Google Imagens agora vai apresentar dados de direitos de imagem

A Google anunciou na última quinta-feira, dia 27 de setembro de 2018, através de publicação em seu blog oficial que o seu serviço de buscas de imagem, Google Imagens, que a companhia implementou nova ferramenta ao serviço para apresentar dados “metadados” de direitos de imagem, criador e crédito, sempre que presentes em imagens no Imagens do Google.

De acordo com a companhia vara visualizar os dados “metadados” de direitos autorais de imagens no Google Imagens é necessário  clicar no link “Créditos da imagem” para visualizar os campos dos dados.

Google Imagens agora vai apresentar dados de direitos de imagem

Vale destacar que a implementação desta nova ferramenta  faz parte de uma colaboração entre o Google, o consórcio de indústrias fotográficas CEPIC e o IPTC, o órgão de padrões técnicos globais para a mídia de notícias.

A Google destaca que para uma utilização adequada desta nova ferramenta será necessário que fotógrafos, agências de fotografia e editores incluam as informações de direitos autorais e de atribuição nos dados “metadados” na imagem. Sendo assim a companhia disponibilizou um link do IPTC,  onde será possível consultar como implementar os dados “metadados”.

A ferramenta está sendo implementada de maneira gradual para os usuários da busca da Google, o que pode significar que demore um pouco até a conclusão deste processo.

Fonte:  Blog Google

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário