8 DE MARÇO | filmes dirigidos por mulheres para comemorar a data

No dia 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, data que é permeada por uma história de luta das mulheres por igualdade de gênero em todos os âmbitos sociais e culturais.

A indústria cinematográfica sempre teve grandes atrizes como um de seus grandes pilares. Contudo, pouco sabíamos sobre as mulheres que estavam por trás da câmeras, trabalhando incansavelmente para que diversos filmes se tornassem sucessos de crítica e bilheteria.

Pensando nisso, o Tech News preparou uma lista com 8 filmes que foram dirigidos por mulheres para você conhecer e celebrar o Dia Internacional da Mulher. Data que precisa ser lembrada não só como comemorativa, mas também como lembrete de que a luta continua todos os dias!

Confira a lista completa abaixo:

Uma Noite em Miami (2020)

Regina King é uma premiada atriz de Hollywood, que além de atuar na frente das câmeras também trabalha por trás delas.  A atriz ganhadora de uma Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante fez sua estreia como diretora no filme Uma Noite Em Miami.

O longa tem sido aclamado pela crítica especializada e os elogios para a direção de Regina King são diversos. Além disso, o filme chamou a atenção pela atuação do elenco e pelo roteiro.

Sinopse: One Night In Miami é um recorte da vida do lutador de boxe da categoria de peso-pesado, Cassius Clay, o Muhammad Ali. O filme acompanha sua trajetória desde jovem, quando ganhou visibilidade após participar do Miami Beach Convention Center e sair como vencedor de sua categoria, além de revisitar como se deu o início de sua amizade com Malcom X, Sam Cooke e Jim Brown. (Sinopse de: Adoro Cinema)

Elenco Principal: Eli Goree, Kingsley Ben-Adir, Aldis Hodge

Direção: Regina King

Disponível em: Amazon Prime Video

Matrix (1999)

As Irmãs Wachowski, Lily e Lana, estão entre as diretoras, cineastas e produtoras mais reconhecidas da indústria cinematográficas. No currículo, elas têm grandes sucessos do cinema como a franquia Matrix, V de Vingança e Speed Racer.

As duas irmãs, que se assumiram transexuais, são uma exemplo de representatividade dentro da indústria. Os espaços estão sendo cada vez mais reivindicados e ocupados através de muitas lutas das minorias que sempre foram silenciadas, tanto em Hollywood quanto na sociedade em geral.

Sinopse: Em um futuro próximo, Thomas Anderson, um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. (Sinopse de Adoro Cinema)

Elenco Principal: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss

Direção:  Lana Wachowski, Lilly Wachowski

Disponível em: Netflix

Adoráveis Mulheres (2019)

Greta Gerwig é um dos nomes mais comentados dos últimos tempos quando o assunto é mulheres dirigindo filmes. A atriz, roteirista e diretora possui em seu currículo uma longa lista de sucessos.

Além de dirigir Adoráveis Mulheres, Gerwig ainda trabalhou em Lady Bird, Jackie e O Plano de Maggie. A diretora já foi indicada duas vezes ao Oscar, uma das maiores premiações do cinema.

Sinopse: As irmãs Jo, Beth, Meg e Amy amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras. (Sinopse de: Adoro Cinema)

Elenco Principal: Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh

Direção: Greta Gerwig

Disponível em: HBO Go

Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta (2021)

Amy Poehler dirigiu e protagonizou o mais novo sucesso da Netflix, Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta. A atriz é conhecida pelos seus trabalhos na série Parks and Recreation e no filme Garotas Malvadas.

Poehler foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes pela revista Times. Além de Moxie, ela dirigiu também o filme Wine Country, lançando em 2019. Recentemente, a atriz também publicou seu primeiro livro.

Sinopse: O que acontece quando se junta uma garota de uma cidade pequena do Texas com o movimento feminista? Uma revolução! Inspirada pelo passado da mãe como Riot Grrrl, antiga integrante do feminismo punk dos anos 90, Vivian decide começar uma mobilização na própria escola. O filme é baseado na obra homônima de Jennifer Mathieu. (Sinopse de: Adoro Cinema)

Elenco Principal: Hadley Robinson, Lauren Tsai, Nico Hiraga

Direção: Amy Poehler

Disponível em: Netflix

Minha Vida Em Marte (2017)

Susana Garcia é uma roteirista, diretora de teatro e cineasta brasileira. Além de dirigir e roteirizar Minha Vida Em Marte, ela também esteve à frente do filme Minha Mãe É Uma Peça 3, dois dos filmes de maior bilheteria da história do cinema nacional.

Sinopse: Fernanda está casada com Tom, com quem tem uma filha de cinco anos, Joana. O casal está em meio ao desgaste causado pelo convívio por muitos anos, o que gera atritos constantes entre a mulher e o marido. Quem a ajuda a superar a crise é seu sócio Aníbal, parceiro inseparável durante a árdua jornada entre salvar o casamento ou pôr fim a ele. (Sinopse de: Adoro Cinema)

Elenco Principal: Mônica Martelli, Paulo Gustavo, Marcos Palmeira

Direção: Susana Garcia

Disponível em: Globoplay

Garota Sombria Pela Noite (2014)

Ana Lily Amirpour é uma diretora, produtora e roteirista iraniana-americana. Ficou conhecida pelo seu primeiro filme, Garota Sombria Pela Noite, que foi baseada em um curta-metragem que ela mesma dirigiu e escreveu. O curta ganhou o  prêmio de Melhor Curta-Metragem no Noor Iranian Film 2012 Festival.

Sinopse: Bad City é uma cidade iraniana abandonada e sem leis, onde vivem diversos traficantes e prostitutas. Enquanto Arash luta para sobreviver e para afastar o próprio pai do vício em drogas, a mulher perambula pelas noites, com um segredo: ela é uma vampira, e mata seres solitários para saciar a sede de sangue. Quando os dois se encontram, as suas vidas se transformam. (Sinopse de: Adoro Cinema)

Elenco Principal: Sheila Vand, Arash Marandi, Dominic Rains

Direção: Ana Lily Amirpour

Disponível em: Globoplay

Capitã Marvel (2019)

Anna Boden compõe uma dupla de cineasta com Ryan Fleck. A dupla ficou conhecida pelos curtas-metragens nos quais trabalharam. Porém, ganharam notoriedade especialmente em 2019 ao dirigir o filme Capitã Marvel, primeiro filme solo de uma heroína da Marvel.

Sinopse: Em Capitã Marvel, Carol Danvers é uma ex-agente da Força Aérea norte-americana, que, sem se lembrar de sua vida na Terra, é recrutada pelos Kree para fazer parte de seu exército de elite. Inimiga declarada dos Skrull, ela acaba voltando ao seu planeta de origem para impedir uma invasão dos metaformos, e assim vai acabar descobrindo a verdade sobre si, com a ajuda do agente Nick Fury e da gata Goose. (Sinopse de: Adoro Cinema)

Elenco Principal: Brie Larson, Samuel L. Jackson, Jude Law

Direção: Anna Boden, Ryan Fleck

Disponível em: Disney Plus

Mais Uma Chance (2018)

A cineasta, roteirista e diretora Tamara Jenkins é outra mulher muito influente na indústria do cinema. A norte-americana foi indicada ao Oscar de Melhor Roteiro Original em 2008 pelo filme The Savages.

Seu mais recente trabalho foi como diretora e roteirista do filme Mais Uma Chance, lançado pela Netflix em 2018. Com esse longa, Jenkins foi indicada ao Independent Spirit Awards 2019 de Melhor Diretor e Melhor Roteiro.

Sinopse: Na casa dos 40 anos, uma autora se submete a várias fertilizações, pois deseja ser mãe. A situação acaba coloca em risco o relacionamento da mulher com o marido, um produtor teatral e dono de um negócio, que está cansado de tentar ajudar a esposa a engravidar. (Sinopse de: Adoro Cinema)

Elenco Principal: Kathryn Hahn, Paul Giamatti, Kayli Carter

Direção: Tamara Jenkins

Disponível em: Netflix

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Sinopses mencionadas no decorrer do texto retiradas do site Adoro Cinema.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Fechar