Facebook finalmente lança no Brasil a criação de avatares personalizados!

Hoje (6), o Facebook finalmente lançou no Brasil a ferramenta de criação de avatares personalizados. O recurso já estava disponível em outros países já havia alguns meses.

A ferramenta possibilita que você crie uma versão de si mesmo (ou de outra pessoa) em formato de desenho. Mas não apenas isso: com o seu avatar criado, você poderá utilizá-lo em conversas e postagens do Facebook como figurinha ou foto de perfil!

O que são e para que servem os avatares personalizados do Facebook

O avatar personalizado nada mais é do que um desenho que você faz de si mesmo, customizando o formato e a cor do rosto, dos olhos, do cabelo, a roupa que ele vestirá etc.

A ideia é fazê-lo o mais semelhante possível a você, mas nada o impede de criar um avatar à parte, completamente diferente do que você é. Não é preciso ser nenhum desenhista para isso, não: a criação do avatar é feita através de uma ferramenta desenvolvida e disponibilizada pelo próprio Facebook.

Avatares personalizados do Facebook

Os avatares personalizados do Facebook podem servir não só de foto de perfil, mas também como protagonistas de uma série de figurinhas que podem ser utilizadas em conversas, comentários etc. Com isso, você poderá expressar melhor seus sentimentos e pensamentos com um avatar exclusivamente seu!

Onde criar um avatar do Facebook

Por enquanto, só é possível criá-lo através do aplicativo oficial e principal do Facebook. Ou seja, ainda não é possível criá-lo nem pelo navegador, nem pelo aplicativo do Facebook Lite. Portanto, certifique-se de que o seu aplicativo do Facebook esteja baixado e atualizado.

E muito cuidado para não cair em golpes pela internet: caso um aplicativo ou site solicite o login e a senha do seu Facebook com a promessa de criar um avatar, não o faça!

É claro que existem outros sites e outros aplicativos que criam avatares customizados. Porém, estes avatares em nada têm a ver com os avatares personalizados do Facebook.

Como criar um avatar personalizado no Facebook

Passo 1. Abra o aplicativo do Facebook em seu smartphone ou tablet. Lembrando que a ferramenta de criação, ao menos até então, não está disponível na versão de navegador, tampouco na versão do Facebook Lite.

Passo 2. Em seguida, na tela inicial do app, aperte nas três listras horizontais no canto superior direito para abrir o menu lateral (indicadas pela seta vermelha na imagem abaixo).

Como criar um avatar personalizado no Facebook

Passo 3. Depois, desça a tela até encontrar a opção “ver mais”. Aperte sobre ela.

Passo 4. A lista de categorias se expandirá. Procure pela opção “avatares”, com um ícone rosa, e aperte sobre ela.

Passo 5. Clicando em “avatares”, a ferramenta de criação de avatar personalizado abrirá. Agora, é só ir selecionando a cor da pele, o modelo de rosto, de cabelo etc. que mais se assemelha a você!

Criação de avatares personalizados do Facebook

Passo 6. Você pode ir alternando entre as categorias clicando os ícones marcados em vermelho na imagem abaixo.

Criação de avatares personalizados do Facebook

Passo 7. Quando terminar de editar seu avatar, simplesmente aperte em “concluir” no canto superior direito da tela. Na tela seguinte, aperte em “avançar”.

Passo 8. Por fim, uma pequena apresentação de seu avatar será exibida na tela. Você poderá escolher uma entre 3 opções de poses para compartilhar uma imagem de seu avatar com seus amigos.

Pronto! Seu avatar está concluído! Confira abaixo uma prévia das várias figurinhas envolvendo os avatares personalizados do Facebook!

Para compartilhar uma dessas figurinhas em uma conversa ou em uma postagem, simplesmente clique no ícone das figurinhas, próximo ao de emojis, e selecione a que melhor se encaixar no contexto!

Fácil, não? Por fim, caso você queira ter acesso a mais tutoriais e novidades sobre o Facebook e outras plataformas, confira nossa sessão exclusiva de redes sociais clicando aqui!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário