Filme nacional de 2006 estreia na Netflix e acompanha drama de uma mãe abandonada no interior do Brasil

O Brasil é especialista em fazer filmes que tratam da realidade de humana e as dificuldades comuns de tantas pessoas. Em O Céu de Suely, o tema principal é o abandono parental, tão comum ao redor do mundo e muito menos julgado do que as atitudes que mulheres precisam tomar para assegurar o seu sustento e o dos filhos.

Dirigido por Karim Aïnouz, o longa é de 2006 e chegou à Netflix recentemente. Ganhador de 19 prêmios nacionais e internacionais, foi escolhido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Confira a seguir mais detalhes sobre O Céu de Suely.

Sobre O Céu de Suely

filme-nacional-de-2006-estreia-na-netflix-e-acompanha-drama-de-uma-mae-abandonada-no-interior-do-brasil

Em O Céu de Suely, Hermila é uma jovem grávida que acaba indo embora do interior para São Paulo ao lado do namorado em busca de uma vida melhor. Sem conseguir emprego, no entanto, ela decide retornar para casa e aguardar a volta do pai do filho.

Passado um tempo, e sem mais notícias do rapaz, Hermila percebe que foi abandonada e decide ir embora novamente, mas dessa vez para uma cidade no sul do Brasil.

Para conseguir dinheiro para a viagem, porém, ela tem uma ideia que acaba revoltando sua família e a cidadezinha onde mora: rifar o próprio corpo entre os homens da comunidade. Para isso ela adota o nome de Suely.

Precisando enfrentar os olhares e comentários de desaprovação dos outros, Hermila ainda precisa resolver um caso antigo com um ex-namorado.

Produção

O roteiro de O Céu de Suely foi construído com base nos depoimentos de diversos jovens entrevistados pela produção do filme que queria saber sobre o que era ser jovem na realidade da época e quais seus maiores sonhos.

A partir daí, Karim Aïnouz Armando Praça desenvolveram a história de uma mãe humilde e abandonada, sem recursos para manter a si e ao filho, com sonhos de ter uma vida melhor e precisando abrir mão da própria “moral” para ter alguma chance de realizar esses sonhos.

As filmagens aconteceram em Iguatu, no Ceará, e duraram sete semanas. Durante esse tempo, as atrizes que dão vida a Hermila, Zezita e Maria realmente moraram na mesma casa das gravações como forma de estreitar os laços entre elas e dar mais realidade as interações de suas personagens.

O filme foi lançado em novembro de 2006.

Elenco

Uma curiosidade interessante sobre o filme é que todos os personagens mantêm os nomes dos atores que os fazem.

Hermila Guedes é a grande protagonista do filme, e por seu papel recebeu inúmeras indicações e venceu prêmios muito importantes no Brasil e em outros países. Atualmente a atriz é uma das brasileiras mais premiadas do cinema nacional, não só por O Céu de Suely, mas por vários outros papéis no cinema, teatro e TV.

Zezita de Matos é outro destaque do filme ao viver a avó da protagonista. A veterana também é uma das mais aclamadas atrizes do cinema brasileiro, como prêmios como o Guarani de melhor atriz coadjuvante.

Além delas, outros nomes no elenco são Maria Menezes, João Miguel, Georgina Castro, Cláudio Jaborandy, Marcélia Cartaxo Flávio Bauraqui.

Trailer de O Céu de Suely

Veja o trailer do filme nacional O Céu de Suely, disponível na Netflix.

CONFIRA Também:

Bridgerton | O que faz a série ser o 2° maior sucesso da Netflix?

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar