Fiat e TIM: parceria vai resultar em carros com Internet!

Segundo um documento enviado ao mercado nesta quarta-feira (28), a Fiat e a TIM firmaram uma parceria que vai permitir que os novos carros da marca tenham acesso à Internet da operadora.

Esta novidade vai estar já disponível a partir do ano de 2021 e vai englobar as marcas Fiat, Jeep e RAM.

Bomba: Procon notifica Apple pela venda do iPhone 12 sem carregador na caixa!

Como vai funcionar a tecnologia da parceria entre Fiat e Tim

Os carros da Fiat lançados a partir de 2021 vão ter um eSIM, ou seja, um chip virtual com acesso nativo a Wi-Fi, 4G e IoT.

Antonio Filosa, presidente da Fiat na América Latina, deu um exemplo de funcionalidade: a de pagamentos bancários dentro do próprio veículo. Além disso, Visa e McDonald’s já firmaram um acordo com a Fiat a fim de oferecer alguns serviços.

Fiat faz parceria com a TIM
Imagem: (Paul Hermann/Unsplash)

Os usuários não só vão ter acesso a conteúdos de entretenimento, segurança e utilitários. Eles também vão ter, com isso, uma ferramenta de diagnóstico de eventuais problemas técnicos e mecânicos no carro. Isso graças a alguns sensores espalhados pelo veículo. Assim, a Fiat receberá em tempo real informações sobre o estado do carro.

A ideia por trás da tecnologia é garantir aos poucos uma maior integração entre o carro e os aparelhos celulares, cada vez mais presentes na vida das pessoas. Um exemplo disso é a possibilidade de ligar a distância o veículo, usando o celular, quando você estiver se preparando para sair de casa.

Smartphone não será sempre necessário

Entretanto, embora um dos objetivos seja justamente o de uma integração entre smartphones e veículos, os aparelhos celulares não vão ser sempre necessários.

A ideia da Fiat é, também, a de transformar o veículo em uma espécie de smartphone. Os carros da Fiat a partir de 2021 vão ter uma espécie de modem 4G, e as funcionalidades vão poder ser controladas pelo próprio veículo.

Por exemplo, o motorista vai poder usar as telas multimídias do carro para realizar algumas ações. Como pedir um lanche no McDonald’s antes mesmo de chegar no drive-through.

Obviamente, a Fiat vai precisar adotar algumas medidas de segurança. Como, por exemplo, não permitir que os motoristas utilizem as ferramentas digitais com o veículo em movimento, a fim de se evitar eventuais acidentes.

Entretanto, caso a novidade vá para frente, as possibilidades de se incluir uma assistente virtual, como a Alexa ou a Google Assistente, que podem ser controladas pela voz, são bastante promissoras.

Quer ficar por dentro de novidades como essa? Pois clique aqui para acessar nossa página de notícias!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário