Furioza: novo filme de ação polonês vem conquistando o público da Netflix (+18)

Fãs de ação estão vibrando com o filme polonês que chegou ontem (06) no catálogo da NetflixFurioza é um thriller marcante, e com muita violência, que deve ficar na memória do público por um bom tempo.

Dirigido por Cyprian T. Olenscki, que também atuou como roteirista, o filme foi amplamente elogiado pela crítica quando estreou em seu país e concorrer em várias categorias do prêmio Polish Film Awards, um dos mais importantes da Polônia.

Se você acabou passando pelo título Furioza na Netflix e ficou se perguntando se vale a pena dar uma chance para esse longa, confira nossa opinião sobre ele, além de outros detalhes da produção.

Sobre Furioza

furioza-novo-filme-de-acao-polones-vem-conquistando-o-publico-da-netflix-18

Nesse filme de ação, um homem é colocado em uma situação impossível quando a ex-namorada volta a aparecer em sua vida.

A ex no caso, é a policial durona Dzika que não tem nenhum problema em chantagear Dawid, seu ex-namorado, para que ele a ajude em um caso envolvendo o grupo Furioza, uma torcida organizada e violenta da qual ambos fizeram parte no passado.

Dawid deve escolher entre deixar que seu irmão passe anos na prisão ou se infiltrar na gangue e atuar como um informante para a polícia.

Sem muita saída, o homem acaba optando pelo sangue, e agora precisa garantir que sua tarefa para com Dzika seja cumprida, ao mesmo tempo que tenta desviar as suspeitas do chefe da torcida criminosa, que podem ter consequências muito maiores do que apenas mais violência, dado a ligação que existe entre os dois homens.

Produção e elenco

Furioza foi lançado na Polônia em outubro de 2021 e só após sua ampla exibição nos cinemas do país é que a Netflix adquiriu seus direitos de distribuição.

O filme foi um sucesso absoluto de público e crítica em seu país, e isso fez com que a história ganhasse uma versão estendida em formato de minissérie. Com quatro episódios, a produção conta a mesma história, porém com muito mais detalhes sobre os personagens do filme.

Essa produção foi exibida no Canal + da Polônia e, ao menos até agora, não há nenhuma indicação que ela deve chegar ao Brasil.

Em relação ao elenco do filme, praticamente todos os atores são estrelas polonesas, e seus desempenhos são realmente notáveis.

Na pele do protagonista Dawid está o ator Mateusz Banasiuk, e a policial Dzika é vivida por Weronika Książkiewicz. Já o chefe da torcida organizada é vivido por Mateusz Damięcki.

Vale a pena assistir Furioza na Netflix?

Um filme impactante que não parece ser simplesmente um thriller policia é o que Furioza é. Isso não quer dizer que todo mundo vá gostar do longa, já que ele mira bastante na dramatização e pode ser um pouco lento em alguns momentos para o gosto de quem gosta de produções mais lineares e agitadas.

Com uma temática já abordada antes no cinema (em Holligans, por exemplo) no entanto de um jeito cru e incrivelmente violento, esse longa mescla de um jeito muito bem feito, ação e drama ao não manter seus personagens apenas na superfície e explorar a psique de torcedores violentos.

Com atores realmente muito bons, e cenas de lutas realistas, é fácil se  sentir até um pouco mal com as cenas violentas que aparecem nesse filme, justamente por elas aparentarem ser de verdade. Não à toa o filme é indicado apenas para maiores de 18 anos.

Um fotografia muito bem feita, construção de um suspense relevante e um desfecho condizente com todo enredo.

Sem dúvidas, Furioza é um ótimo filme para quem busca mais que apenas mais um filme de pancadaria na Netflix. Vale a pena dar uma chance.

CONFIRA Também:

Pequena Grande Vida: drama com Matt Damon é o segundo filme mais visto hoje na Netflix

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalha na área de comunicação como Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para materiais em vídeo. Pseudo-cinéfila e apaixonada por todo universo Geek.
Fechar