Google Classroom ganha recurso que melhora detecção de plágio em textos

O Google Classroom apresentou nesta semana um novo reforço para os professor. A ferramenta ganhou melhorias no seu relatório de originalidade, ajudando na detecção de plágio em textos com mais precisão.

Com isso, os professores agora podem saber, com mais facilidade, quando há plágio em algum texto. Dessa forma, o Google Classroom possui uma detecção de símbolos de diferentes alfabetos ou sistemas de escrita. Saiba mais!

Google Classroom: recurso melhora detecção de plágio em textos
Google Classroom: recurso melhora detecção de plágio em textos. Confira (Imagem: Divulgação)

Google Classroom: o que é?

Mas antes de falarmos sobre como funciona o recurso de detecção de plágio em textos, é preciso saber o que é o Google Classroom.

Em resumo, a ferramenta é como uma sala de aula online do Google. Com isso, alunos e professores podem realizar encontros virtuais.

Oferecida de forma gratuita aos usuários, e pode usar acessada tanto pelo computador, em uma versão web, quando pelo celular.

Para utilizar o Google Classroom, basta acessar o site da ferramenta, ou fazer o download na Play Store, para aparelhos Android, ou na Apple Store, para iPhone.

E como a ferramenta funciona?

Mas como o Google Classroom? Como já indicamos, a plataforma pode ser acessada de forma gratuita por todos os usuários.

Dessa forma, tanto alunos quanto professores têm o serviço à disposição. Contudo, é necessário que o usuário escolha o tipo de conta, já que cada uma delas oferece recursos diferentes.

Usando o Classroom como professor (Imagem: Divulgação)

Como acessar com conta de professor

Para professores, é necessário, primeiro, fazer download do aplicativo. Em seguida, clique em “Primeiros Passo”, escolhendo a conta do Gmail para acessar o Google Classroom.

Com isso, o professor pode começar a usar a plataforma, criando salas para os que os alunos possam acessar. Para isso, basta clicar no ícone “+”, no canto superior esquerdo da tela.

Além disso, ainda é possível fazer a integração da conta do Google Classroom com o G Suíte for Education, caso a escola tenha feito o cadastro.

Logo após criar uma turma, é possível adicionar:

  • Nome da turma,
  • Seção,
  • Sala e
  • Disciplina.

Para finalizar, basta clicar em “Criar”. Depois disso a turma pode ser acessada, onde o professor poderá criar e publicar as atividades da turma na seção “Mural”.

Também é possível adicionar outros professor e alunos com a opção “Pessoas”, convidando quem será adicionar ou selecionado a opção “Código da Turma”.

Por fim, na aba “Atividades”, na barra inferior, é possível criar as atividades da turma. Na seção, ainda é possível selecionar as opções:

  • Atividade,
  • Pergunta,
  • Material, e
  • Tópico.
Usando o Google Classroom como aluno (Imagem: Divulgação)

Como acessar com conta de aluno

Apesar de semelhante, a conta para aluno no Google Classroom possui outros recursos, como o de acesso e respostas em materiais da turma.

Isto é, o processo de criação de conta é, basicamente, o mesmo. Depois de finalizar o processo, o aluno pode acessar as materiais, questionários e conteúdo do processor.

Com isso, para acessar uma turma, basta inserir o código da turma enviado pelo professor no local “Participar da Turma”. Desse modo, o usuário tem acesso ao mural da turma, com todos os anexos e materiais enviados pelo professor.

Google Classroom: ferramenta ganha recurso de detecção de plágio

Mas e o recurso para detecção de plágio do Google Classroom, como funciona? Em resumo, a ferramenta tem novo recurso foca no relatório de originalidade.

Com isso, ela realiza a comparação de arquivos do Google Docs do aluno com páginas da web e livros. Ou seja, o sistema é, basicamente, um detector de plágio automático. Sendo assim, ela facilita o processo de análise, sem a necessidade de outras ferramentas.

Desse modo, o sistema reconhece caracteres do documento do aluno, comparado com os documentos plagiados, mesmo com a troca de caracteres.

 

Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário