Feedback Tátil: o que é e como isso vai mudar a maneira como jogamos

Uma das principais mudanças trazidas para as novas gerações de console foi o Feedback Tátil. Mais presente no DualSense, controle do PlayStation 5, a novidade pode representar uma grande mudança na forma como jogamos.

Isto é, apesar de não representar uma mudança em termos de gráficos ou desempenho, a novidade traz ganhos em jogabilidade.

Feedback Tátil
Feedback Tátil: saiba como o recurso chega para a nova geração (Imagem: Divulgação)

O que é o Feedback Tátil

Antes de mais nada, precisamos saber o que é o Feedback Tátil. Em resumo, o recurso é uma resposta que o usuário sente em determinadas situações.

Apesar de sua presença na nova geração de consoles, esse recurso é bem mais antigo. Isto é, você já teve contato com esse tipo de feedback. Por exemplo, ao receber uma mensagem de texto ou ligação e se smartphone vibrar. Isso é Feedback Tátil.

Nos games, a vibração do controle em um tiroteio ou colisão, variando de intensidade de acordo com a situação, também é um exemplo.

Mas o problema é que essa resposta, devido à limitação de recursos, possuía pouca variação, e não trazia uma sensação de imersão. Contudo, isso está para mudar.

Os recursos da nova geração

Isto é, com o desenvolvimento da tecnologia para os consoles da nova geração, o Feedback Tátil ganhou mais espaço.

Com isso, o usuário poderá sentir toda uma variação de intensidades e respostas do controle para simular o que acontece na sua tela.

Com o Feedback Háptico, há uma resposta muito maior ao que acontece no jogo. Desde vibrações e sons mais sutis, com gotas de chuva, até movimentos mais intensos, como explosões, você pode sentir tudo isso em suas mãos.

DualSense
(Imagem: Divulgação/Sony)

Feedback Tátil no PS5

Apesar de não ser bem uma novidade, o Feedback Tátil apresenta uma grande evolução para a nova geração, especialmente com o DualSense, do PS5.

O novo controle da Sony traz, além da resposta háptica, os gatilhos adaptáveis. Com isso, há níveis variados de resistência para pressionar os botões. Esse recurso pode, por exemplo, simular efeitos no jogo, como puxar a corta de um arco e sentir sua tensão aumentar.

Feedback Tátil: Controle Xbox
(Imagem: Divulgação/Xbox)

E o Xbox?

A resposta interativa dos controles é algo que está presente no controle do Xbox One, com os gatilhos de impulso. A Microsoft adicionou nos controles quatro motores de vibração, criando uma sensação maior de direcionalidade e profundidade.

Por outro lado, o controle do Xbox Series não trouxe tantas mudanças no quesito Feedback Tátil em comparação a concorrente. Contudo, ainda sim o novo controle traz algumas melhorias.

Exemplo disso, é a mudança na textura do controle, trazendo um grip melhor e uma diferença tátil nos gatilhos. Além disso, outra mudança no controle foi o D-Pad omnidirecional.

Aliás, essa é mudança mais notável do controle em comparação com o One, permitindo uma liberdade maior no direcionamento.

Como isso afeta a maneira como jogamos?

Mas como o Feedback Tátil vai afetar a forma como jogamos? Quais mudanças essa novidade representa para quem joga? Em termos de gráficos e desempenho dos games não há mudanças práticas.

Contudo, para a jogabilidade e interatividade com os games, a mudança deve ser grande. Isto é, o Feedback Tátil abra grandes possibilidades de jogos muito mais imersivos.

Por mais que a nova geração represente um grande salto em termos visuais e de desempenho, é o Feedback Háptico quem deve nos fazer ficar ainda mais conectados, pelo menos fisicamente, com os jogos.

The Last of Us 2 (Imagem: Divulgação/Naughty Dog)

Mais recursos para jogos

Com isso, é de se esperar que os games tragam cada vez mais recursos que apostem nessa imersão do jogador.

Apesar de haver uma limitação nos exemplos de games que suportam a novidade, os jogadores já podem testá-la na prática. Além do game Astro’s Playroom, desenvolvido para testar os novos recursos no PS5, outros games já suportam a novidade.

De acordo com o site GamesRadar, The Last uf Us 2 já suporta a resposta tátil e gatilhos adaptativos do DualSense no PS5. Com isso, durante o jogo, por exemplo, você poderá sentir nos gatilhos a tensão aumentar ao atirar uma flecha, ou sentir o controle vibrar ao dar partida em um veículo.

Esses são só exemplos de como o recurso pode ser usado no futuro. Mas já representa uma mudança interessante para a nova geração.

 

Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário