Resumo completo do episódio 4 | Falcão e o Soldado Invernal

Nesta sexta-feira (09), o Disney Plus liberou o episódio 4 de Falcão e o Soldado Invernal em sua plataforma.

O quarto episódio, intitulado “O Mundo Está Vendo“,  não perdeu tempo com enrolação e já deixou o terreno preparado para os conflitos finais dos dois últimos episódios da série.

Além disso, até agora, esse foi o episódio que mais impactou o MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) da série. É claro que ainda temos mais dois episódios pela frente, que com certeza vão impactar ainda mais a história do mundo da Marvel.

Confira a seguir o resumão completo com tudo que aconteceu de importante no quarto episódio de Falcão e o Soldado Invernal. É claro que o artigo está transbordando de spoilers do episódio, então siga por sua conta e risco!

Resumo do episódio 4 – Falcão e o Soldado Invernal

Para aqueles que estavam já estavam simpatizando com o novo Capitão América, o quarto episódio fez questão de provar que ele não é flor que se cheire.

Sem dúvidas, o grande destaque do episódio foi John Walker se transformando no mais novo super soldado do MCU. É claro que não demorou muito para o poder subir à cabeça do soldado, fazendo ele perder o controle.

Além disso, como já era esperado, Barão Zemo finalmente fez a sua grande fuga das mãos dos protagonistas (ninguém esperava isso, né?).

Ayo, Dora Milaje e Bucky

Sequência em Wakanda mostra Bucky se livrando do controle mental da HYDRA
Sequência em Wakanda mostra Bucky se livrando do controle mental da HYDRA (Imagem: Reprodução/Marvel/Disney+)

O quarto episódio começa com um flashback, 6 anos antes do começo dos eventos da série. Nele vemos Bucky em Wakanda contando com a ajuda de Ayo para se livrar do controle mental deixado pela HYDRA.

Durante a sequência, vemos a primeira vez que Bucky resiste aos comandos que ativam o Soldado Invernal. A cena é importante pois mostra o quanto Bucky deve ao reino de Wakanda, pois tanto a Dra. Shuri quanto as Dora Milaje foram fundamentais para curar a mente de Bucky.

O que nos leva ao conflito atual, onde as Dora Milaje chegaram na cena para levar o Barão Zemo à justiça por ter assassinado o rei de Wakanda. Dessa forma, Bucky enfrenta o dilema entre cooperar com as pessoas que o ajudaram ou continuar com a sua investigação ao lado de Zemo.

Entretanto, Ayo deixa bem claro que não está ali para negociar, especialmente com alguém que traiu a confiança de Wakanda como Bucky (Já que ele libertou Zemo da cadeia). Assim, Ayo dá um prazo de 8 horas para Bucky fazer o que quiser com o vilão até elas virem atrás de Zemo.

Zemo suborna uma criança

Depois de uma curta cena de investigação, vemos que, mais uma vez, a dupla de protagonistas não chegaria a lugar algum se não fosse pela ajuda de Zemo.

Isso porque Zemo, sozinho, facilmente encontra o paradeiro da líder dos Apátridas. É claro que ele só conseguiu isso através de mais uma atitude vil e desprezível digna de um vilão: comprando as informações de uma criança com doces deliciosos.

Zemo descobre o paradeiro de Karli Morgenthau
Zemo comprando uma criança com doces para descobrir o paradeiro de Karli Morgenthau (Imagem: Reprodução/Marvel/Disney+)

Assim, os protagonistas descobrem que Karli Morgenthau estará presente no enterro de Donya Madani, uma figura materna tanto de Karli quanto dos demais refugiados.

Sam Wilson e Karli Morgenthau se encontram

Sam e Karli se encontram no funeral
Sam e Karli Morgenthau se encontram no funeral (Imagem: Reprodução/Marvel/Disney+)

Após descobrir o paradeiro da líder dos Apátridas, Sam, Bucky e Zemo vão até o local do funeral de Donya para enfrentar Karli, esbarrando com John Walker e seu parceiro no caminho.

No bom e velho estilo de heróis super otimistas, Sam Wilson pede para se encontrar sozinho com Karli para ter uma chance de convencê-la a se entregar. Apesar do plano ser extremamente inocente, ele até que estava dando certo. Até que, é claro, algo deu errado.

Isso porque John Walker não se conteve, e, cansado de esperar a conversa terminar , partiu pra cima da líder dos Apátridas, acabando de vez com quaisquer esperanças de resolver o conflito de forma pacífica.

No meio da correria, Zemo encontra o soro de super soldado

Zemo encontra e destrói as doses restantes do soro de super soldado
Zemo encontra e destrói as doses restantes do soro de super soldado (Imagem:Reprodução/Marvel/Disney+)

Após o ataque inconsequente de John Walker, a líder dos Apátridas meteu o pé e partiu para se esconder nos porões do prédio. Entretanto, o que ela não esperava é que o próprio Barão Zemo estava de tocaia, só esperando ela passar para atacá-la.

Dito e feito: assim que Zemo avista Karli, ele atira imediatamente na líder dos Apátridas, e prova, mais uma vez, que ele não está ali para brincar com os super soldados.

Mas, dessa vez, Zemo também foi pego de surpresa, já que a Karli coincidentemente estava carregando uma bolsa com todas as doses restantes do soro de super soldado.

É claro que, aproveitando que Karli estava debilitada pelo tiro, Zemo não hesitou em destruir todas as doses do soro ali mesmo. O que era o esperado, já que, para ele, o nascimento de um novo super soldado é a pior coisa que pode acontecer.

Zemo QUASE destrói todas as doses

Zemo tirou a sorte grande ao encontrar as únicas doses do soro de super soldado, e não perdeu tempo para livrar o mundo dessa ameaça. Entretanto, o que ele não esperava é que John Walker chegaria nos últimos instantes antes de a última dose do soro ser destruída.

Até agora, vimos que John Walker não está sendo um Capitão América muito eficiente, já que ele perdeu todos os combates nos quais ele se envolveu até agora.

Dessa forma, ao invés de deixar Zemo destruir a última dose, John Walker nocauteia o vilão e esconde a última amostra do soro de super soldado para si.

John Walker encontra o soro de super soldado
John Walker e a última dose do soro de super soldado (Imagem: Reprodução/Marvel/Disney+)

Dora Milaje em ação e a grande fuga de Zemo

Após o breve confronto com Karli Morgenthau, os protagonistas, mais uma vez derrotados, voltam para o apartamento do Barão Zemo. John Walker e seu parceiro Lamar Hoskins logo os seguem para tirar satisfações sobre o fracasso do plano de capturar a líder dos Apátridas

Mas, assim que eles chegam lá, as agentes do Dora Milaje, cansadas de esperar a resposta de Bucky, também invadem o apartamento em busca de Zemo. É claro que John Walker não vai aceitar ter sua autoridade revogada pelo grupo de Wakanda, o que acaba causando mais um confronto.

Dora Milaje chega para buscar Zemo
Dora Milaje chega para buscar Zemo (Imagem:Reprodução/Marvel/Disney+)

E mais uma vez, tanto John Walker e seu parceiro quanto os protagonistas levam uma tremenda surra, dessa vez das guerreira de elite de Wakanda.

Durante a batalha, Zemo deu uma de El Chapo, e aproveitou a confusão para sair de fininho através de um esconderijo. O que não é nenhuma surpresa, já que, como todo bom vilão, ele estava predestinado a fugir dos protagonistas mais cedo ou mais tarde.

Após tomar mais uma surra, John Walker se torna um super soldado

Até agora, estava bem claro que John Walker não estava feliz com o seu desempenho no posto de Capitão América. Mas, até agora, ele tinha uma justificativa, já que estava enfrentando super soldados muito mais fortes e ágeis que ele.

Entretanto, após tomar mais uma surra para as guerreiras de Wakanda, seu orgulho ficou ferido ainda mais, já que as Dora Milaje o venceram em um combate de igual para igual, ou seja, elas não possuem a força e a agilidade de um super soldado.

E é nesse contexto de fracasso e desespero que John Walker decide tomar a última dose do soro que Zemo falhou em destruir. Se tornando, assim, o mais novo super soldado do MCU.

John Walker usa sua super força para arremas o escudo em uma parede de concreto
Escudo cravado em uma parede de mármore, demonstrando a nova força de John Walker (Imagem:Reprodução/Marvel/Disney+)

O final sangrento do quarto episódio

John Walker e Lamar Hoskins invadem um esconderijo dos Apátridas
John Walker e Lamar Hoskins invadem um esconderijo dos Apátridas (Imagem: Reprodução/Marvel/Disney+)

Com os novos poderes de John Walker, o novo Capitão América e seu parceiro, Estrela Negra, rastreiam mais uma vez o paradeiro dos Apátridas. Dessa vez em um esconderijo no meio da cidade.

Porém, o esconderijo era mais uma armadilha que os Apátridas armaram com a intenção de matar o Capitão América. O que os terroristas não esperavam é que John Walker agora poderia bater de frente com os super terroristas.

Entretanto, mesmo sendo grande, John Walker não é dois, muito menos cinco, que era a quantidade de super terroristas que a dupla estava lutando. E mesmo o Capitão América sendo um super soldado agora, ele quase não conseguiu se manter a salvo enfrentando toda a linha de frente dos Apátridas

Já o seu parceiro Lamar Hoskins, apesar de ser um excelente soldado, ainda é apenas um ser humano normal, ou seja, ele não tinha chance nenhuma contra os terroristas.

Assim, Karli Morgenthau desfere um super soco no peito de Hoskins, ferindo gravemente o parceiro do Capitão América. A série inclusive não deixou claro se ele chegou a morrer ou não com o golpe.

Ver o seu parceiro gravemente ferido foi mais que o suficiente para fazer John Walker perder a linha de vez. Enfurecido e com sede de vingança, o Capitão América persegue os terroristas, que meteram o pé após a chegada de Sam e Bucky.

John Walker rapidamente consegue imobilizar um dos fugitivos com seu escudo. Entretanto, mesmo com o homem imobilizado, o novo Capitão América só parou de bater no rapaz quando seu escudo já estava coberto de sangue e o terrorista morto.

John Walker com o escudo ensanguentado após matar o apátrida
John Walker com o escudo ensanguentado após matar o apátrida (Imagem:Reprodução/Marvel/Disney+)

Falcão e o Soldado Invernal episódio 4

É claro que John Walker tinha que matar o homem no meio de uma praça pública, para o mundo inteiro testemunhar o seu crime. Isso com certeza vai gerar grandes repercursões tanto para o futuro da série quanto para o MCU como um todo.

Entretanto, para sabermos realmente o que vai acontecer, devemos esperar pelo próximo episódio de Falcão e o Soldado Invernal, que deve chegar na próxima sexta-feira (16).

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Então nos siga no Twitter e não perca mais nenhuma postagem da equipe do Tech News Brasil!

A equipe do Tech News retirou todas as informações desse artigo do episódio 4 da série Falcão e o Soldado Invernal, exclusiva do Disney Plus.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Fechar