Google lança uma página dedicada a pesquisas sobre eleições no Brasil

De acordo com publicação da repórter de tecnologia Paula Soprana na Folha de S. Paulo, o Google está lançando hoje, quinta-feira dia 13 de setembro de 2018, uma página dedicada a pesquisas sobre eleições no Brasil.

A página está ligada a ferramenta do Google Trends, que apresenta tendências de pesquisa do Google.

Nesta página os usuários terão acesso a tendências de pesquisas e outros dados com gráficos sobre os interesses e buscas dos brasileiros relacionadas aos candidatos e política no geral.

A página pode indicar as principais perguntas eleitorais ,os presidenciáveis que geram mais interesse em cada estado do país, os temas políticos de maior interesse da população, pesquisas eleitorais e outras notícias dos últimos 7 dias.

Top 05 com as principais perguntas eleitorais

  • Como anular o voto?
  • Como justificar o voto?
  • O que acontece se eu não votar?
  • Em quem votar em 2018?
  • O que é democracia?

A página ainda fornece informações em tempo real durante debates televisivos.

Obviamente, quem tem mais exposição da mídia gera mais interesse das pessoas na busca. Porém, é uma área muito viva, muda a todo tempo“, diz Marco Túlio Pires, coordenador do Google News Lab no Brasil. “Nas redes sociais, as pessoas arrumam seus perfis, colocam fotos bonitas, têm um tipo de comportamento. Nas máquinas de busca, a autenticidade é muito grande. As informações são anonimizadas em escala global e conseguimos captá-las em tempo real. Os brasileiros estão pesquisando muito sobre partidos, campanhas e legislação. Seria ruim mantermos esses insights, que surgem de forma tão autêntica, só para a gente“, finaliza Pires.

Ainda de acordo com a Folha de S. Paulo este recurso já foi usado em eleições de países como Estados Unidos, México, França, Colômbia e Argentina.

Vale destacar que a página informa claramente que os dados disponíveis no Google Trends não devem ser interpretadas como intenção de votos, uma vez que a página apresenta o nível de interesse das pessoas em torno de um determinado candidato ou assunto.

Fonte: Folha de S. Paulo e Google Trends Eleições 2018

Últimas noticias relacionadas ao Google

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário