Se ainda não viu, veja: o clássico TROIA está entre os filmes mais vistos da semana na Netflix!

Troia

Com os streamings se tornando cada vez mais comuns na vida das pessoas, muitos filmes clássicos acabaram tendo sua popularidade renovada já que agora o acesso a eles é facilitado. Esse tem sido o caso de Troia, disponível na Netflix, que está entre as produções mais vistas do streaming essa semana.

O filme de 2004, que tem Brad Pitt como protagonista, é um épico com produção grandiosa e um elenco cheio de estrelas, além, é claro, da presença do próprio ex-marido de Angelina Jolie.

Com direção de Wolfgang Petersen e roteiro de David Benioff, esse clássico moderno é baseado na Ilíada de Homero, cânone da literatura mundial que conta a história da grande (e fantasiosa) Guerra de Troia.

Se você está no time das pessoas que nunca assistiu Troia, confira a seguir alguns detalhes sobre o filme e alguns motivos para ele voltar aos holofotes recentemente na Netflix.

Sobre Troia

Como quase todas as grandes histórias épicas, em Troia as coisas também são levadas ao limite por causa de um caso de amor proibido.

Após uma visita ao reino de Esparta, o príncipe de Troia, Paris (Orlando Bloom), se apaixona pela rainha Helena e decide tomá-la para si e levá-la de volta para Troia.

Essa afronta ao rei espartano, Menelau (Brendan Gleeson), faz com que a guerra seja declarada entre os dois reinos, com o exército de esparta sendo comandado pelo lendário guerreiro Aquiles (Brad Pitt).

A partir de então uma das maiores batalhas da história deve começar, como forma de reaver a rainha, e também como pretexto para que Esparta enfim conquiste o último reino que a impede de controlar o Mar Egeu.

Produção

Até hoje, o trabalho que a produção de Troia deu para equipe e atores impressiona. Ao todo, o filme levou mais de oito meses para ser gravado e suas cenas foram rodadas em três países diferentes.

Para à época, o orçamento do longa também foi considerável, ultrapassando os 200 milhões de dólares.

Para além disso, o planejamento de filmagens precisou sofrer alterações, especialmente nas cenas de batalhas no deserto que iriam ser gravadas no Marrocos, mas precisaram ser movidas para o México graças ao início da Guerra do Iraque em 2003.

Por fim, o filme acabou sendo um sucesso de bilheteria, ainda que tenha divido muito a crítica especializada que, a despeito da grandiosidade da produção, resolveu esnobar o filme em todas as grandes premiações do cinema no ano seguinte.

Apesar disso, com o público o sucesso do longa-metragem é inquestionável. Não à toa ele se encontra no top 10 de filmes mais vistos na Netflix mais de 15 anos após seu lançamento.

Elenco

Como já adiantamos, Troia impressiona por seu elenco que, sem dúvidas, é um dos maiores atrativos desse filme.

Além de Brad Pitt, outros atores em destaque são:

Orlando Bloom, que é quem dá vida ao Princípe Paris de Troia. Apesar de já conhecido em 2004, nem de longe o ator possuía a popularidade de hoje e Troia ajudou nesse quesito também.

A jovem Diane Kruger, que interpretou a esposa fugitiva, Helena. 

O eterno Ned StarkSean Bean, que interpretou Odisseu.

Por fim, Eric Bana, que deu vida ao honesto Príncipe Heitor.

Outros nomes no elenco são Brian Cox, Peter O’Toole, Brendam Gleeson, Saffron Burrows, Rose Byrne, Garrett Hedlun, James Cosmo, Jacob Smith, Tyler Mane, Vincent Regan, Julie Christie, além de outros 1500 figurantes.

O sucesso de Troia na Netflix

Nunca é fácil explicar um sucesso de audiência de produções antigas nos streamings, isso porque, na maioria dos casos, isso ou tem a ver com a chegada recente do título ao catálogo, ou é simples coincidência. O segundo caso é o que, provavelmente, se aplica a Troia, já que o filme está disponível na Netflix há bastante tempo.

Dessa forma, o mais certo é que um grande número de pessoas buscou por filmes de época e acabou encontrando o filme. Com o aumento de buscas, o filme acabou ficando em maior evidência no catálogo, fazendo com que mais pessoas o encontrassem.

Claro que o fato de o título ser conhecido e considerado um clássico pode ter influenciado esse interesse. O nome de Brad Pitt é outro grande atrativo que certamente elevou a popularidade do filme na plataforma.

Mas afinal, vale a pena assistir Troia?

Se você gosta de filmes de época ou de batalhas épicas, com certeza vale a pena assistir Troia.

O filme conta uma das histórias mais clássicas da literatura mundial (ainda que se duvide de sua veracidade), e sua produção faz jus às grandes tragédias gregas.

As atuações do elenco não decepcionam e, no geral, ainda que você não se interesse pelo conteúdo histórico, o filme é uma aventura divertida e empolgante.

CONFIRA Também:

Este excelente suspense indiano passou despercebido por muitos assinantes da Netflix

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar