Gavião Arqueiro | O vilão pode ser na verdade uma vilã (teoria)

Vilão da série Gavião Arqueiro pode ser na verdade vilã (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)
Vilão da série Gavião Arqueiro pode ser na verdade vilã (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Nesta quarta-feira (24), estreou no Disney+ a primeira temporada da série Gavião ArqueiroPorém, mesmo com dois episódios tendo sido disponibilizados nesta manhã, a série deixou mais perguntas do que respostas aos fãs. Uma das perguntas é: quem é o grande vilão de Gavião Arqueiro

Tech News Brasil preparou esta matéria explicando uma das teorias que já surgiram em relação à série: a de que o grande vilão pode já ter sido apresentado — e poucas pessoas desconfiaram dele! Continue lendo e entenda melhor!

O vilão pode ser na verdade vilã

Tony Dalton como Jack Duquesne e Vera Farmiga como Eleanor Bishop em Gavião Arqueiro (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)
Tony Dalton como Jack Duquesne e Vera Farmiga como Eleanor Bishop em Gavião Arqueiro (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Está mais do que óbvio que a série Gavião Arqueiro está tentando conduzir os telespectadores a desconfiarem de Jack Duquesne (Tony Dalton), como já explicamos nesta matéria. Desde o fato de ele ter aparentemente roubado a espada retrátil de Ronin após o ataque da Gangue do Agasalho ao leilão até as possíveis motivações para ter matado Armand III (Simon Callow). Porém, o verdadeiro vilão (ou vilã, no caso) pode estar ao lado.

Estamos falando de Eleanor Bishop (Vera Farmiga), mãe da co-protagonista Kate Bishop (Hailee Steinfeld). Mesmo com apenas dois episódios, já temos motivos o suficiente para no mínimo desconfiar dela.

Vera Farmiga como Eleanor Bishop em Gavião Arqueiro (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)
Vera Farmiga como Eleanor Bishop em Gavião Arqueiro (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

A começar pela própria escalação para o papel. Vera Farmiga é um nome grande dentro da indústria cinematográfica e televisiva americana, e não faz sentido escalar uma atriz tão famosa para o simples papel de “mãe de protagonista”. Nos dois primeiros episódios, ela ficou bem apagada, mas isso deve mudar drasticamente ao longo das próximas semanas.

A segunda pista é justamente a tentativa por parte do roteiro de pintar Jack Duquesne como vilão em potencial. Praticamente todos que assistiram já estão desconfiando do personagem, e seria óbvio demais ele ser o vilão no fim das contas. Nossa hipótese é a de que o roteiro está dirigindo a interpretação do telespectador para esse caminho para subverter as expectativas no final ao revelar que a vilã é na verdade outra pessoa.

Mas além dessas questões de elenco e de estratégia de roteiro, que outras pistas sugerem que Eleanor Bishop é a vilã? Vamos explicar quais são essas pistas a seguir.

Morte do pai de Kate

Na primeira cena da série, vemos as consequências do ataque de Loki (Tom Hiddleston) à cidade de Nova Iorque em 2012 a partir da perspectiva da jovem Kate Bishop. No ataque, o pai de Kate, Derek Bishop (Brian d’Arcy James), acaba morrendo. Porém, não vemos como a sua morte aconteceu.

A série sugere que Derek morreu por causa de um ataque da raça alienígena Chitauri, que está invadindo Nova Iorque com a ajuda de Loki. Porém, uma hipótese é a de que Eleanor aproveitou a confusão para matar o marido (com quem estava tendo uma discussão minutos antes) e ficar com a herança. O que explicaria tanto o sumiço dos dois no momento da invasão, deixando Kate desamparada e assustada por vários minutos, mesmo eles estando em casa, quanto o enriquecimento de Eleanor após a morte de Derek.

Nos quadrinhos da Marvel, aliás, Derek é abusivo e está envolvido com o crime organizado. Talvez isso tenha motivado a ação de Eleanor na série, e não apenas a cobiça pela herança.

Aproximação com Jack Duquesne

Tudo indica que Jack Duquesne não é necessariamente rico, mas é herdeiro de um multimilionário: Armand III. Que, como você deve se lembrar, foi assassinado (possivelmente com um golpe de espada) no primeiro episódio. A série nos faz desconfiar de Jack, mas há a possibilidade de que Eleanor tenha cometido o crime. Afinal, se ela possivelmente teve disposição para matar o próprio marido, por que não teria para também matar Armand e abocanhar parte da herança indiretamente pelo noivado com Jack?

Além disso, após Armand deixar escapar a Kate que Jack e sua mãe estavam noivos, Eleanor foi atrás dele para tomar satisfação e possivelmente fazer ameaças (afinal, Armand rebate a ameaça com outra ameaça, dizendo que também é perigoso e tem poder). Aliás, no momento em que conversa com Kate sobre o noivado, ele diz à jovem que fez de tudo para tirar essa ideia da cabeça de Jack (de Jack, não de Eleanor), possivelmente por já conhecer os podres dela.

Decoração com espadas

Quando Kate visita a mãe após o incidente na Torre do Sino, ela percebe que a casa está decorada com várias espadas, e até chega a questioná-la sobre isso. Ao que Eleanor apenas responde “querida, houve algumas mudanças durante sua ausência neste semestre“.

Essa fixação de Eleanor por espadas pode ter feito com que Jack roubasse a espada retrátil de Ronin (para ela, não para si mesmo, embora nos quadrinhos ele assuma a identidade de Espadachim, como já explicamos aqui). Além disso, Armand morreu aparentemente a partir de um golpe de espadas. No mínimo suspeito, não?

Prêmio de Mãe do Ano (só que não)

Até mesmo a relação entre Eleanor e Kate é suspeita. A filha vive arrumando confusão, e Eleanor não parece se importar tanto assim. Tipo… em um intervalo de poucas horas a filha esteve em um leilão clandestino que foi vítima de um ataque terrorista e teve o apartamento incendiado e tudo o que a mãe faz é uma ligação de dois minutos? Abre espaço na coleção de prêmios que tem mais um a caminho.

Talvez esse distanciamento da mãe faça Kate se retrair e desconfiar tanto das tentativas de aproximação de Jack, que no fim das contas pode realmente estar apenas tentando ser um bom padrasto deixando ela ganhar na esgrima e se esforçando para agradá-la na maior parte do tempo — o que apenas aumenta a falsa suspeita de que ele seja o vilão.

Gostou dessa teoria sobre o vilão da série Gavião Arqueiro? Pois aproveite e confira também:
Gavião Arqueiro | Relembre tudo o que aconteceu nos Episódios 1 e 2

Alexandre Garcia PeresEditor do Sobre Sagas e Analista de SEO da WebGo/Content. Raramente ri com filmes e prefere muito mais um dramão. Sempre conta os dias pelos próximos filmes do Tarantino, da Pixar e do Studio Ghibli e frequentemente reassiste os mesmos filmes na dúvida do que assistir. Pela formação em Letras, tem pavor de adaptações ruins de livros e sente um leve prazer ao assistir filmes muito ruins, especialmente os que passam na TV aberta. No tempo livre, gosta de tocar violão/guitarra, jogar videogame e brincar com um dos seus 12 gatos.
Fechar