Google Maps – Como usar o aplicativo GPS em 10 passos simples

Quem nunca parou para imaginar como eram as coisas antes da internet? Se você já viveu este tempo sabe bem que GPS é uma grande invenção da humanidade. De lá para cá, alguns aplicativos viraram os queridinhos para navegar e traçar rotas, tal como o Google Maps.

Google lançou o Google Maps em 2005 como uma alternativa de GPS simples, para navegação por mapas. Hoje, o app é capaz de sugerir várias rotas diferentes de acordo com o trânsito analisado em tempo real, além de funcionar como um navegador de bordo e mapa completo.

Seja de carro, ônibus, a pé ou de bicicleta, descubra aqui as funcionalidades do Google Maps para otimizar ainda mais sua busca e melhorar seus resultados de rota de trânsito – evitar imprevistos e aproveitar ainda mais sua viagem.

1. Adicione Paradas no Google Maps

adicionar parada google maps

Seu destino pode ter diversas paradas, basta adicionar em sua rota os locais no qual deseja realizar seu trajeto. O Google considerará a condição todo o caminho necessário para chegar em cada local, com informações detalhadas do tempo.

2. Verifique o fluxo de trânsito

fluxo de trânsito google maps

Compare em tempo real a duração da viagem e encontre o trajeto mais rápido, com atualizações imediatas sobre o tráfego, a qualidade da estrada, se existem obras em andamento, clima ou possíveis acidentes e carros quebrados.

3. Use o Google maps no modo offline

Modo offline google maps

É possível utilizar o app mesmo sem conexão com a internet, basta que antes você baixe mapas das determinadas regiões onde pretende utilizar e realizar suas consultas.

4. Avalie lugares

avaliar lugares google maps

Quando você pesquisa um lugar, encontra dados do determinado local como fotos e avaliações dos usuários. Ali fica agregada informações de outros usuários, como dúvidas, críticas, elogios e sugestões. Você também pode deixar seu registro, adicionando descrição e imagens do lugar, caso queira.

5. Defina hora de partida e chegada

horário de partida de ônibus

Você pode, por exemplo, fazer uma estimativa de trajetória com uma data futura configurada. Assim você consegue até calcular que horas você precisará sair de casa para chegar no seu destino, na hora informada.

Selecione “Definir horário de saída e/ou de chegada”

6. Compartilhe sua localização

compartilhar google maps

Em tempo real, é possível compartilhar para a família ou alguém determinado sua localização e até o tempo estimado da sua bateria. Caso seu celular descarregue a pessoa saberá o horário e condição do seu aparelho para considerar o local onde você poderá estar. Bastante útil para marcar encontros ou pedir ajuda caso estiver perdido.

7. Crie diários de percursos

fluxo de trânsito google maps

O Google armazena informações detalhadas de todos os locais que você passou, com dia e horário precisos. Ele cria uma linha do tempo com dados de quantos lugares, por cidade, você esteve.

8. Faça tour virtual pela região

tour google maps

Museus, aeroportos, estádios, hotéis, restaurantes, locais turísticos. O Google tem mapeado através do Street Views mais de 220 países. Dá para conhecer bastante coisa virtualmente, mesmo ser estar lá.

9. Conheça restaurantes e receba indicações

indicações google maps

Existe uma central de avaliação e seleção dos editores e o app vai além disso, disponibilizando imagens internas de alguns locais, indicando pontos de encontro como sugestão, paradas no trajeto e comércios como cafés e restaurantes.

10. Horários de ônibus e transporte público em tempo real

horários de ônibus google maps

Não só ver o horário, você consegue consultar diversos itinerários, com detalhes de percurso, a pé, ônibus e metrô.  Incluindo tempo e valores a serem gastos e quantas baldeações serão necessários para o trajeto.

E não para por aí, além destas funções, uma coisa bem legal que é possível fazer através do aplicativo é criar lista dos seus lugares preferidos e compartilhar com amigos. Ou fazer uma votação em grupo para decidir algum lugar para irem.

Existe também uma opção chamada “Combina com você” onde o app sugere alguns lugares, com base dos seus interesses, no qual a uma probabilidade que você também goste daquela indicação.

E você, com certeza usa ou já usou o Google Maps em alguma ocasião da sua vida, certo? Compartilha um momento no qual o aplicativo te ajudou muito – em alguma situação em que estava perdido – comente o artigo e boa viagem!

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário

nove + 16 =