Funcionários da Pixar acusam Disney de censurar personagens LGBTQIA+ dos seus filmes

Desde a noite de ontem, o estúdio de animação Pixarque pertence ao grupo Disney, tem estado em alta no mundo do entretenimento. Isso se deve, de forma geral, à denúncia realizada através de uma carta assinada pelos funcionários da empresa, onde os mesmos revelam que o grupo têm censurado, reiteradamente, histórias LGBTQIA+ dos filmes produzidos pela empresa.

A carta em questão foi divulgada durante a repercussão de uma nova lei aprovada no estado da Flórida, intitulada Don’t Say Gay“. O objetivo da legislação é impedir que temas como orientação sexual e identidade de gênero sejam abordados em escolas da região. Em resposta à aprovação, o CEO Bob Chapek, da Disney, emitiu uma nota aos funcionários onde fala sobre o impacto de criar um mundo mais inclusivo através dos conteúdos que produzem.

Funcionários da Pixar acusam Disney de censurar personagens gays dos seus filmes
CEO da Disney comentou sobre criar histórias inclusivas e teve resposta dos funcionários da Pixar (Imagem: Reprodução/Disney)

De acordo com os funcionários, contudo, essa fala de Chapek acaba indo de encontro ao que é realmente pelo produzido pelo grupo, já que os personagens LGBTQIA+ propostos pelo estúdio são censurados e suas histórias são “reduzidas a migalhas” pela Disney. Confira um trecho da carta em questão:

“Nós, da Pixar, testemunhamos pessoalmente histórias lindas, cheias de personagens diversos, voltando de críticas corporativas de Disney reduzidas a migalhas do que eram antes. Mesmo que a criação de conteúdos LGBTQIA+ fosse a resposta para corrigir a legislação discriminatória pelo mundo, nós estamos sendo impedidos de criá-las”.

Além disso, os funcionários que assinam a carta também exigiram que a Disney retire todos os apoios comerciais aos legisladores que aprovaram a lei Don’t Say Gaye “tome uma decisão pública” sobre esse tipo de lei e outros projetos parecidos espalhados pelo país. Até o momento, a empresa ainda não respondeu as demandas explicitadas pela carta em questão.

E você, gostaria de ter mais personagens LGBTQIA+ nos filmes produzidos pela Disney?  Compartilhe suas opiniões com a gente nas redes sociais, e para mais informações sobre o caso, fiquem sempre ligados aqui no Sobre Sagas!

Fonte: Variety

Marcello OliveiraArquiteto e Urbanista aficionado por Cenografia e Cinema. Criador de conteúdo da área desde 2013 e apaixonado por adaptações cinematográficas, especialmente de fantasia.
FacebookInstagramLinkedin
Fechar