Eternos | Onde o filme se encaixa na linha do tempo do MCU?

Após anos de espera! Um dos filmes mais aguardados da Marvel Studios está prestes a estrear nos cinemas! Dirigido pela premiada cineasta Chloé Zhao, o longa Eternosfoi anunciado pelos estúdios ainda em 2018 e teve sua distribuição amplamente afetada pela pandemia de coronavírus, que fechou salas de cinemas ao redor do mundo e obrigou os grandes estúdios a adiarem seus filmes.

O longa, que terá mais de duas horas e meia de duração, conta com grandes nomes da indústria cinematográfica em seu elenco, entre eles Salma Hayek (Frida; Gente Grande), Angelina Jolie (Sr. e Sra. Smith; Malévola), Richard Madden (Game of Thrones; Cinderela), Gemma Chan (Podres de Ricos; Animais Fantásticos e Onde Habitam) e Kit Harington (Game of Thrones; Modern Love).

Agora, que faltam poucas semanas para o lançamento nacional de Eternos“,  algumas dúvidas passam a surgir entre os fãs do título. A maioria delas é relacionada às origens e aos poderes dos heróis nos quadrinhos, mas algumas se referem ao próprio Universo Cinematográfico da MarvelSabendo disso, o Sobre Sagas optou por explorar uma questão bastante importante:

Em qual período do MCU se passará “Eternos”?

Eternos
Eternos: equipe de heróis chega na Terra durante a pré-história, há 7.000 anos (Imagem: Divulgação/Marvel).

Primeiramente, é necessário explicar que em sua longa duração, Eternos” irá abordar diferentes períodos da história. Se sabe, por exemplo, que a equipe de heróis chega na Terra há mais 7.000 anos, ainda na pré-história. Algumas cenas dos trailers,  que mostram os heróis desembarcando de suas naves em uma espécie de praia e sendo recebidos por populações primitivas já antecipam esse período.

Outro período bastante importante para o filme será o da Antiga Babilônia. Na Idade do Bronze, já se sabe que a equipe de heróis lutarão contra os Deviantes nos portões da cidade milenar, que foram reconstruídos nos sets para as gravações do longa. Em uma parte do segundo trailer, o personagem Druig (Barry Kheogan) também assiste uma civilização antiga ser exterminada, dando a entender que se tratava do Império Babilônico.

Eternos: Império Babilônico como é mostrado no filme (Imagem: Divulgação/Marvel).

Após esses eventos, Eternos” fará um salto temporal para o futuro do Universo Cinematográfico da Marvelonde a equipe de heróis já se encontra infiltrada na humanidade e cada um segue seu próprio destino. Isso ocorrerá alguns meses após os acontecimentos de Vingadores: UItimato“, quando “o retorno da população forneceu a energia necessária para dar início ao despertar”, nas palavras da própria Ajak (Salma Hayek), líder da equipe.

Sendo assim, os acontecimentos de Eternos” terão lugar paralelamente aos acontecimentos de “Homem-Aranha: Longe de Casa” (2019), último filme da Fase 3  dos estúdios. Essa informação foi confirmada pelo próprio Nate Mooreexecutivo da Marvel que afirmou que Eternos se passa em um momento em que “o mundo está se recuperando do ataque de Thanos e do retorno de metade da população mundial”.

Eternos
Eternos: parte do filme se passa nos dias atuais (Imagem: Divulgação/Marvel).

Em termos numéricos, considerando que “Vingadores: Ultimato” se passa em Outubro de 2023, é seguro dizer que tanto “Eternos” quanto “Longe de Casa” se passam no verão norte-americano de 2024, pouco tempo depois de Hulk utilizar a Manopla do Infinito para trazer as pessoas de volta – e dar início ao “despertar”.

Sabendo disso, é possível estabelecer uma ordem cronológica para os acontecimentos já apresentados até então durante a Fase 4, determinada a partir da seguinte sequência partindo de “Vingadores: Ultimato”:

  • Vingadores: Ultimato (Fase 3)
  • Loki
  • What If…? da Marvel
  • WandaVision
  • Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
  • Falcão e o Soldado Invernal
  • Eternos (Fase 4) / Homem-Aranha: Longe de Casa (Fase 3)

Novidades a respeito de Eternos” serão divulgadas nas próximas semanas, enquanto a estreia do filme segue agendada para acontecer no dia 4 de novembro, com exclusividade nos cinemas nacionais. Enquanto isso, fiquem ligados no Sobre Sagas  para mais novidades sobre o filme e o Universo Cinematográfico da Marvel!

Assista ao trailer final de “Eternos”:

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar