Google Chrome oferece extensões para melhorar a produtividade

Com o passar do tempo, nesses mais de 12 meses de pandemia, vimos um aumento exponencial de pessoas migrando do trabalho presencial para o home office. Isso porque, logicamente, permanecer em casa é a recomendação da OMS para ajudar na causa contra a Covid-19.

Sendo assim, milhares de pessoas precisam se adaptar ao trabalho dentro de casa, aos processos que costumavam ser presenciais, e agora são mediados por câmeras, computadores e internet.

Mas a vida de home office pode ser muito mais tranquila do que você imagina: basta ter em mãos a ferramenta certa para te ajudar no dia-a-dia do trabalho. Para isso, a Google investiu muito em ferramentas que você pode utilizar dentro do próprio Chrome, todas gratuitas.

Se você ficou interessado e, assim como muitos, deseja transformar o trabalho diário em algo mais produtivo, prático e organizado, confira a seguir algumas extensões do Google Chrome para aumentar a produtividade.

Google Dictionary

O Google Dicionário, em português, é uma ferramenta de browser que permite ao usuário pesquisar o significado de palavras em vários idiomas. O Chrome ainda informa usos frequentes da palavra, coloca exemplos de onde ela se encaixa, tudo bem rápido e acessado por apenas alguns cliques.

Se você precisa escrever muito, seja para os trabalhos da faculdade, ou para os freelas, o Dictionary é um ótimo meio de ampliar o vocabulário.

Google Translator

Já o Translator foi criado justamente para traduzir palavras, frases e textos de forma rápida. Além de contar com uma biblioteca de línguas extremamente completa e bem estruturada, a ferramenta ainda permite traduzir áudio e imagens com texto.

Se você trabalha com conteúdos em inglês, é bem útil para tirar dúvidas e ampliar o vocabulário enquanto mantém todos os seus arquivos e conteúdos de outras línguas sempre facilmente traduzíveis.

Adblock

Alguma vez já se sentiu cansado da presença cada vez maior e mais invasiva de anúncios em sites e vídeos no YouTube? Parece que a cada dia que passa eles inventam mais formas de jogar propagandas de coisas que, na maioria das vezes, não nos interessam.

Bom, com o Adblock a coisa é diferente. A extensão, que pode ser facilmente instalada, permite que você retire e bloqueie todo e qualquer conteúdo de anúncios dentro de páginas da internet e até dos vídeos do YT.

No lugar dos ads, o blocker deixa tudo em branco, ou da cor de fundo da página. Já nos vídeos, ele permite pular qualquer anúncio rapidamente, além de não mostrar nenhuma imagem, apenas uma tela branca.

Wunderlist

Essa dica aqui é para você organizar as suas tarefas. O Wunderlist é uma ferramenta voltada a uma fácil organização, visualização e atualização de tarefas diárias. Nele você sabe exatamente quando realizar tal tarefa, e recebe notificações sobre prazos e lembretes direto no desktop.

Kami

Já o Kami é uma opção indispensável se você utiliza muito os arquivos do Drive, e trabalha com o formato de PDFs. Nessa ferramenta é possível realizar anotações, criar e editar marcadores, além de uma série de funções para auxiliar naquele estudo de artigo chato que precisa ser entregue amanhã.

E o diferencial? O Kami permite realizar tudo isso mesmo em arquivos de PDF fechados, que foram salvos e não podem mais ser editados.

StayFocusd

E por último, mas não menos importante, está o StayFocusd, que, como o nome prediz, auxilia na constante e difícil tarefa de permanecer focado naquele trabalho ou projeto. Tudo que o aplicativo faz é bloquear todos os sites que você registrar como “distrações”.

Primeiramente, determine um período de tempo que será utilizado para o trabalho ou os estudos, os intervalos e a hora de finalizar esse período. A extensão vai bloquear todos os sites de entretenimento, redes sociais e até sites de notícias enquanto estiver no período de Foco.

Como instalar as extensões

A parte mais simples para utilizar todas essas ferramentas é sem dúvidas a instalação. Como são aplicativos integrados no sistema do Chrome, basta acessar a “Chrome Web Store”, procurar pela ferramenta que deseja adicionar ao seu navegador e clicar no botão azul de “Usar no Chrome”.

Já para desabilitar é preciso acessar as configurações do browser na parte de extensões, procurar a que deseja desinstalar e apertar o botão de desabilitar.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário