Google Nearby Share ganha novos recursos para compartilhamento fácil

O Google anunciou, no fim de 2020, um novo método para compartilhamento de fotos, links e até apps com seus amigos e família. O recurso se chama “Nearby Share” ou “Compartilhamento por proximidade”, e já estava disponível para smartphones Android desde fevereiro deste ano. 

Pouco tempo depois de seu lançamento, a ferramenta já ganhou um update que permite o compartilhamento de mídias com diversas pessoas ao mesmo tempo. Até agora, era possível enviar arquivos para qualquer um que estivesse próximo do usuário, desde que este estivesse salvo na lista de contatos.

compartilhamento entre chrome os e android
Imagem: Reprodução/Google

Com a atualização, a transferência pode ser feita para qualquer um que esteja próximo, mesmo que não seja um contato. Esse modo já era visto no AirDrop da Apple, mas podia resultar em transferências não desejadas, já que seu smartphone está disponível para todos que estiverem nas redondezas. 

O Google, para contornar essa questão, criou uma opção de “modo temporário”. Ao ativá-la, 5 minutos depois de selecionar o modo “visível para todos”, o celular retorna para o modo de “visível apenas para contatos”. 

Dessa forma, a ferramenta permite o compartilhamento para qualquer um que tenha a ferramenta ativada, ao mesmo tempo que evita o recebimento indesejado de conteúdo. Com isso, o usuário tem a opção de deixar seu smartphone disponível apenas para pessoas de sua confiança

Além disso, parece que a ferramenta deve ganhar uma outra funcionalidade: a de enviar pastas inteiras de uma vez só. Isso pode ser muito útil, economizando tempo do usuário que então não precisará selecionar cada um dos arquivos separadamente. 

Outro recurso que pode chegar ao app no futuro, aparentemente ainda em desenvolvimento, é o compartilhamento em grupo. Esse modo permitiria a conexão de até 4 outros dispositivos, mas ainda não é funcional e por enquanto não é capaz de conectar a mais de um contato. 

Usando o Nearby Share

O Nearby Share permite o compartilhamento de arquivos com outros dispositivos, tanto online quanto offline. Para isso, os dispositivos podem utilizar o sistema operacional Android ou Chrome OS, e devem estar fisicamente próximos. A ferramenta funciona de modo parecido com AirDrop, da concorrente Apple. 

compartilhamento entre dois celulares android
Imagem: Reprodução/ Google

Confira a seguir um passo a passo de como usar o Nearby Share do Google

  • Escolha o arquivo que quer transferir;
  • Selecione a opção de compartilhar;
  • Deslize para cima para abrir o menu de compartilhamento do Android; 
  • Clique na opção “Compartilhamento por proximidade” (o ícone é duas linhas azuis entrelaçadas);
  • Selecione “Ativar”;
  • Em seguida, seu dispositivo irá buscar algum aparelho próximo para se conectar. O aparelho para o qual deseja fazer a transferência também deve estar com o “Compartilhamento por proximidade” ativado;
  • Selecione o dispositivo desejado;
  • Para receber o arquivo, basta clicar em “aceitar”. 

Através do Nearby Share, é possível também enviar tweets, posts do Instagram e, após um update recente, aplicativos do Google Play

Confira a seguir um tutorial de compatilhar apps entre smartphones Android utilizando o Nearby Share.

  • Abra o Google Play e clique no ícone do menu (o ícone é formado por três barras horizontais, e está dentro da barra de pesquisa, do lado esquerdo);
  • Selecione “Meus apps e jogos”;
  • Clique na aba “Compartilhar”;
  • Para o smartphone de origem, clique em “Enviar” e então em “Continuar”; 
  • Selecione os aplicativos desejados e em seguida clique na seta verde, no canto superior direito da tela;
  • Escolha então o dispositivo para o qual deseja enviar;
  • Para o smartphone que vai receber o arquivo, clique em “Receber” e então em “Continuar”;
  • Confirme o código de pareamento;
  • Selecione quais apps, entre os que recebeu, deseja instalar. Também há uma opção para “Instalar tudo”.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte: XDA Developers e Android Headlines

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário