Google anuncia dois novos aplicativos para deficientes auditivos

O Google anunciou nesta segunda-feira, dia 04 de fevereiro de 2019, a introdução de dois novos aplicativos, Live Transcribe e Sound Amplifier, para Android projetados para ajudar pessoas surdas e com deficiências auditivas.

A Organização Mundial da Saúde estima que até o ano de 2055, haverá 900 milhões de pessoas com perda auditiva. Acreditamos no poder da tecnologia para ajudar a derrubar barreiras e tornar a vida um pouco mais fácil para todos.”, diz o anuncio do Google.

De acordo com a companhia o Live Transcribe, em tradução livre Transcreve ao vivo, será capaz de transcrever em tempo real o dialogo falado, que deverá ser exibido na tela do smartphone. Já o Sound Amplifier, em tradução livre Amplificador de som, será capaz de filtrar, aumentar e amplificar os sons baixos de um ambiente.

Live Transcribe

Desenvolvido, projetado e validado por uma equipe do Google especializada em acessibilidade em parceria com a Universidade Gallaudet, universidade para pessoas surdas e com deficiência auditiva, o aplicativo utiliza tecnologia de reconhecimento automático de voz baseado em nuvem que transcreve as palavras faladas, capturadas através do microfone do smartphone, na tela do dispositivo em tempo real.

Google anuncia dois novos aplicativos para deficientes auditivos

O Live Transcribe será disponibilizado em mais de 70 idiomas e dialetos. Inicialmente o aplicativo será implantado gradualmente em uma versão beta limitada para usuários, inscritos, em todo o mundo por meio da Play Store e pré-instalado em dispositivos Pixel 3.

O Live Transcribe tem o potencial de dar às pessoas surdas ou com deficiência auditiva maior independência em suas interações cotidianas.”, diz o anuncio do Google.

Sound Amplifier

O Sound Amplifier é um aplicativo que foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar um áudio mais claro e mais fácil de ouvir, para pessoas com dificuldade de ouvir ou para situações em que há muito ruído de fundo, uma vez que ele funciona aumentando os sons baixos.

O novo aplicativo pode ser usado em conjunto com um fone de ouvido convencional para filtrar, aumentar e amplificar os sons em um ambiente com áudio. O usuário também pode personalizar as configurações de aprimoramento de som e aplicar a redução de ruído para minimizar o ruído de fundo que distrai com controles deslizantes e toques simples.

Google anuncia dois novos aplicativos para deficientes auditivos

Destacamos que o Sound Amplifier foi anunciado na Google I/O do ano passado. O aplicativo já está disponível na Play Store e suporta telefones Android 9 Pie ou posterior e vem pré-instalado no Pixel 3.

O Gerente de produto e acessibilidade Android do Google, Brian Kemler, que assina a nota de divulgação, finaliza o anuncio explicando que o objetivo da introdução destes dois novos aplicativos é ajudar milhões de pessoas surdas ou com dificuldades para ouvir mais claramente.

Fonte: Blog Google

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário