Eternos | Ikaris realmente morreu? Entenda a relação com lenda de Ícaro

Um dos filmes mais aguardados do ano acabou de chegar nos cinemas! O longa Eternos“, dirigido pela premiada cineasta Chloé Zhaoestreia hoje na maior parte das salas de cinema brasileiras, e com isso, diversas dúvidas sobre o enredo do filme surgem entre os fãs do Universo Cinematográfico da Marvel.

Uma das questões mais relevantes se tratam, inquestionavelmente, da [SPOILERS] possível morte do personagem Ikaris (Richard Madden), que toma uma decisão radical após ser neutralizado e ter seus objetivos frustrados pela força-tarefa dos seus próprios companheiros de batalha.

Sabendo que a questão pode ter ficado confusa para alguns espectadores do filme o Sobre Sagas resolveu se aprofundar um pouco mais no assunto e investigar a possibilidade de Ikaris ter realmente morrido no terceiro arco de Eternos“. Confira:

Eternos: Ikaris realmente morreu?

Eternos: Arco de Ikaris é um dos maiores trunfos do roteiro do filme (Imagem: Divulgação/Marvel).

Um dos principais trunfos de roteiro de Eternos” se dá através da revelação que Ikaris,  na verdade, não estava agindo do lado que parecia estar. Através do recurso de cronologia descontinuada, a Marvel explora ações passadas do personagem que comprovam que ele, na verdade, é a favor dos acontecimentos da emergência, e com isso, da eliminação de toda a raça humana em prol do surgimento de um novo Celestial, capazes de criar novas galáxias.

Um dos pontos que mais mexeu com o personagem, entretanto, foi o assassinato da personagem Ajak (Salma Hayek), que até então era líder do grupo de heróis. Em toda sua trajetória, Ikaris demonstra certa dualidade em relação às suas ações, e apesar de acreditar que os fins justificam os meios no terceiro ato do filme, o roteiro ainda é capaz de impedir que o personagem se encaixe completamente na categoria padrão do que se espera de um antagonista.

Após ser imobilizado durante a batalha final, Ikaris chega a demonstrar certa vergonha frente aos seus colegas de equipe, em uma clara referência à lenda de Ícaro, já citada anteriormente no longa, ele parte em direção ao sol no que parece ser seu último ato enquanto Eterno. Neste ponto, portanto, o filme dá a entender que o personagem quis morrer no contexto do Universo Cinematográfico da Marvel.

Ikaris: cena do terceiro ato dá a entender que o personagem escolheu morrer (Imagem: Reprodução/Marvel).

Apesar da clara insinuação da Marvel que o personagem de fato morreu, é necessário que se faça uma ressalva: ao se tratar de personagens do MCU, um personagem só pode ser considerado morto quando seu corpo é mostrado no enredo do filme. E ainda assim, há exceções explícitas para essa regra, como foi o caso de Loki por diversas vezes, por exemplo.

As chances do personagem ter realmente morrido, entretanto, são potencialmente relevantes: além de fazer sentido dentro da linha de lutar pelo que acredita ou morrer tentando, a morte do personagem carrega um sentido poético gigante ao aproximar sua trajetória com a lenda de Ícaro, encerrando seu arco com o mesmo dualismo em que ele foi apresentado pelo roteiro do filme.

Relação da morte de Ikaris com a Lenda de Ícaro

Eternos: filme faz relação entre a história de Ikaris e a lenda de Ícaro (Imagem: Reprodução/The Collector).

Para quem não tem familiaridade com a mitologia grega, a Lenda de Ícaro se trata de de um conto que remete aos mitos do Labirinto de Creta. De acordo com os contos clássicos, o arquiteto Dédalo foi responsável pelo projeto do famoso labirinto, onde vivia o Minotauro. Quando Teseu derrota a criatura, entretanto, o Rei Minos aprisiona Dédalo e seu filho no labirinto.

Na tentativa de fugir do local, Dédalo constrói asas com penas de gaivotas e cera de abelhas. Antes de partir, ele orienta Ícaro a voar em uma altura consideravelmente baixa, já que o calor do sol pode derreter a cera que cola suas asas. Durante o vôo, entretanto, Ícaro acreditou ser tão poderoso quanto um deus e tentou se aproximar cada vez mais do sol. Foi aí que, tal como alertado, suas asas derreteram e o personagem faleceu ao cair no mar Egeu.

Tal como Ícaro em sua lenda de origem, Ikaris também se desafiou a testar seus limites para defender o que acredita. No processo, ele desconsiderou os alertas e os pedidos de sua própria família na tentativa de garantir as vontades divinas dos Celestiais. Seu encerramento, portanto, não poderia ser outro a não ser cair ao tentar voar muito próximo do sol, o que acrescenta um toque de metáfora e referências ao enredo cheio de significados proposto por Chloé Zhao.

CONFIRA Também:
Eternos | 2ª cena pós-crédito explicada: Quem é o Cavaleiro Negro? E a Espada do Ébano?

E você, acredita que Ikaris morreu ou não? O que achou das referências que Eternosfez em relação à lenda de Ícaro? Já conhecia a história antes? Para mais informações sobre o filme e todas as outras produções da Marvelfiquem ligados aqui no Sobre Sagas!

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar