For Life é inspirada em uma história real? Descubra o que há de real e o que há de ficção na série

A 2ª e última temporada de For Life estreou na semana passada na Netflix e com certeza vai deixar muita gente com saudades. O que alguns espectadores podem não saber sobre o programa é que ele é inspirado em uma impressionante história real, ainda que alguns pontos da série não tenham sido adaptados exatamente como a realidade.

Com produção do rapper 50 Cent, o drama judicial foi lançado originalmente pelo canal ABC em 2020 e conquistou uma bos audiência. Com isso, o programa conseguiu uma renovação para mais uma temporada, mas os baixos índices de continuidade de público resultaram em seu cancelamento.

Apesar disso, a série consegue apresentar um desfecho satisfatório para o público.

Confira a seguir a história real que inspirou For Life e o que foi realmente adaptado para a tela, e o que não passa de ficção na série.

Isaac Wright Jr., o homem que inspirou For Life

for-life-e-inspirada-em-uma-historia-real-descubra-o-que-ha-de-real-e-o-que-ha-de-ficcao-na-serie

For Life usa como base a história de Isaac Wright Jr., um ex-produtor musical que em 1991 foi condenado a prisão perpétua por ser considerado o cabeça por trás de uma rede de tráfico de cocaína no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Sem uma defesa adequada, e com uma trama realmente novelesca por trás de seu caso (que seria conhecida apenas mais tarde), Wright concluiu que se não fizesse alguma coisa, realmente passaria o resto de seus dias pagando por um crime que não cometeu.

Dessa forma, ele começou a estudar dentro da prisão e se tornou assistente jurídico nos casos de outros presos. Em entrevista à Esquire, em 2020, Wright revelou que na época conseguiu libertar mais de 20 pessoas, entre elas, gente que, como ele, havia sido condenada a prisão perpétua.

O sucesso nesses casos o fez ter forças para não desistir de tentar provar sua inocência já que, segundo ele, cada pessoa injustiçada libertada, representava uma batalha vencida contra o sistema que havia falhado com ele.

A ruína do promotor corrupto responsável por sua condenação

Nick Bissel é o vilão da vida real de Isaac Wright Jr., pois foram suas atitudes corruptas que quase fizeram com que Isaac passasse o resto da vida preso.

Apesar de trabalhar como “homem da lei” no tribunal de Nova Jersey, Bissel era um verdadeiro chefe do crime nos bastidores. Entre chantagens a juízes e ameaças de plantar drogas no carro de pessoas inocentes, o promotor também conseguia promover condenações a seu bel-prazer, comprando testemunhas, entre outras coisas.

Foi o que aconteceu no caso de Whright, mas por sorte em 1996 ele acabou sendo condenado por seus abusos. Pouco tempo depois de sua ruína, fugiu do cárcere e teve um final trágico ao se suicidar em um quarto de hotel em Nevada.

Todo o caso do promotor fez com que a situação de Isaac voltasse à mídia, e também em 1996 ele e seu então advogado, conseguiram uma nova audiência jurídica onde ficou claro que sua condenação foi baseada em uma série de manobras armadas por Bissel que envolvia apreensão ilegal de drogas, depoimentos falsos, e coerção de testemunhas.

Com isso, Isaac conseguiu ser libertado sob pagamento de fiança e um novo julgamento foi marcado no ano de 1997. Na data em questão ele foi finalmente absolvido das acusações e completamente inocentado.

Após a saída da prisão, Isaac se formou em Serviços Humanitários e mais tarde em Direito pela St, Thomas University School of Law. Foi aceito na Ordem dos Advogados em 2007, mas apenas em 2017 foi admitido na Suprema Corte de Nova Jersey, podendo exercer plenamente sua profissão.

Diferenças entre a história real e a série For Life

Como toda adaptação de história real, série e filmes precisam caminhar por situações fictícias para dar mais ritmo e dramaticidade para a história, no caso de For Life, esse artifício também foi usado.

Alguns exemplos disso são a profissão do personagem Aaron Walace antes da prisão. Na série, Aaron era um dono de casa noturna, enquanto na vida real, Isaac era produtor musical.

Na história real, Isaac nunca esteve nem perto de participar de uma rebelião na prisão, diferente de Aaron que acaba se juntando ao personagem de 50 Cent na série e passa por uma situação assim.

Outra grande diferença está justamente no fato de que, na vida real Isaac não operou como advogado dos presos que ajudou a libertar, ao menos não diretamente. Na prisão, ele operava como assistente jurídico, dessa forma, era ele quem montava a defesa dos presos e entregava aos advogados desses para que fossem usados na corte. Isso acontecia porque, sem licença, ele não podia exercer o papel de defensor formal.

As duas temporadas de For Life estão disponíveis na Netflix.

CONFIRA Também:

Nunca Mais: clássico com Jennifer Lopez está entre os filmes mais assistidos da Netflix

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar