que a desenvolvedora do Tinder é obrigada a usar o sistema de pagamento do Google para financiar o aplicativo enquanto o Match Group tem que pagar taxas altíssimas para se manter na Play Store.

Este aplicativo pode estar com os dias contados na Play Store (Imagem: Good Faces Agency/ Unsplash)
Este aplicativo pode estar com os dias contados na Play Store (Imagem: Good Faces Agency/ Unsplash)

Ambas as empresas chegaram em um acordo em maio desse ano, no qual elas discutiram o que deveriam fazer enquanto o processo ainda ocorre. Por um lado, o Google não deveria remover o aplicativo da Play Store e oferecer formas de pagamentos alternativas, enquanto o Match Group criaria uma conta de US$ 40 milhões como forma de garantia até o processo acabar.

Remoção do Tinder da Play Store

Mas agora é a vez do Google revidar e lançar o seu próprio processo contra o Match Group. Caso o Google saia vitorioso do processo, o Tinder será removido de vez da Play Store; caso contrário, o app de namoro poderá permanecer na loja de aplicativos por mais algum tempo.

Segundo o Google, o motivo desse processo contra o Match Group é devido a uma atitude feita pela desenvolvedora de aplicativos para tentar se desviar do sistema de pagamento do Google e utilizar a Play Store livremente, sem ter que pagar as taxas impostas.

Outros conflitos parecidos

Essa não é a primeira vez que algo assim acontece. O Spotify e a Epic Games Store, por exemplo, já entraram em conflito com o Google pelos mesmos motivos do Tinder.

Vale destacar que, recentemente, o Google fez algumas mudanças no seu sistema de pagamento, fazendo com que todos os apps tenham que usar obrigatoriamente o sistema de pagamento fornecido pela empresa, o que inclui o pagamento das taxas.

A Alphabet, empresa dona do Google, afirmou que o Match Group se nega a pagar as taxas de 15% a 30% impostas sobre os aplicativos da Play Store. E, mesmo que o Match Group aceite os termos do Google, eles ainda se manteriam em uma posição de vantagem dentro da loja de apps, pois  não pagariam qualquer taxa sobre as compras feitas em seus aplicativos.

Por enquanto, o processo está ocorrendo no Tribunal Distrital dos EUA, localizado no norte da Califórnia.

Gostou de ler? pois aproveite e confira também:
Conheça o melhor centro com Alexa para o seu Smart Home

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário