Falcão e o Soldado Invernal | Saiba mais sobre Isaiah Bradley

Nesta sexta-feira (26), o segundo episódio da série Falcão e o Soldado Invernal estreou no Disney Plus. Além de sabermos mais sobre os terroristas Apátridas e suas motivações, o segundo episódio introduziu um personagem muito importante dos quadrinhos no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU): o primeiro Capitão América negro da história, Isaiah Bradley.

Apesar de o personagem aparecer bem brevemente em uma cena de poucos minutos, ele já apresentou informações bem interessantes sobre o passado de Bucky. Neste artigo, vamos discutir sobre a cena de Isaiah Bradley na série e a sua história nos quadrinhos.

É claro que este artigo contém spoilers do segundo episódio de Falcão e o Soldado Invernal. Se você ainda não viu o episódio ou quer relembrar de algumas cenas, já temos um resumão completo de tudo o que rolou.

Falcão e o Soldado Invernal – Quem é Isaiah Bradley

A cena em que Isaiah Bradley aparece no segundo episódio é bem curta, mas contém muitas informações interessantes sobre o passado de Bucky, além de segredos do governo americano.

Falcão e o Soldado Invernal - Isaiah Bradley
Isaiah Bradley – O Primeiro Capitão América Negro (Imagem: Reprodução / Marvel)

Durante o episódio, tanto os protagonistas quanto John Walker, o novo Capitão América, são completamente derrotados pelos Apátridas. Isso porque todos os membros do grupo terrorista possuem as habilidades do soro de super soldado.

Completamente perdidos e sem informações sobre como os Apátridas conseguiram o soro, Bucky decide desenterrar uma pessoa misteriosa do seu passado em busca de respostas.

Essa pessoa é ninguém menos que o próprio Isaiah Bradley, que, de acordo com o que vimos na cena, foi o segundo homem a assumir o posto de Capitão América após o desaparecimento de Steve Rogers no final de O Primeiro Vingador (2011).

Assim como o Steve, Isaiah tomou o soro de super soldado e possui forças e reflexos sobre-humanos. Dessa forma, Bucky decide procurá-lo para saber se ele possuí alguma informação que possa ajudá-los a rastrear a origem do soro atualmente.

Durante a cena, Isaiah revela informações importantes sobre o seu passado com Bucky. Por exemplo, eles relembram de quando lutaram em lados opostos durante a Guerra da Coréia. Nessa ocasião, Bucky já estava sendo controlado pela HYDRA e estava matando muitos soldados americanos.

Para combatê-lo, o governo enviou Isaiah, que deu uma grande surra em Bucky, chegando até a quebrar seu braço metálico. Bucky revela durante o reencontro que Isaiah era o segundo homem que a HYDRA mais temia, o primeiro sendo, é claro, o próprio Steve Rogers.

Entretanto, o reencontro foi bem curto, pois Isaiah se tornou um homem bem atormentado e se recusa a falar sobre os experimentos de super soldado.

Isso porque Isaiah, ao contrário de Steve, recebeu um tratamento bem diferente do governo Americano. Isaiah revela que, além de ter seu nome apagado da história, ele foi preso e torturado durante 30 anos, apesar de ser um grande herói. assim como Steve.

Sam fica muito incomodado em saber que já existia um Capitão América negro, e que ele foi completamente injustiçado pelo governo. Bucky revela que nem mesmo Steve Rogers sabia da existência de Isaiah, e que o governo americano fez de tudo para apagá-lo da história.

Isaiah Bradley nos quadrinhos

Nos quadrinhos, Isaiah Bradley apareceu na saga de 7 volumes chamada Capitão América Verdade – Vermelho, Branco e Negro, lançada em 2003.

A história de origem do personagem é igualmente trágica e revoltante nos quadrinhos. Após a morte do cientista Abraham Erskine, a fórmula do soro do super soldado se perdeu.

Dessa forma, para tentar recuperar a fórmula e continuar fazendo super soldados, o governo americano contrata o cientista Wilfred Negel, que tenta recriar o soro através de experimentos macabros com seres humanos.

Em um desses experimentos, o cientista recrutou 300 soldados afro-americanos para fazer experimentos com fórmulas experimentais do soro. Para não levantar suspeitas, as famílias dos soldados receberam cartas que diziam que todos foram mortos em batalha.

Desses trezentos homens, apenas um grupo de 5 conseguiu sobreviver aos experimentos, entre eles o próprio Isaiah Bradley. Dessa forma, eles se tornaram super soldados, e formaram um time de operações especiais focados em missões quase impossíveis.

Após algumas missões, do grupo inteiro, apenas Isaiah sobreviveu. Mesmo tendo comprovado sua lealdade e coragem diversas vezes, o governo o enviou para uma última missão suicida.

Após a morte de seus colegas, dos experimentos horríveis e da discriminação que sofreu, Isaiah deixa sua frustração escapar e, antes de sair para missão, ele rouba o uniforme e o escudo do Capitão América.

Isaiah Bradley nas HQS com o uniforme do Capitão América
Isaiah com o uniforme do Capitão América (Imagem: Reprodução / Marvel Comics)

Entretanto, ao contrário do que todos pensavam, Isaiah consegue cumprir a missão e sobreviver. Porém, ao retornar para casa, ele é imediatamente preso por roubar a propriedade do governo.

Após 17 anos de prisão, Isaiah é libertado, e sua lenda começa a se espalhar pela comunidade negra dos Estados Unidos, que passou a fazer dele um símbolo. Sua lenda se espalha tanto que até grande líderes da comunidade, como Malcom X e Nelson Mandela, o visitam em sua casa, em sinal de respeito e admiração.

Até mesmo Steve Rogers o visita e se mostra extremamente chocado e arrependido pelas injustiças que o governo cometeu com esse grande herói.

Falcão e o Soldado Invernal

É muito provável que a história de Isaiah Bradley na série siga o mesmo caminho. Entretanto, o segundo episódio não revelou muita coisa sobre como ele conseguiu os seus poderes e nem como ele foi preso.

Devemos aguardar os próximos episódios da série para sabermos mais sobre a história desse personagem e sua participação no MCU.

Falcão e o Soldado Invernal já está disponível no Disney Plus. Novos episódios chegam toda sexta-feira.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e não perca mais nenhuma novidade da equipe do Tech News Brasil!

Todas as informações dessa matéria foram retiradas do segundo episódio de Falcão e o Soldado Invernal, que já está disponível na Disney Plus, e do Marvel Database.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário

17 + 3 =