Google Chat – Hangouts inicia migração de usuários para o Chat

A Google já planejava há algum tempo migrar todas as funções do antigo aplicativo de conversa para a versão atualizada e mais moderna que é o Google Chat. Por conta disso, começou a disponibilizar os primeiros acessos às ferramentas de migração para o novo aplicativo agora no começo de dezembro.

Esse processo trará algumas mudanças de funcionalidade para os usuários, principalmente se você estava acostumado ao jeito parecido com o Whatsapp que o Hangouts tinha. Até que todas as alterações de aplicativo tenham sido feitas pela Google, o serviço pode parecer um pouco limitado.

Google Chat e Google Hangout

Se você quer entender melhor sobre essa mudança do Hangouts para o Google Chat, confira o texto a seguir.

Mudança de plataforma da Google

Todo o processo de mudança que tem passado pelas aplicações da Google nos últimos anos tem em vista uma otimização dos aplicativos em um só lugar, que a empresa está chamando de Google Workspace

Essa “Área de Trabalho” da Google vai juntar praticamente tudo que você provavelmente usa deles como o Gmail, Calendar, Drive, Chat e Meet, além de futuros projetos. Com isso o Hangouts que reunia várias funcionalidades se tornará o Chat e o Meet.

Ambos aplicativos focarão no que o Hangouts faz atualmente, dividindo as funções de chat escrito, grupos de conversa e perfil individual para o Chat, e as funções de ligação e vídeo-chamada para o Meet.

A ideia é mudar completamente de aplicativo de conversa do Hangouts para o Chat+Meet, ou Google Workspace, dentro de alguns anos. Para isso, uma das primeiras decisões tomadas foi a de disponibilizar o aplicativo do Google Chat gratuitamente a partir de 2021.

E isso incluirá a junção do Chat com o Gmail, permitindo ao usuário utilizar a experiência nas duas plataformas.

Do Hangouts para o Google Chat

O Chat, que se tornará uma das principais plataformas de comunicação interpessoal da Google a partir de 2021, carrega grandes similaridades com o seu antecessor, o Hangouts. Isso porque, graças ao sucesso do Hangouts, a Google optou por manter boa parte das funcionalidades de interação com o aplicativo, intactas na mudança.

Isso inclui envio de mensagens individuais ou em grupo, troca de arquivos, fotos, imagens, links e similares, criação e gerenciamento de grupos de contatos e integração total com os outros aplicativos da marca. Juntamente a isso a nova plataforma que inclui funções de enviar para o e-mail, pesquisa rápida e reações com emojis.

Em adição, a Google, em declaração de outubro deste ano, anunciou que traria para o Chat os mesmos recursos de segurança e proteção de dados e informações que ela utiliza no Gmail. Tudo que for enviado ou recebido passará por uma checagem em tempo real da Safe Browsing, marcando qualquer conteúdo inseguro ou malicioso.

Facilidade na Migração

Os planos de migração do Hangouts para o Google Chat acontecerão em partes. Segundo a empresa, serão necessárias algumas semanas para que todas as funcionalidades e informações sejam transferidas com segurança e de maneira fácil para todos os usuários.

Nas primeiras semanas de implementação o usuário poderá migrar os grupos e conversas com todo o conteúdo atual de cada. Em seguida chegarão o histórico de mensagens e os contatos participantes das conversas.

O que é importante saber é que a Google está de olho em facilitar essa passagem dos dois aplicativos, até por motivos de adesão. Sendo assim, se você utiliza o Hangouts não se preocupe, todos os detalhes da conta serão passados tranquilamente entre os aplicativos, e sem dar trabalho.

Do Hangouts para o Meet

Apesar das vantagens da transição Hangouts-Chat, graças à quantidade de funcionalidades muito úteis dentro do novo aplicativo, há ainda quem diga que é uma desvantagem separar coisas como chat escrito e ligações de áudio e vídeo.

A partir do começo de 2021 o usuário do Hangouts e do Chat receberão um convite para baixar o aplicativo do Google Meet quando quiserem realizar uma chamada de vídeo ou ligação. Essa mudança vai exigir que todos os usuários do Chat também tenham o Meet instalado.

A Google utiliza uma plataforma de blog para atualizar os usuários sobre as futuras mudanças. Até o momento sabemos que elas acontecerão, mas, mais detalhes serão informados assim que chegarem.

Ficou alguma dúvida? Comenta aí embaixo e confira mais notícias aqui no site.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário