Facebook contrata especialista de desenvolvimento de chips do Google

O Facebook contratou o líder de tecnologia Shahriar Rabii para ser o vice-presidente e chefe de silício (chips). Rabii trabalhou anteriormente na equipe de engenharia de tecnologia de hardware do Google, é um dos fundadores da startup Arda Technologies, cofundador da Aeluros e membro da equipe fundadora da Atheros.

A contratação de Rabii, renova a informação divulgada pelo Facebook no início deste ano, onde foi revelado a formação de uma equipe de semicondutores para produzir seus próprios chips personalizados.

De acordo com relato no site do Bloomberg, está iniciativa de produção independente de chips personalizados, pode garantir ao Facebook um melhor controle do desenvolvimento de produtos, da inteligência artificial, do software e do hardware, auxiliando assim em trabalho futuros.

No início deste ano, o Facebook lançou o fone de ouvido de realidade virtual independente Oculus Go com um chip smartphone da Qualcomm. A empresa está trabalhando ainda em seu primeiro hardware de marca ‘uma série de alto-falantes inteligentes com grandes telas sensíveis ao toque que também podem ser usadas para chats de vídeo’.

O Facebook também vêm trabalhado com a inteligência artificial para entender melhor a natureza do conteúdo que as pessoas publicam nas mídias sociais, de modo que ele possa eliminar ‘discurso de ódio, contas falsas e vídeos de violência’ no entanto os moderadores humanos estão tendo problemas para avaliar o conteúdo de forma consistente.

Os chips personalizados poderiam ser utilizados tanto para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de dispositivos futuros, quanto para o melhoramento da inteligência artificial da empresa.

A contratação do líder de tecnologia Shahriar Rabii, não foi comentada por nenhuma das companhias (Facebook e Google), entretanto encontra-se na atualização do perfil no LinkedIn de Rabii.

O Facebook não falou sobre o assunto, mas ainda conforme o Bloomberg, Rabii irá trabalhar com Andrew Bosworth, chefe de realidade virtual e realidade aumentada, contudo até o momento não há informações sobre quais projetos Shahriar Rabii liderará inicialmente.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário