Fim da PlayStation Store | Sony pode encerrar o serviço no PS3, PSP e PS Vita

Nesta segunda-feira (22), diversos rumores surgiram pela internet indicando que a Sony pode estar se preparando para dar um fim definitivo na PlayStation Store (loja digital de jogos da empresa) nos seus consoles mais antigos.

Os rumores surgiram graças a um relatório divulgado pelo site The Gamer. De acordo com o site, a Sony pode encerrar os serviços da PlayStation Store nos consoles PS3 e PSP até o dia 2 julho desse ano.

Além disso, o PS Vita também perderá a sua loja digital, porém, será um pouco mais tarde. De acordo com o relatório, a PlayStation Store vai encerrar suas atividades no PS Vita até o dia 27 de agosto desse ano.

Portanto, mesmo que a Sony ainda não tenha confirmado o rumor oficialmente, é bom se preparar. Ao que tudo indica, após o fim da PS Store, não será mais possível comprar jogos e DLCs digitalmente nos consoles mais antigos da empresa.

Sony pode dar fim na PlayStation Store no PS3
Rumores indicam que a PlayStation Store encerrará os seus serviços nos consoles PS3, PSP e PS Vita (Imagem: Nikita Kostrykin / Unsplash)

Fim da PlayStation Store nas antigas gerações

Embora o PlayStation 3 tenha sido um grande sucesso, com mais de 87 milhões de vendas no mundo inteiro, o fim dos seus serviços online chegaria mais cedo ou mais tarde.

Isso porque, por se tratar de um console mais antigo (o PS3 lançou em novembro de 2006), a grande maioria do seu público já migrou para as novas gerações de console da Sony.

Já nos portáteis, apesar do grande sucesso do PSP, o console lançou em março de 2005 e já está bem defasado após 16 anos de inovações.

Além disso, a Sony perdeu grande parte do público dos portáteis após o grande fracasso do lançamento do PS Vita em 2011. Ou seja, não existem muitos motivos para manter a PS Store nessas plataformas

Assim sendo, caso a Sony confirme os rumores, a empresa pode focar em melhorar a qualidade dos serviços online da PlayStation Store nos consoles PS4 e PS5.

A Sony não será a primeira empresa a adotar essa estratégia. Em janeiro de 2019, a Nintendo encerrou todas as atividades da Wii Store (Loja digital do Nintendo Wii) para melhorar os serviços online do Switch e do 3DS.

PlayStation 4 também terá o mesmo fim, eventualmente

O PlayStation 4 também pode perder o acesso a PlayStation Store, seguindo o mesmo caminho de seus antecessores. Isso porque, ao passar dos anos, até o PS4 vai se tornar defasado, perdendo grande parte do público.

Entretanto, não precisa se preocupar, pois isso com certeza vai demorar no mínimo uma década para acontecer. A PlayStation Store do PS3, por exemplo, só foi desativada 15 anos após o seu lançamento.

Além disso, o PS4 pode demorar ainda mais para chegar no mesmo fim. Isso porque, além do console ter mais recursos online que seus antecessores, ele também é mais popular, com cerca de 114 milhões de unidades vendidas até agora.

Porém, não vai demorar muito até que o PS4 deixe de receber atualizações nos seus serviços online. Conforme a geração de consoles atual for evoluindo, é natural que a Sony concentre todos os seus esforços no PS5.

Aproveite enquanto ainda há tempo

Apesar de nada ter sido confirmado, os rumores nos lembram que o fim da PlayStation Store nos consoles antigos é inevitável e vai acontecer mais cedo ou mais tarde.

Assim sendo, como citado no começo do artigo, não será mais possível comprar jogos na loja digital do PS3, PSP e PS Vita. Ou seja, caso você tenha algum desses consoles e ainda não jogou algum exclusivo, agora é a hora de comprar.

Além disso, após o fim da loja digital, os preços das cópias físicas dos jogos exclusivos tendem a subir consideravelmente.

Então aproveite enquanto ainda há tempo, pois, mesmo se as lojas não fecharem nas datas dos rumores, o seu fim está próximo e será inevitável.

Conhece algum exclusivo do PS3 ou do PS Vita que você ainda não jogou e quer comprar antes do fim das lojas digitais? pois conte para a gente ai nos comentários!

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Então nos siga no Twitter e não perca mais nenhuma postagem da equipe do Tech News Brasil!

Fonte: The Gamer

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário