Facebook lança recursos para homenagear pessoa falecida

O Facebook anunciou na última terça-feira, dia 09 de abril de 2019, o lançamento de novos recursos para homenagear a  memória de pessoas queridas, após seu falecimento, entre as novidades trazidas contaremos com uma nova seção de tributos para as contas memorializadas; mais controles para as pessoas que administram essas contas; e uso de Inteligência Artificial para impedir que o perfil de alguém querido que faleceu apareça de maneiras dolorosas.

A companhia explicou que estas novidades estão sendo implantadas devido ao feedbacks de pessoas de diferentes religiões e culturas, especialistas e acadêmicos que ajudaram o Facebook a construir novas ferramentas para auxiliar as pessoas a encontrar conforto em momentos de luto.

Nova seção de tributos

De acordo com o Facebook, a nova seção de tributos cria uma aba separada nos perfis memorializados, onde amigos e familiares podem compartilhar publicações, enquanto a linha do tempo original é preservada.

Facebook lança recursos para homenagear pessoa falecida após o seu falecimento

Controles adicionais para as pessoas que administrarem a conta “contato herdeiro”

Desde 2015 o Facebook implementou uma função que permite que as pessoas escolham um “contato herdeiro” que é basicamente um membro da família ou amigo responsável por cuidar da conta no Facebook daquela pessoa quando ela falecer.

Esta função possibilita que o “contato herdeiro” possa atualizar as fotos de perfil e capa de uma pessoa, e de fixar uma publicação no topo do perfil, o que é frequentemente usado para dar mais informações sobre um velório.

Agora o “contato herdeiro” também poderá moderar as publicações compartilhadas na nova seção de tributos removendo ou mudando configurações de marcações e editando quem pode publicar algo ou ver publicações. O Facebook também destacou, que recentemente alterou sua política para que pais que perderam filhos com menos de 18 anos possam pedir para se tornar seu contato herdeiro.

Memorialização e Inteligência Artificial

Agora apenas amigos e familiares podem pedir para que uma conta seja memorializada. Agora, quando uma conta é memorializada, o Facebook usa Inteligência Artificial para evitar que esse perfil apareça em lugares que possam causar sofrimento, como recomendações para que a pessoa seja convidada para eventos ou um lembrete de aniversário para seus amigos.

O Facebook finalizou o anúncio dizendo que irá continuar desenvolvendo mudanças com base no feedback da comunidade.

Fonte: Facebook Newsroom

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário