5 funções interessantes do Android que você nunca ouviu falar

Confira aqui 5 funções bastante interessantes do Android que você nunca ouviu falar e explore ao máximo o seu dispositivo!

5 funções interessantes do Android que você nunca ouviu falar

Uma das características dos dispositivos Android é ser repleto de funções escondidas que muitos usuários nem sequer imaginam que existam! E é justamente sobre isso que vamos falar nesta matéria do Tech News Brasil!

Conheça a seguir 5 funções escondidas bastante interessantes do Android que vão muito além de simples curiosidades: elas podem até mesmo permitir que você encontre o seu dispositivo em caso de perda ou furto!

5 – Easter Eggs nas configurações

É impossível fazer uma lista de funções escondidas do Android sem mencionar uma que, apesar de secreta, já é conhecida por muito muita gente: os easter eggs escondidos nas configurações.

Cada versão do Android tem seus próprios Easter Eggs. No Android 10 (Q), por exemplo, há um jogo escondido nas configurações. No Android 9 (Pie), apenas uma tela psicodélica mostrando a letra P (de Android Pie).

Para acessar essa função escondida em seu dispositivo Android, basta seguir os passos abaixo:

  1. Primeiramente, abra as configurações do seu smartphone Android
  2. Em seguida, selecione a opção “Sobre o telefone
  3. Depois, aperte três vezes rapidamente em “Versão do Android
  4. Uma tela estranha abrirá. A partir daqui, tudo vai depender da versão do seu Android. Se ela for a versão 10.0 (Q), por exemplo, você precisa girar o número 1 (pressionando-o algumas vezes e segurando o clique por alguns instantes) a fim de encaixá-lo no número zero, formando a letra Q e criando uma animação no fundo. Depois, basta apertar várias vezes a letra Q para acessar o minigame.

Um dos Easters Eggs mais famosos é o do Android 5.0 Lollipop. Nessa versão, o minigame era uma versão do jogo Flappy Bird, que fez bastante sucesso há alguns anos, mas com o robô do Android no lugar do pássaro.

4 – Usuário convidado

Uma função bastante útil escondida nas configurações do Android é a de usuário convidado. Com essa configuração, você pode adicionar mais perfis de usuário ao seu perfil, permitindo que amigos e familiares utilizem seus aplicativos, com todas os dados e informações presentes nos smartphones deles, em seu aparelho. Esse processo é possível pelo fato de as informações ficarem salvas na conta do Google, empresa responsável pelo Android.

Para configurar uma nova conta de usuário convidado, siga os passos abaixo:

  1. Abra as configurações do seu smartphone Android
  2. Em seguida, aperta na opção “Usuários
  3. Todos os usuários do dispositivo serão listados. Toque na opção “convidado
  4. Pronto: agora você já está no perfil de convidado e pode permitir que algum amigo ou familiar utilize seu smartphone sem preocupações!

O perfil de convidado está “limpo”. Embora os aplicativos que você tenha instalado passem de uma conta de usuário para outra, as informações salvas neles não passam. Ou seja, o convidado não terá acesso às suas conversas do Messenger: o app estará em branco, permitindo que o convidado conecte-se à sua própria conta.

Confira também:
Super Clean – Aplicativo Otimizador de RAM – Review Completo!

3 – Informações avançadas da bateria

Outra função escondida também bastante útil é a de visualização de informações avançadas da bateria. Estas informações vão desde o tempo restante da bateria até quais aplicativos estão consumindo mais energia.

Não dá nem para dizer que esta função está realmente escondida, pois o acesso é bastante simples. Mesmo assim, pouca gente conhece! Para acessá-la, basta fazer o seguinte:

  • Acesse as configurações do dispositivo Android
  • Aperte na opção “Bateria” e pronto: todas as informações sobre a bateria do seu smartphone já serão exibidas!

Acessar essa função, é possível não apenas ter uma noção de quantos minutos ou horas restantes de bateria ainda restam, mas também controlar o consumo de bateria desativando os aplicativos que mais estão a consumindo. Além disso, há recomendações do que fazer para otimizar o uso da bateria, mostrando até mesmo quantos minutos a mais você vai ganhar com isso.

2 – Mensagem na tela de bloqueio

Pouca gente sabe, mas é possível configurar uma mensagem para ser exibida na tela de bloqueio do smartphone Android. Embora possa parecer uma função inútil à primeira vista, ela é bastante útil em caso de perda do aparelho, já que você pode deixar uma mensagem com alguma informação de contato para que a pessoa possa devolver seu aparelho.

Para configurar essa função é muito simples. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Primeiramente, acesse as configurações do seu dispositivo Android
  2. Em seguida, aperte em “Tela de Bloqueio” ou “Tela de Bloqueio e Segurança” (tudo vai depender da versão do seu sistema operacional)
  3. Depois, basta apertar na opção “Informação do Proprietário na Tela de Bloqueio
  4. Agora, marque a opção “Mostrar assinatura na Tela de Bloqueio“, escreva a mensagem desejada e aperte em “salvar“.

Por questões de segurança, evite incluir informações muito pessoais, como o seu endereço residencial.

1 – Acesso remoto ao dispositivo

Por fim, finalizando a lista de funções escondidas do Android, temos outra função bastante útil em caso de furto ou perda que é a de acesso remoto ao dispositivo. Em outras palavras, esta função te permite acessar algumas configurações do smartphone mesmo sem estar com ele por perto.

Essa opção geralmente já vem automaticamente configurada no Android. Se você perdeu o seu smartphone Android e quer tentar recuperá-lo (ou caso queira apenas testar para ver se realmente funciona ou não), basta seguir os passos abaixo:

  1. Com o celular de outra pessoa (ou via computador ou notebook), abra o navegador Google Chrome e faça login com a sua conta (a mesma que você utilizava no dispositivo perdido)
  2. Depois, basta acessar o site http://google.com/android/find e clicar em “aceitar” na notificação que aparecer
  3. Se tudo der certo, você já poderá ver diversas informações sobre o seu smartphone Android, como a localização atual, a bateria restante etc.

Além disso, você também poderá fazer uma série de ações para ajudar a recuperar seu dispositivo perdido, como emitir um som no volume máximo ao longo de 5 minutos, proteger seu dispositivo com senha ou até mesmo apagar todas as informações dele.

Gostou de conhecer essas funções escondidas do Android? Pois aproveite e conheça também:
Como ocultar aplicativos no Android: passo a passo

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.
FacebookLinkedin

Deixe seu comentário

treze − 7 =