Google Gmail: funcionalidade permite desativar recurso de análise de e-mails

O Google Gmail agora conta uma funcionalidade que permite desativar recurso de análise de e-mails. Com isso, segundo a plataforma, os usuário têm até o dia 25 de janeiro para escolher quais informações podem ser analisadas por outros aplicativos.

Dessa forma, a empresa trabalha pra facilitar o gerenciamento de privacidade dos usuários. Saiba mais sobre o novo recurso do Google Gmail e como usar!

Google Gmail conta com nova funcionalidade

Trabalhando para facilitar o gerenciamento de privacidade, o Google Gmail conta com um novo recurso temporário.

Isto é, como resultado de um esforço para aumentar a segurança dos usuários, a empresa anunciou uma opção para limitar acesso de outros aplicativos às mensagens no serviço.

Ou seja, por meio da funcionalidade, os usuário tem um recurso para análise de e-mails feita por terceiros. Para acessar a opção de desativar recurso de análise de e-mails, basta acessar a notificação envidada pela empresa.

O aviso está sendo encaminhado por e-mail, e traz algumas explicações sobre como a nova política de privacidade da plataforma funciona.

Foco na melhoria de privacidade

Depois da data limite, algumas mudanças serão feitas, especialmente na questão de privacidade e uso de dados na plataforma.

Com isso, alguns recursos inteligentes como não poderão usar informações por padrão.

Desse modo, para usar recursos como lembretes de reservas de restaurantes no Maps ou vencimento do Google Assistente é necessário fornecer a autorização nas configurações do Gmail. De acordo com a empresa, a mudança busca tornar mais transparente o acesso a dados dos usuários:

A capacidade de ativar (ou não) alguns desses recursos inteligentes individuais não é nova. O que há de novo é uma escolha mais clara sobre o processamento de dados que os torna possíveis. Essa nova configuração foi projetada para reduzir o trabalho de compreensão e gerenciamento desse processo, tendo em vista o que aprendemos com a pesquisa de experiência do usuário e a ênfase dos reguladores em escolhas de usuário compreensíveis e acionáveis ??em relação aos dados”.

Saiba como usar o recurso (Imagem: Divulgação/Google)

Google Gmail: como usar o novo recurso

Em resumo, se você não recebeu a notificação sobre a mudança no aplicativo, o Google indica que você utilize o app para realiza-la.

Além disso, também você também pode definir as configurações do Gmail através do seu computador. Para isso, basta acessar este site.

Nele você encontra orientações de ajuda do Gmail, especialmente para realizar o controle de recursos inteligentes. Dessa forma, além do Gmail, o usuário também pode alterar dados do Chat, Meet e outros serviços do Google.

Usuário têm até janeiro para desabilitar opção

Mas vale lembrar que a medida não ficará disponível para sempre. Isto é, você tem até o dia 25 de janeiro para realizar as alterações.

Com isso, depois desse período, é bem provável que o Google remova a opção de limitar a análise de e-mail por outros aplicativos.

Além disso, não há informações sobre a prorrogada da medida. Existe a chance de que a funcionalidade vire um recurso permanente. Mas até o momento, não há nenhuma noticia nesse sentido.

Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário