Google anuncia desativação do Google+

O Google anunciou na última segunda-feira, dia 08 de outubro de 2018, que implementou no início deste ano um projeto chamado Project Strobe, que foi desenvolvido para revisar o acesso de desenvolvedores terceirizados, acesso de aplicativos, a dados de contas e dispositivos Android.

O Project Strobe analisou a operação do controle de privacidade da companhia para proteger os dados dos usuários e melhorar as APIs de terceiros. Após está revisão foram descobertos áreas nas quais a política de privacidade e segurança de dados do Google devem ser reforçadas.

Entre as descobertas a mais expressiva é com relação ao Google+, onde ao analisar todas as APIs associadas a plataforma foi descoberto um bug em uma das APIs do Google+ People. A companhia destacou que este bug foi descoberto e corrigido em março de 2018, e que ele é resultado da interação da API com uma alteração subsequente no código do Google+.

Devido aos procedimentos de armazenamento de dados de API da companhia, eles não conseguiram confirmar quais usuários foram impactados por esse bug, no entanto após analise detalhada constataram que os perfis de até 500.000 contas do Google+ foram potencialmente afetados.

Esta análise também mostrou que até 438 aplicativos podem ter usado essa API, entretanto não foram encontradas evidências que os desenvolvedores tivessem conhecimento desse bug ou abusaram da API. Além disto não foram encontradas evidências de que qualquer dado do Perfil tenha sido usado incorretamente.

A análise destacou os desafios significativos na criação e manutenção de um Google+ bem-sucedido que atende às expectativas dos consumidores. Dados esses desafios e o uso muito baixo da versão do Google+ para o consumidor, decidimos desativar a versão do Google+ para o consumidor.”, informa o pronunciamento oficial no blog do Google.

A companhia afirmou que irá oferecer um período de 10 meses para os usuários possam realizarem uma transição completa e que também irão auxiliar esta transição através de informações adicionais aos consumidores com formas de fazer download e migrar seus dados. A conclusão do encerramento está previsto para o final de agosto de 2019.

O Google também informou que as análises mostraram que o Google+ é mais adequado como um produto corporativo, uma vez que os clientes corporativos podem definir regras de acesso comuns e usar controles centrais para toda a organização. Diante desta descoberta a companhia esclareceu que como a plataforma tem muitos clientes corporativos, decidiram concentrar seus esforços empresariais e lançar novos recursos criados especificamente para empresas.

Vale destacar o Project Strobe também foi utilizado na detecção e correção de outros problemas, como controles de dados compartilhados com os aplicativos, acesso de aplicativos a dados da conta do Gmail e permissões para o aplicativo ter acesso a contatos, registro de chamadas e SMS em dispositivos Android.

Fonte: Blog Google

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário