Fiat e TIM: parceria vai resultar em carros com Internet!

Segundo um documento enviado ao mercado nesta quarta-feira (28), a Fiat e a TIM firmaram uma parceria que vai permitir que os novos carros da marca tenham acesso à Internet da operadora.

Esta novidade vai estar já disponível a partir do ano de 2021 e vai englobar as marcas Fiat, Jeep e RAM.

Bomba: Procon notifica Apple pela venda do iPhone 12 sem carregador na caixa!

Como vai funcionar a tecnologia da parceria entre Fiat e Tim

Os carros da Fiat lançados a partir de 2021 vão ter um eSIM, ou seja, um chip virtual com acesso nativo a Wi-Fi, 4G e IoT.

Antonio Filosa, presidente da Fiat na América Latina, deu um exemplo de funcionalidade: a de pagamentos bancários dentro do próprio veículo. Além disso, Visa e McDonald’s já firmaram um acordo com a Fiat a fim de oferecer alguns serviços.

Fiat faz parceria com a TIM
Imagem: (Paul Hermann/Unsplash)

Os usuários não só vão ter acesso a conteúdos de entretenimento, segurança e utilitários. Eles também vão ter, com isso, uma ferramenta de diagnóstico de eventuais problemas técnicos e mecânicos no carro. Isso graças a alguns sensores espalhados pelo veículo. Assim, a Fiat receberá em tempo real informações sobre o estado do carro.

A ideia por trás da tecnologia é garantir aos poucos uma maior integração entre o carro e os aparelhos celulares, cada vez mais presentes na vida das pessoas. Um exemplo disso é a possibilidade de ligar a distância o veículo, usando o celular, quando você estiver se preparando para sair de casa.

Smartphone não será sempre necessário

Entretanto, embora um dos objetivos seja justamente o de uma integração entre smartphones e veículos, os aparelhos celulares não vão ser sempre necessários.

A ideia da Fiat é, também, a de transformar o veículo em uma espécie de smartphone. Os carros da Fiat a partir de 2021 vão ter uma espécie de modem 4G, e as funcionalidades vão poder ser controladas pelo próprio veículo.

Por exemplo, o motorista vai poder usar as telas multimídias do carro para realizar algumas ações. Como pedir um lanche no McDonald’s antes mesmo de chegar no drive-through.

Obviamente, a Fiat vai precisar adotar algumas medidas de segurança. Como, por exemplo, não permitir que os motoristas utilizem as ferramentas digitais com o veículo em movimento, a fim de se evitar eventuais acidentes.

Entretanto, caso a novidade vá para frente, as possibilidades de se incluir uma assistente virtual, como a Alexa ou a Google Assistente, que podem ser controladas pela voz, são bastante promissoras.

Quer ficar por dentro de novidades como essa? Pois clique aqui para acessar nossa página de notícias!

Alexandre Garcia
Redator da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês e pós-graduando em Teoria da Literatura pela PUC-PR, tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário