Google fotos: como fazer para salvar fotos no aplicativo?

O Google Fotos é um dos principais aplicativos usados para salvar galeria de fotos, sobretudo porque o app tem sincronização automática com o usuário do Android. Por meio da conta google, é possível criar álbuns de fotos, vídeos e compartilhar momentos e memórias com seus contatos.

O uso do Google Fotos também é uma opção recorrente para quem está precisando liberar espaço na memória do celular, pois o app permite importar e exportar arquivos em massa e tem funcionalidades de backup para proteger tudo o que for salvo.

Quer aprender a usar o Google Fotos? Então confira este tutorial dos principais recursos disponíveis.

como funciona google fotos

Como funciona o Google Fotos?

O Google Fotos é um recurso gratuito do Google que conta com alguns limites. No Backup o Google limita arquivos de fotos com até 16 MP e vídeos em HD (1080p), qualquer documento maior do que esse não poderá ser salvo ou precisará, primeiramente, ser comprimido.

Já na hora do upload, arquivos são definidos como de alta qualidade tem uma capacidade de armazenamento ilimitada. Mas os arquivos que forem considerados como “original” passarão a consumir espaço dos 15 GB gratuitos disponíveis para a conta Google (o que inclui dados de outros apps, como o Drive ou o Gmail). Se precisar de mais espaço, deverá contratar um plano do Google One.

O backup do Google é ilimitado e gratuito para fotos com até 16 MP e vídeos em HD (1080p). Esses arquivos ficam acessíveis de qualquer smartphone, tablet ou computador (acessando o site photos.google.com) desde que você tenha uma conta Google.

Se seu tamanho de upload está definido como “Alta qualidade”, você tem armazenamento gratuito ilimitado citado. Mas se estiver definido como “Original”, as fotos armazenadas em consumirão seu armazenamento grátis e você só tem 15 GB de armazenamento gratuito para fotos e vídeos exatamente como foram capturados.

Como ativar sincronização da galeria do celular com o Google Fotos?

  1. Acesse o aplicativo do Google Fotos no celular ou no site e Toque no “Menu” e após em “Configurações”;
  2. Em “Backup e Sincronização”, toque no nome da conta;
  3. Edite com o seu endereço de e-mail do Google e clique em “Sincronizar”;
  4. Se certifique de que o seu dispositivo está conectado com a internet.

Como me certificar de que  minhas fotos foram salvas?

Antes de excluir todas as fotos da galeria do seu celular, tablet ou computador certamente você fica receoso porque sabe que se não estiverem salvas em outro lugar, as perderá definitivamente.

Para se certificar de que as suas fotos foram mesmo salvos no Google Drive realize os seguintes passos:

  1. Abra o aplicativo e realize o caminho: Fotos> Menu> Configurações> Backup e Sincronização> Backup com os dados da rede celular (desmarque a opção para fotos e vídeos);
  2. Ao terminar o caminho abra novamente o aplicativo e toque em “Fotos”. Na sua galeria inicial poderá conferir todas as imagens que foram armazenadas ou que ainda estão em processo de upload.
sincronização fotos google

Como usar o Google Fotos para liberar espaço no celular

Para quem quer usar o Google Fotos para liberar espaço no celular, este recurso ficou ainda mais fácil dentrdo do aplicativo após a última atualização.

  1. Caso o seu Android esteja com pouca memória disponível acesse o app e vá em “Backup e Sincronização”.
  2. Logo após vá em “Liberar espaço” para conferir os resultados de busca que o Google te recomenda para liberar de arquivos, o inclui até imagen duplicadas ou borradas, por exemplo.
backup google fotos

Se o seu celular já estiver vinculado a sua conta google essa sincronização de arquivos vai acontecer automaticamente de tempos em tempos, garantindo assim que suas fotos e arquivos fiquem sempre salvas.

Como fazer Backup no Google Fotos e adicionar arquivos no seu dispositivo

  1. No seu seu dispositivo abra o app Google Fotos Fotos.
  2. Faça login na sua Conta do Google, caso esteja deslogado;
  3. No menu direito, toque na letra inicial ou foto do perfil da sua conta.
  4. Selecione “Configurações do Google Fotos Backup e sincronização”.
  5. Toque em “Backup e sincronização” para ativar ou desativar.
bakcup e sincroniaação google fotos galeria de imagens

Recursos do Google Fotos

google photos
  • Suporte de múltiplas contas;
  • Reconhecimento de pessoas e indicações;
  • Coma partilhamento de álbum de fotos;
  • Edição e recuperação de fotos;
  • Adicionar legendas e informações;
  • Libera espaço no armazenamento interno do celular;
  • Busca de fotos pessoal.

Eai, ficou alguma dúvida sobre o Google Fotos? Então deixe a sua pergunta aqui nos comentários!

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
InstagramLinkedin

Deixe seu comentário