Extensão do Chrome é malware disfarçado, saiba como se proteger

Uma extensão maliciosa do Chrome é capaz de instalar programas de malware disfarçados e pode prejudicar o funcionamento do seu dispositivo.

Recentemente, um fórum de tecnologia e guias de serviços digitais descobriu uma extensão do Chrome que é capaz de instalar programas de malware. A extensão de nome Internet Download Manager é uma falsa gerenciadora de downloads e pode prejudicar o funcionamento do seu dispositivo.

Mesmo com milhares de downloads na Chrome Web Store, a extensão de navegador fazia desde alterar o motor de busca a abrir sites maliciosos sem o consentimento do usuário. A denúncia é bastante recente mas, se você quer saber como se proteger desse e outros softwares nocivos, confira a seguir.

Internet Download Manager

Extensão do Chrome é malware disfarçado, saiba como se proteger

Com mais de 200 mil downloads executados na loja de extensões do Chrome, o Internet Download Manager é na verdade uma enganação e um programa malicioso. E tudo foi descoberto graças a um usuário que ativou essa extensão no seu navegador e começou a perceber um comportamento estranho, fazendo uma denúncia para o fórum de tecnologia.

O que a extensão fazia era utilizar os inputs de mouse como clicar em links para abrir um site e, ao abrir uma nova guia surgia também uma guia de um site de spam. Também conseguia acessar as configurações de padrões de motor de busca para mudar do Bing ou Google para um buscador suspeito que provavelmente coleta os dados de pesquisa.

Em alguns casos também relatou-se que a extensão maliciosa ainda acessava as páginas sendo navegadas pelo usuário e adicionava pop-ups próprios no layout. Esses pop-ups levavam a downloads invasivos de malwares e adwares nocivos ao computador.

O que a extensão falsa promete é aumentar a capacidade de download do seu navegador, aparentemente com alguma forma de magia, sem nenhuma explicação. Mas para isso você deveria antes baixar o plugin para o desktop e depois instalar um programa por prompt de comando extremamente suspeito.

Como se proteger de extensões e softwares maliciosos?

Com o aumento da presença de softwares e plugins maliciosos no universo digital, cada vez mais a segurança se torna um fator para preocupação tanto dos usuários como das próprias lojas e agregadores de conteúdo. Por isso, já existem algumas iniciativas pelas maiores empresas para identificar ou barrar esse tipo de malware.

No caso de plugins e extensões para navegadores, as maiores lojas como a Chrome Web Store, tem trabalhado com um sistema de etiquetas de empresas e produtos confiáveis. Essas etiquetas, muito parecidas com aquelas usadas nas redes sociais por perfis oficiais para impedir roubo de identidade, alegam a confiança da loja na qualidade daquele software.

Então é sempre bom ficar de olho se aquela extensão que você está baixando possui uma etiqueta ou selo de certificação de confiabilidade. Além disso, o que se recomenda fazer é checar os detalhes do produto antes de baixá-lo e muito menos instalá-lo.

Veja qual é o nome da empresa que o desenvolveu e procure conhecer a própria empresa. Muitos aplicativos ou softwares maliciosos de fachada não conseguem disfarçar todos esses aspectos e acaba sendo claro quando é uma empresa falsa ou suspeita que está por trás daquilo.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário