Gerenciador de Armazenamento do WhatsApp – O que é, como usar etc.

Pouca gente ficou sabendo, mas recentemente o WhatsApp lançou, após muitos meses de testes, um gerenciador de armazenamento. O recurso está disponível no próprio WhatsApp. Ou seja, não é um aplicativo à parte. Basta que o usuário mantenha seu app atualizado para ter acesso a ele.

O novo recurso permite que o usuário veja que conversas e arquivos compartilhados no aplicativo estão ocupando mais espaço em seu aparelho. Em seguida, o usuário pode excluir os arquivos para liberar espaço.

Novo gerenciador de armazenamento do WhatsApp
(Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Com isso, você vai poder limpar arquivos antigos e indesejados, ganhando bastante espaço livre em seu smartphone. O processo é simples e muito intuitivo.

Descubra como usar outra novidade do WhatsApp: as mensagens temporárias!

O WhatsApp está liberando a novidade aos poucos. Caso você ainda não tenha recebido a atualização, tenha um pouco de paciência.

Entretanto, recomendamos que você confira sempre na loja de apps do seu smartphone se a atualização está ou não disponível. Ou, se for o caso, ative a atualização automática para sempre ter as novidades em primeira mão.

Como acessar o gerenciador de armazenamento do WhatsApp

Caso você já tenha recebido a atualização, é muito simples acessar o gerenciador de armazenamento do WhatsApp. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Primeiramente, com o WhatsApp aberto, aperte nos 3 pontinhos no canto superior direito para abrir as opções.
  2. Em seguida, aperte em “configurações”.
  3. Na tela seguinte, aperte em “armazenamento e dados”.
  4. Por fim, aperte em “gerenciar armazenamento”

Pronto, agora você tem uma visão geral de quanto o WhatsApp está consumindo do espaço de seu celular. Além disso, você também pode começar a excluir arquivos para ganhar espaço livre.

Aprenda a criar e a gerenciar os famosos grupos do WhatsApp!

Se a novidade ainda não estiver aparecendo para você, confira se o seu WhatsApp está atualizado.

Como usar o gerenciador de armazenamento

Estando com o gerenciador de armazenamento do WhatsApp aberto, você já pode fazer algumas coisas para liberar espaço em seu smartphone.

Primeiramente, veja o gráfico em linha na parte superior do gerenciador. Ele mostra um resumo do armazenamento local de seu smartphone.

Gráfico de uso de armazenamento do gerenciador de armazenamento do WhatsApp

A parte verde do gráfico é o espaço que o WhatsApp está consumindo. A parte amarela é o espaço que outros aplicativos estão ocupando. Por fim, a parte cinza é o espaço livre de seu aparelho.

Sabia que é possível fazer videochamadas pelo WhatsApp Web? Aprenda aqui como fazer

Logo abaixo, na sessão “analisar e apagar itens”, há uma lista mostrando os arquivos e as conversas mais pesadas.

Análise de arquivos e conversas pesadas do gerenciador de armazenamento do WhatsApp

Apenas clique sobre alguma das conversas para visualizar os arquivos compartilhados nela que estão ocupando espaço em seu aparelho. Em seguida, é só ir apagando os arquivos dos quais você quer se livrar.

Apagou alguma mensagem importante e deseja recuperar? Aprenda aqui a recuperar mensagens apagadas do WhatsApp!

Quando a novidade vai estar disponível?

O gerenciador de armazenamento do WhatsApp já está disponível para alguns usuários. Para ter acesso à novidade, tudo o que você precisa fazer, portanto, é atualizar o aplicativo para a versão mais recente.

Caso a atualização não apareça para você, espere mais alguns dias até tentar novamente. Se o seu celular for muito antigo, pode ser até que ele já não receba mais atualizações do WhatsApp.

Sabia que o WhatsApp ganhou uma função de compras dentro do aplicativo? Confira aqui esta novidade!

O gerenciador de armazenamento é útil?

Bastante! Muitos usuários reclamavam até então da dor de cabeça que era procurar os arquivos pesados do WhatsApp. Agora que a rede social criou um recurso próprio para isso, vai ser muito mais fácil controlar o uso de espaço do aparelho.

Entretanto, é importante tomar cuidado com o que você exclui. Se você apagar algum arquivo ou mensagem importante, vai ser muito difícil recuperar. Para isso, você vai precisar fazer algum processo de recuperação, e eles não são muito simples nem 100% garantidos.

Além disso, você não vai conseguir excluir pelo gerenciador do WhatsApp arquivos externos, já que ele é exclusivo para o app. Para isso, você vai precisar usar um programa à parte. Há vários no mercado de aplicativos que certamente vão atender sua necessidade.

WhatsApp Business: descubra aqui como ele funciona e como ter o seu!

Enfim, controlar o espaço sendo ocupado pelos aplicativos do seu celular é muito importante. Mantenha seu dispositivo sempre com bastante espaço livre, ou ele vai ficar pesado com o tempo. Além disso, você não vai poder instalar ou atualizar seus aplicativos, já que não vai ter mais espaço livre.

Alexandre Garcia Peres
Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário

três × 5 =