Google Lens traz tradução em tempo real mesmo offline

Com nova atualização, Google Lens traz recurso de tradução em tempo real mesmo para quem está offline. Assim, mesmo sem conexão com a internet, o usuário pode utilizar o recurso da ferramenta.

A novidade vai permitir que usuários possam usar o recurso sem a necessidade de usar dados móveis. Mas como fazer para usar? Confira como usar a funcionalidades neste artigo!

Google Lens - Tradução em tempo real
Google Lens adiciona recurso de tradução em tempo real mesmo sem internet (Imagem: Divulgação)

Mas o que é o Google Lens?

Se você ainda não sabe, o Google Lens é uma tecnologia de inteligência artificial desenvolvida pelo Google para ler imagens.

Assim, ela realiza o escaneamento de uma imagem através da câmera, apresentando para o usuário algumas opções de identificação.

Além disso, o recurso ainda oferece a tradução em tempo real de fotos, banners, placas de ruas ou trecho de artigos.

Neste artigo nos explicamos mais sobre o que é e como funciona o Google Lens. Clique para ler mais.

Tradução em tempo real mesmo sem internet

Mas agora, o recurso de tradução em tempo real também está disponível mesmo que o usuário não esteja conectado com a internet.

Dessa forma, ao se deparar com um termo escrito em outra língua, é possível fazer a tradução simultânea, mesmo que com o smartphone desconectado.

Em geral, o recurso aparecer com a detecção automática para tradução em inglês para usuários do Brasil. Assim, basta tocar na etiqueta de idiomas dentro do Google Lens, você pode realizar a tradução em tempo real.

Nesse caso, se a tradução offline estiver disponível em seu celular, é possível fazer o download de pacotes.

Como usar o Google Lens offline (Imagem: Reprodução/Google)

Tradução em tempo real: como usar o recurso?

Isto é, para fazer uso da tradução em tempo real sem internet, você precisa baixar um pacote de arquivos. Assim, cada língua exige o download de um arquivo próprio para fazer o download.

Ao abrir o app, você pode conferir quais línguas estão disponíveis para serem baixadas, além do tamanho do arquivo. Vale destacar que cada arquivo exige bastante espaço disponível.

Só para exemplificar, o download do pacote de arquivo da língua alemã tem, ao todo, 47 MB de tamanho. O português, que também deve ser baixado para que o recurso esteja disponível offline, tem 48 MB.

Vantagens para viajantes

Se você vai viajar para outro país e não fala a língua daquele lugar, a tradução em tempo real do Google Lens pode te ajudar.

Isto é, além de uma economia de dados, o recurso garante que você possa traduzir qualquer termo em imagens e banners sem precisar de internet.

Tudo isso é feito de forma simultânea, onde os resultados da tradução aparecem na tela do smartphone sem a necessidade de clicar em qualquer botão. Assim, basta apontar a câmera do celular para o texto e ele é traduzido automaticamente.

Mas vale destacar ainda que o recurso ainda não disponibiliza a língua inglesa para download. Contudo, ele conta com uma boa opção de idiomas de outros países, como:

  • Alemão,
  • Chinês,
  • Espanhol,
  • Holandês,
  • Italiano, e
  • Russo.

Além disso, o Google Lens ainda garante uma série de outros recursos para uso sem conexão com a internet. Dessa forma, mesmo sem internet, você pode utilizar mapas e documentos offline.

 

Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário