Google contatos: como salvar, exportar e sincronizar sua agenda de contatos no app

O Google Contatos é um serviço gratuito da Google de agenda telefônica. Com ele, o usuário do Gmail e do Android poderá armazenar cartões de informações de seus contatos do Whatsapp e e-mail, por exemplo.

Para acessar o Google Contatos basta acessar a página oficial na internet (opção mais recomendada para quem acessar pelo PC) ou fazer o download do aplicativo disponível para o Android na Play Store e na Apple Store para Iphones.

Aprenda a usar esta funcionalidade da sua conta Google neste tutorial sobre o Google Contatos!

Como funciona o Google Contatos?

O Google Contatos funciona armazenando informações na sua conta de e-mail da Google. Ou seja, para acessar os arquivos que salvou usando o Google Contatos no celular ou no site pode ser acessados com o seu G-mail. 

Google Contacts

Como adicionar contato/número

Um dos principais usos do Google Calendar é com a funcionalidade de agenda telefônica. Afinal, quando sincronizado com o celular é possível usar o app como principal para fazer chamadas de voz, salvar um número para usar no Whatsapp ou conferir mais informações de contato sobre determinada pessoa.

Para salvar a sua agenda telefônica sincronizando-a com seu celular siga o passo a passo:

  1. Em seu celular Android ou Iphone abra o aplicativo de fazer ligações;
  2. Digite o número que quer salvar;
  3. Selecione no botão +;
  4. Adicione a sua conta de g-mail como opção de salvamento;
  5. Insira as informações do contato;
  6. Selecione “Salvar”;salvar contato

Pronto! Você acaba de adicionar um contato com sucesso! Agora poderá acessar as informações desta pessoa na sua agenda telefônica no celular ou pelo site do Google Contatos.

Como sincronizar Google Contatos com o celular?

Sincronizar a agenda de contatos é uma tarefa muito útil quando você quer trocar de celular e manter a sua agenda intacta ou para quem comprou um celular novo, neste caso a opção vai aparecer no processo de inicialização do Android.

Ao salvar seus contatos na sua conta Google os seus dados ficam armazenados na nuvem e poderão ser importados para outro dispositivo facilmente. Olha só como fazer:

  1. Em seu dispositivo vá em “Contas e Backup”;
  2. Na opção de conta google informe o seu endereço de e-mail (Gmail);
  3. Selecione “Sincronizar conta”;
    sincronizar contatos google
  4. Abra o aplicativo de “Configurações”;
  5. Toque em “Contas” e vá onde aparece seu endereço de e-mail;
  6. Deixe disponível a opção “Contatos”;
  7. Toque nos três pontinhos e vá em “Sincronizar” para fazer a importação dos seus contatos para o dispositivocontatos google adicionar
  8. Caso não esteja aparecendo a sua conta Google vá em “Adicionar Conta” e depois em “Google”. Digite seu endereço de e-mail e salve. Para começar a sincronizar basta acessar o aplicativo e contatos do seu celular.

Como exportar contatos?

  1. Acesse o o Contatos do Google;
  2. Selecione uma das seguintes opções para fazer a exportação: todos os seus contatos, somente alguns, um único;
  3. No canto superior esquerdo clique nos três pontinhos e vá  exportar;
  4. Para fazer backup dos contatos e tê-los salvo em seu dispositivo, selecione CSV do Google.
  5. Para salvar o arquivo em seu dispositivo como uma lista de contatos, clique em Exportar. Como exportar contatos

Como remover contatos duplicados?

  1. Acesse o site oficial dos Contatos do Google;
  2. Clique na opção “Cópias”;
    como excluir contatos duplicados gmail
  3. Selecione a opção “Mesclar” para aceitar uma sugestão de contato por vez, ou “Mesclar tudo” para mesclar todos os contatos duplicados.

Como sincronizar contatos do Gmail para aparecer na agenda do celular e Whatsapp?

Se você quiser fazer com que seus contatos do gmail e da sua agenda telefônica do celular apareçam como contatos no Whatsapp precisará, primeiramente, salvar os contatos no seu google contatos. Se certifique de que o número contém o código de área do país (Exemplo, Brasil é +55) e o DDD da região (Exemplo São Paulo é 11).

Abra o seu Whatsapp e vá em “Contatos” e clique em “Atualizar”. Assim que a sincronização for feita você poderá pesquisar o contato para iniciar uma conversa. No Android e no Iphone o botão para conversar com a pessoa no Whatsapp também fica disponível no aplicativo.

Ficou alguma dúvida ou quer saber mais? Deixe a sua pergunta aqui! Use os comentários para deixar sua opinião! O que você acha do Google Contatos?

 

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
InstagramLinkedin

Deixe seu comentário