5 dramas comoventes da Netflix que te farão refletir durante o final de semana

Apesar de muitos assinantes da Netflix buscarem, durante os finais de semana, formas de entretenimento que os desconectem do mundo real, é bastante comum que alguns procurem por filmes com belas mensagens motivacionais sobre assuntos que permeiam a vida.

Está procurando filmes assim para assistir no fim de semana? Então, confira esta seleção com quatro opções emocionantes da Netflix que abordam temas que farão você refletir!

5 dramas comoventes da Netflix que te farão refletir durante o final de semana
O Sobre Sagas selecionou 5 filmes comoventes para assistir na Netflix (Imagem:Reprodução/Netflix).

1. O Caderno de Tomy – Carlos Sorín

O filme O Caderno de Tomy é escrito e dirigido pelo argentino Carlos Sorín. Trata-se de uma história comovente baseada na vida de Heather McManamy, do Wisconsin, nos Estados Unidos.

A história gira em torno de uma mulher que descobre ter câncer terminal, restando-lhe pouco tempo de vida. Ao descobrir que estava prestes a morrer, ela começa a escrever cartas para seu filho, Tomy, que só tem quatro anos de idade, deixando-as para ele ler quando for mais velho.

As cartas falam sobre momentos que mãe e filhos passaram juntos e de sua luta contra o câncer. Paralelamente, ela vira uma celebridade em uma rede social com suas postagens que tratam com humor sua doença e condição.

Um dos grandes diferenciais do filme, algo bem ao estilo do cinema argentino, é trabalhar o tema de forma humana, sem apelações, buscando aproximar o espectador da realidade, mas sem melodramas.

No filme, há uma breve discussão sobre eutanásia e o roteiro deixa o tema em aberto para que o próprio espectador reflita e assuma uma opinião sobre o assunto.

2. Milagre na Cela 7 – Mehmet Ada Öztekin

Já entre as produções internacionais da plataforma de streaming, um dos filmes que mais se destacou e se tornou um fenômeno durante os últimos anos foi a produção turca Milagre na Cela 7“, que chamou a atenção de milhares de assinantes da plataforma para o cinema do país.

A trama destaca dezenas de temas relevantes ao acompanhar a vida de Memo, que mora com sua avó e sua filha em uma região paradisíaca no litoral da Turquia. Lá, ele luta para superar suas dificuldades – já que apresenta certo grau de deficiência mental – e desempenhar seu papel de pastor de ovelhas.

Tudo corria razoavelmente bem até que, um dia, um trágico acidente acontece no local: a filha de uma importante figura local acaba morrendo, e após uma série de desentendimentos, Memo é preso e acusado de assassiná-la. Por um crime que não cometeu, ele é sentenciado à pena de morte.

A partir de então, os espectadores são inseridos em uma série de acontecimentos que envolvem temas como punitivismo, acessibilidade, preconceito, família, educação paixões.

3. O Menino que Descobriu o Vento – Chiwetel Ejiofor

O filme O Menino que Descobriu o Vento retrata a história de William Kamkwamba, do Malawi, que se torna famoso por construir uma turbina de vento que é geradora de energia.

A região em que William morava foi devastada por uma seca, que prejudicou toda a plantação de sua família. Então, o menino decidiu estudar sozinho e usar materiais improvisados para criar um projeto que fornece água encanada e eletricidade para seu vilarejo, ajudando a salvar pessoas da miséria.

Assim como O Caderno de Tomy, o filme O Menino que Descobriu o Vento é baseado na história real de William Kamkwamba.

O diretor Chiwetel Ejiofor transformou o personagem principal em um exemplo da importância dos estudos, do senso de comunidade, de políticas humanitárias e da ecologia, fazendo do filme em uma espécie de fábula, com moral da história.

4. Adú – Salvador Calvo

Adú mostra ao espectador três narrativas. Uma delas conta a história de uma jovem e seu irmão mais novo, que tentam deixar o continente africano rumo à Europa no porão de um avião, abordando o tema da imigração.

Há, ainda, outra história contada por ativistas ambientais que estão combatendo a caça ilegal de elefantes na África. Para finalizar, Adú mostra a história de guardas civis que trabalham para proteger a fronteira entre Espanha e Marrocos.

As narrativas podem parecer totalmente independentes, mas elas se conectam, principalmente no que se refere às ações e sentimentos dos personagens.

Um dos principais trunfos do filme é abordar problemas sociais de pessoas invisíveis, chegando a incomodar em algumas passagens. É um filme para quem deseja refletir sobre temas sociais atuais e universais.

5. História de um Casamento – Noah Baumbach

O filme História de um Casamento, que tem Adam Driver e Scarlett Johansson no elenco, é original Netflix e mostra um olhar sensível sobre um casamento que chegou ao fim.

O enredo apresenta, muitas vezes com cenas marcantes difíceis de serem digeridas, toda a carga emocional gerada pelo término do relacionamento e questões jurídicas que envolvem um divórcio.

História de um Casamento, da Netflix, ainda aborda a questão da guarda do filho do casal, da responsabilidade financeira sobre os filhos e como o dinheiro pode influenciar o processo do divórcio.

O filme retrata emoções conflitantes, um espiral de desencontros e diálogos intensos que mostram a desconstrução de uma vida e de uma relação, tudo isso coroado pela boa atuação de Adam Driver e Scarlett Johansson.

O plano-sequência utilizado em algumas cenas, bem como o foco no discurso, faz com que o filme tenha um tom de confissão. É um filme maduro, que estimula reflexões sobre o casamento e relações.

Vale lembrar que Scarlett Johansson ganhou um Oscar por sua atuação no longa. Além disso, o filme Netflix também ganhou outros prêmios, como o BAFTA e Globo de Ouro.

CONFIRA Também:
Famoso por abordar temas polêmicos, filme que mistura drama e suspense volta a fazer sucesso na Netflix

Você já assistiu a algum desses dramas no catálogo da Netflix? Tem algum outro que gostaria de acrescentar nessa lista de recomendações? Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre a plataforma de streaming, fiquem sempre ligados aqui e nas páginas oficiais do Sobre Sagas!

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Fechar