Fortnite – Como usar o Modo Desempenho para melhorar os FPS

Desenvolvido pela Epic Games, Fortnite se tornou uma sensação assim que foi lançado. A novidade em gênero Battle Royale não somente mudou o mercado de jogos para sempre como também estabeleceu padrões altos para jogos bem cuidados.

E nada sem motivo, pois a desenvolvedora soube muito bem aproveitar a comunidade cada vez maior para dar continuidade ao projeto do jogo. Criou novas funcionalidades, eventos inesquecíveis, skins de personagens adorados no imaginário popular e principalmente deu ouvido e atenção aos fãs, que sabem quando estão fazendo a diferença e ficam satisfeitos por isso.

A nova forma de como jogar Fortnite agora traz boas notícias para quem não tem o PC mais parrudo de todos. O novo “Modo de Desempenho” permite aos jogadores adequar suas configurações gráficas e otimização geral para que seja possível rodá-lo em praticamente qualquer computador.

Quer saber como utilizar essa função para melhorar os FPS no Fortnite? Confira o artigo a seguir.

Novo Modo Desempenho no Fortnite

Chegando agora na mais recente atualização do game, o Modo Desempenho promete ajudar os jogadores que utilizam sistemas menos potentes. Ele pode ser ativado nas configurações gráficas mais baixas.

O modo em si não faz nada muito diferente do que é o recomendado para rodar jogos pesados em computadores não tão preparados. Apesar disso, permite, com um simples comando, reduzir a quantidade de processamento tanto para as CPUs como para as GPUs.

Isso quer dizer que a carga de renderização para as placas de vídeo e os processadores ficou muito menor, permitindo rodar o jogo a taxas de quadros muito mais satisfatórias. Lembrando, é claro, que quanto maior a limitação de gráficos, como é o caso do Modo Desempenho, piores serão os visuais do game.

Tudo graças ao fato de que os elementos gráficos como sombras, texturas em alta resolução, efeitos, partículas, modelos distantes e até mesmo as formas dos objetos influenciam no desempenho final da experiência.

Apesar do Fortnite não ser o título mais pesado graficamente, jogadores que querem utilizar notebooks mais antigos ou mesmo PCs sem placa de vídeo dedicada, agora podem conseguir uma suavidade maior nos FPS.

Veja mais abaixo sobre como funciona esse jogo, quais são as formas de como conseguir ativar o modo de desempenho, quais são as formas mais indicadas, os cuidados necessários para os iniciantes e muito mais.

Como ativar o Modo Desempenho

As configurações gráficas podem ser alteradas dentro do aplicativo do Fortnite, mas são exclusivas da versão de PC. Para os jogadores mobile não é necessário realizar alterações pois o jogo já é otimizado para as funções Android.

Para ligar o Modo Desempenho no Fortnite no PC, siga as instruções a seguir:

  • Abra o Fortnite e, na tela inicial do jogo, aperte a tecla “Esc”. 
  • Um menu lateral com opções aparecerá. Selecione a opção de “Configurações”;
  • Na tela de configurações procure pela opção “Modo de Renderização”. 
  • Nas três alternativas da opção escolha a de “Desempenho (Alfa)”;
  • Em seguida cheque as mudanças dentro de uma partida para saber se houve alguma melhoria considerável.

Agora que você já sabe, não deixe de testar o quanto antes em sua maneira de jogar e se isso pode melhorar sua jogabilidade, portanto, não tenha medo e comece o processo o quanto antes.

Texturas de Alta Resolução

Outra medida que pode ser tomada para melhorar o desempenho do Fortnite em PCs mais fracos é desativar a opção de Texturas de Alta Resolução. A medida também é nova e permite aos jogadores reduzirem ainda mais a qualidade gráfica.

As texturas de um jogo englobam todas as cores e desenhos que são usados em superfícies e objetos. Quanto maior a qualidade de uma textura, mais detalhados são os desenhos dos objetos.

Essa opção poderá ser acessada da própria plataforma da Epic. Para saber como fazer isso, confira o tutorial:

  • No aplicativo da Epic Games acesse a aba de Biblioteca que é onde ficam listados os jogos adquiridos na sua conta;
  • Procure o Fortnite e clique no botão de menu de configuração localizado nos três pontinhos horizontais no próprio ícone do jogo.
  • No menu que surgiu entre nas “Opções”;
  • Em seguida procure o item de “Texturas de alta resolução” e desmarque o check-box lateral;
  • Por fim aplique as alterações no botão “Aplicar” azul que fica embaixo;

Não esqueça de abrir uma partida para testar as mudanças e checar se essas alterações realmente fizeram alguma diferença. Jogos de tiro online como o Fortnite necessitam de todos os frames que for possível arranjar. Mais frames significa mais velocidade de ação e reação.

Ficou com alguma dúvida? Comenta aí embaixo e confere os outros artigos. Não deixe de acompanhar nosso site para receber demais informações sobre o Fortnite no geral, além de demais jogos interessantes que podem ser jogados.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário