Galaxy Note 20 – Principais Vantagens e Motivos para Comprar

Na review de hoje, você conhecerá as principais vantagens e desvantagens do novo Galaxy Note 20. Será que ele é realmente muito inferior à sua versão tunada, o Galaxy Note 20 Ultra? Será que ele tem realmente um bom custo-benefício?

Tenha estas e outras perguntas respondidas ao longo deste nosso review. Caso queira ficar por dentro de novidades e reviews desse tipo, não deixe de acessar nossa seção exclusiva sobre smartphones!

Principais vantagens do Galaxy Note 20

Primeiramente, conheça a seguir algumas das principais vantagens do Galaxy Note 20.

Ótimas câmeras

Um dos principais pontos fortes do Galaxy Note 20 são, sem dúvidas, as suas câmeras. As câmeras traseiras deste modelo são de 12 MP + 64 MP + 12 MP, tirando fotos com resolução de até 4000 x 3000 pixel e gravando vídeos em até 8K UHD a 24 quadros por segundo.

Já a câmera frontal é um pouco mais modesta, mas ainda muito boa, contando com uma câmera de 10 MP que grava em até 4K HDR a 60 quadros por segundos.

O zoom, entretanto, deixa um pouco a desejar caso seja usado em seu limite, mas isso é algo recorrente em câmeras com zoom digital.

Caneta S Pen

Outra vantagem do Galaxy Note 20 é a caneta que acompanha o modelo, a S Pen. Sendo uma das marcas registradas da linha Note, neste novo modelo a caneta está ainda mais útil e prática.

Dentre as funcionalidades da S Pen, destaque para a possibilidade de fazer rapidamente anotações na tela. Para aqueles que estudam ou trabalham com o smartphone em mãos, esta é uma ótima funcionalidade. É possível fazer uma captura de tela e imediatamente começar a escrever e fazer marcações com a S Pen na imagem capturada.

Galaxy Note 20

Também é possível fazer anotações rápidas enquanto o smartphone está com a tela desligada. Este recurso é ótimo para aqueles que gostam de anotar insights ou pensamentos aleatórios que tiveram ao longo do dia, como ideias para novos projetos.

Fora, é claro, a possibilidade de usar a combinação do Galaxy Note 20 e a da S Pen para fins artísticos, desenhando e pintando diretamente na tela do smartphone.

Bom hardware

Outro ponto forte é o hardware. O Galaxy Note 20 tem boas especificações técnicas. Com ele, você poderá executar tranquilamente as tarefas do dia a dia sem perceber nenhuma queda de desempenho.

Além disso, você também poderá rodar a grande maioria dos jogos da atualidade com uma qualidade gráfica consideravelmente boa e sem ter quedas bruscas de FPS. Por exemplo, você poderá rodar o game Fortnite numa boa, chegando próximo a 60 quadros por segundo.

Em relação ao hardware, o Galaxy Note 20 aproxima-se e muito do seu modelo mais caro, o Galaxy Note 20 Ultra. A principal diferença, na verdade, é o processador: o Note 20 foi lançado no Brasil com o chipset Exynos 990, inferior ao consagrado Snapdragon 865 Plus, recorrente em smartphones top de linha. E a diferença vai além do desempenho: a diferença de chipset tem impacto até mesmo na duração da bateria, superior nos modelos com o Snapdragon.

Principais desvantagens do Galaxy Note 20

Agora, vejamos algumas das principais desvantagens do Galaxy Note 20.

A bateria

A bateria do Galaxy Note 20 é e não é um problema. Não é um problema porque não é necessariamente uma bateria muito fraca: ela tem uma capacidade de 4.300 mAh, durando tranquilamente ao longo do dia e ainda sobrando uma carga considerável ao final dele.

Porém, em comparação às baterias dos principais smartphones de 2020, trata-se, sim, de uma bateria bastante modesta e certamente não à altura de um modelo da série Note.

Galaxy Note 20

Caso você não se preocupe em ter de carregar o smartphone quando chegar em casa depois de um dia de trabalho, a bateria do Galaxy Note 20 não será um problema para você. Porém, se você é do tipo que gosta de ficar pelo menos dois dias com o smartphone longe da tomada, você precisará ser bastante econômico ao usar este modelo.

O plástico (ou o “glasstic”)

Outro ponto fraco do Galaxy Note 20, que foi alvo de bastante reclamações por parte dos consumidores, é o acabamento em plástico da parte traseira do aparelho. Ou, como a Samsung gosta de chamar, acabamento em “glasstic”.

Parte traseira do Galaxy Note 20 vs Note 20 Ultra

Para um smartphone de 2020, com um custo bastante elevado, espera-se que o acabamento seja equivalente ao de um smartphone premium. Porém, embora saibamos que seja glasstic, e não vidro, a sensação na mão engana bastante.

Portanto, apenas os mais exigentes perceberão a diferença. O que mais surpreende, entretanto, é o preço elevado para um smartphone que não possui um acabamento equivalente ao seu preço.

A taxa de atualização da tela

Outro ponto negativo do Galaxy Note 20 é a taxa de atualização de sua tela. Enquanto a sua versão Ultra conta com uma tela de 120Hz, a tela do Note 20 possui apenas 60Hz. Isso numa época em que telas com maior taxa de atualização estão se tornando cada vez mais comuns, inclusive em smartphones ligeiramente mais baratos do que o Note 20.

Isso não chega necessariamente a atrapalhar o seu uso no dia a dia. Porém, comparando a tela do Note 20 com as telas de smartphones com uma maior taxa de atualização, a diferença é bastante nítida. Especialmente em jogos, embora sejam poucos os games que façam uso de maiores taxas de atualização.

Vale ou não a pena comprá-lo?

O Samsung Galaxy Note 20 não é definitivamente o celular mais potente do momento. Não apenas isso: ele tampouco é o melhor smartphone em sua faixa de preço. Há outros tanto com melhores hardwares, quanto com melhores câmeras ou melhores acabamentos. Basta lembrar que as costas do aparelho não é de vidro, mas de glasstic; em outras palavras, de plástico.

Além disso, a bateria pode deixar um pouco a desejar caso você seja do tipo que usa o smartphone o dia todo, e sempre tirando fotos, vendo vídeos ou filmes, jogando etc. Porém, caso você seja do tipo de usuário moderado, a bateria não vai te deixar na mão ao longo do dia.

Galaxy Note 20

A principal vantagem de se comprar um Galaxy Note 20 é, sem dúvidas, a S Pen, caneta que acompanha o aparelho. As funcionalidades que ela oferece aos seus usuários são ótimas, especialmente para aqueles que gostam de fazer anotações ou desenhar. Entretanto, muitos podem ver a S Pen como uma mera curiosidade, o que não justificaria o preço do smartphone.

Se as funcionalidades da S Pen não chamam sua atenção e você acha que nunca nem vai chegar a usá-la, o Note 20 pode não ser para você. Nesse caso, convém optar por um smartphone mais potente e com uma bateria melhor.

Agora, se você acha que vai fazer bom proveito dos recursos disponíveis graças à S Pen, o Note 20 vai ser o melhor modelo que você encontrará. Há outros modelos com canetas, mas nenhum tão bem otimizado a ela quanto este modelo da Samsung.

Além disso, caso sobre um dinheirinho você pode até optar pela versão Ultra do Note 20, especialmente se quiser mais desempenho. Mas, caso não sobre, a versão padrão já será mais do que o suficiente!

Ficha técnica completa do Galaxy Note 20

  • Peso: 192g
  • Dimensões: 161.6 x 75.2 x 8.3mm
  • Tela: 6,7 polegadas, Super AMOLED Plus, com resolução de 1080 x 2400 pixel e proteção Gorilla Glass 5
  • Sistema operacional: Android 10 Samsung One UI 2.5
  • Chipset: SAMSUNG Exynos 990
  • Processador: 2x 2.73 GHz Mongoose M5 + 2x 2.5 GHz Cortex-A76 + 4x 2.0 GHz Cortex-A55
  • GPU: Mali-G77 MP11
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 256 GB (sem a possibilidade de expansão)
  • Câmeras traseiras: 12 MP + 64 MP + 12 MP, com resolução de até 4000 x 3000 Pixel, gravando em até 8K UHD a 24fps
  • Câmera dianteira: 10 MP F 2.2, gravando em até 4K a 60fps
  • Bateria: LiPo de 4300 mAh
  • Extras: Wi-Fi, Bluetooth 5.0, NFC, GPS, acelerômetro, detector de proximidade, giroscópio, bússola, barômetro, leitor de impressão digital, microfone de redução de ruído, 4G/5G (a depender do modelo)

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário