Google faz exposição on-line da coleção perdida do Museu Nacional do Brasil

O Gerente de programa do Google Arts & Culture, Chance Coughenour, anunciou nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro de 2018, via blog oficial da companhia, que o Google criou uma exposição on-line da coleção perdida do Museu Nacional do Brasil no Rio de Janeiro.

De acordo com a companhia, agora toda a coleção do Museu Nacional do Brasil, perdida devido ao incêndio que atingiu as instalações do museu em 02 de setembro de 2018, podem ser acessadas por meio de imagens do Google Street View das exposições do Google Arts & Culture.

O Google Arts & Culture é uma plataforma que visa proteger o patrimônio mundial de diversas ameaças, através do uso de tecnologias, como fotografia de alta resolução, fotogrametria, escaneamento a laser em 3D e realidade virtual e aumentada, para ajudar a preservar a herança mais preciosa do mundo.

O Museu Nacional do Brasil detinha uma das maiores coleções de história natural do mundo e de acordo com estimativas o incêndio destruiu 20 milhões de peças, incluindo artefatos indígenas, restos de dinossauros e o mais antigo esqueleto humano já descoberto nas Américas.

O Google Arts & Culture começou a trabalhar no Museu Nacional do Brasil em 2016, com intuito de levar sua coleção, on-line, para todas as pessoas e lugares do mundo, assim todos poderiam ver e aprender sobre os artefatos antigos existentes no museu.

A página do Google Arts & Culture dedicada ao Museu Nacional do Brasil disponibiliza uma visita virtual com narração, imagens, fotos e textos explicativos sobre diversos itens. Sabemos que as imagens jamais poderão substituir a coleção perdida na tragédia, mas elas podem oferecer uma maneira de lembrar e preservar a memória de um museu destruído.

Fonte: Blog Google

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário