Facebook pode estar desenvolvendo plataforma semelhante ao Reels

Uma coisa é inegável quando o assunto é TikTok: ele definitivamente revolucionou as redes sociais desde o seu lançamento. Prova disso é que, segundo recentes rumores, o Facebook está criando uma ferramenta semelhante ao Reels do Instagram — que, por sua vez, já é uma espécie de cópia do TikTok.

Para quem não conhece, o TikTok é uma rede social que trabalha especialmente com vídeos curtos. Cada vídeo tem um limite de 60 segundos, o que obriga os usuários a serem criativos e diretos. Para alternar entre um vídeo e outro, basta que o usuário arraste para cima.

O Instagram Reels, lançado em agosto de 2020, é basicamente uma plataforma semelhante ao TikTok dentro do Instagram. Os criadores também postam vídeos curtos, com efeitos e áudios, para que os usuários vejam, curtam e compartilhem.

Na época do lançamento, ficou claro que o Reels surgiu especialmente para que o Instagram conseguisse competir com o TikTok neste segmento de vídeos curtos.

Facebook pode ganhar ferramenta semelhante ao Reels

Agora, ao que tudo indica, o Facebook está trabalhando em uma ferramenta semelhante ao Reels do Instagram para sua própria plataforma.

Lembrando que o Facebook comprou o Instagram em abril de 2012. Ou seja, a decisão de lançar o Reels no Instagram certamente passou pelo aval do Facebook, que desde então deve estar estudando a possibilidade de algo parecido em sua própria plataforma.

Facebook
(Imagem: Brett Jordan/ Unsplash

O rumor de que essa novidade pode estar mais próxima do que imaginamos ganhou força na madrugada desta terça-feira (09). Segundo o portal Reuters, o Facebook está estudando na Índia a possibilidade de os criadores compartilharem Reels do Instagram direto para dentro do Facebook.

Para isso, haverá uma versão da plataforma Reels dentro do aplicativo do Facebook. Ainda não sabemos como ela vai funcionar, mas, caso seja verdade, ela provavelmente terá todas as funcionalidades da versão do Instagram.

Bars, o novo app do Facebook para rappers (semelhante ao… TikTok)

Outro detalhe que reforça a ideia de que o Facebook está investindo em ferramentas semelhantes ao TikTok é o seu mais novo aplicativo, o Bars.

Ainda não disponível no Brasil, o Bars é uma plataforma de vídeos curtos que permite ao usuário criar seus próprios raps. Para isso, ele pode escolher uma batida dentro de uma biblioteca de batidas pré-definidas, escrever a letra da música com a ajuda de uma IA e gravar sua voz por cima do instrumental.

Em seguida, o usuário pode compartilhar seu vídeo com outros usuários da plataforma. Os vídeos vão ter uma limitação de 60 segundos, assim como os do TikTok.

O Facebook anunciou o Bars no final de fevereiro. Até então, ele está disponível apenas para iOS e apenas para alguns usuários dos Estados Unidos. Há planos tanto para uma versão de Android quanto para uma expansão do app para outras regiões do mundo.

Outras plataformas seguindo o modelo do TikTok

Além disso, há várias outras redes sociais que estão seguindo o modelo de vídeos curtos do TikTok.

Por exemplo, o Snapchat lançou, em novembro do ano passado, o “Spotlight“, que funciona de maneira bem semelhante ao TikTok.

Além disso, até mesmo a Netflix entrou na onda dos vídeos curtos e anunciou recentemente o Fast Laughs, plataforma de vídeos curtos de comédia dentro do aplicativo do streaming.

Ou seja, aquela afirmação que fizemos no primeiro parágrafo tem um fundo de verdade: o TikTok realmente teve um impacto muito grande nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário